quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

JESUS QUEBRA PRECONCEITOS E DESTROE BARREIRAS: A MULHER SAMARITANA (João 4: 3-23)


Este texto mostra Jesus dando a verdadeira água da vida para uma mulher que talvez não tivesse nenhuma perspectiva de vida, e ao receber de Cristo a salvação tornou-se uma grande adoradora. No Evangelho Segundo João, capítulo quatro e versículos três ao vinte e três, Jesus estava indo da Judéia para ir outra vez à Galiléia. Antes era necessário passar por Samaria numa cidade chamada Sicar, perto das terras que Jacó, onde se localizava o seu poço. Observemos primeiro que antes era necessário passar por Samaria e Jesus foi parar perto daquele poço para descansar um pouco. Ele poderia ir para qualquer outro lugar, mas ali logo estaria uma mulher samaritana. Uma mulher que tinha como rotina ir todos os dias àquele poço pegar água, e mesmo não sabendo, ela buscava algo mais que saciar a sede física e Jesus estava ali. Ele chegou na hora certa na vida da samaritana e esta é uma segunda observação: Jesus sempre chega na hora certa na nossa vida.

Ela era mulher, samaritana e andava fora dos princípios vigentes na época. Não era uma pessoa bem vista, haja vista a hora em que ela pegava água no poço, por volta do meio dia. Ela não tinha nenhuma esperança e nenhuma perspectiva porque ainda não tinha bebido da água da vida que era o próprio Cristo. A samaritana desconhecia o que estava precisando. Ele conhece as nossas necessidades, os nossos problemas, o nosso vazio, as nossas aflições. Mateus 6:8, nos diz: ”O vosso Pai sabe o que vos é necessário antes mesmo de vós lho pedirdes!”

A terceira observação é que Jesus usa de uma tremenda estratégia quando começa a conversa com a samaritana pedindo água, já que naquela época os judeus não conversavam com os samaritanos - Jesus quebra um costume, um preconceito. Ele não faz acepção de pessoas. Todos são iguais! 
Observamos também que a samaritana ficou muito surpresa. A atenção de Jesus para com ela tocou lá no seu ponto fraco, lá na raiz do problema. Jesus estava falando do dom de Deus, da água da vida. No versículo 9, ela responde: “Senhor, tu não tens com que tirar água e o poço é fundo...” No versículo 12, ela diz mais ainda: “És tu maior do que Jacó, o nosso pai que nos deu o poço?” Duas coisas eu vejo nessa passagem: o poço é fundo! Para Jesus não há nada impossível. O poço pode ser fundo o quanto for e o túnel escuro demais para você, mas Jesus pode te livrar e te dar o escape.

A mulher samaritana adorava o poço de Jacó e Jesus sabia disso. Ela adorava o errado. O Único digno de ser adorado é Jesus, Ele e Seu Reino devem ser a prioridade. A mulher estava ali naquele poço precisando de algo para sua alma, para seu espírito e Jesus lhe deu da verdadeira água. “Quem dela beber, nunca mais terá sede". Ela confessou que queria dessa água para não ter mais sede.

A quarta observação é que Jesus faz com que ela confesse mais alguma coisa que estava dentro do seu coração. Versículo 16: “Disse-lhe Jesus: Vai chama o teu marido e vem cá. E a samaritana lhe respondeu que não tinha marido, porque ela já tivera cinco maridos e o último que estava com ela, não era seu marido. E Jesus lhe falou: Disseste a verdade". Ela foi sincera, transparente, verdadeira e trouxe tudo à luz. Não temos que enganar, mentir, ser falso, Jesus sabe de todas as coisas. Por isso temos que ter a nossa vida aberta, sincera também uns com os outros, isso é muito importante. Deus quer pessoas sinceras que reconheçam suas falhas. Por ter tido cinco maridos e mais um companheiro, a samaritana deixou claro que estava à procura de felicidade para preencher o seu vazio, a sua tristeza, e ela colocava suas expectativas nos maridos. O homem tem um vazio que é exatamente do tamanho de Deus. A nossa expectativa, a nossa esperança é Jesus, somente Ele nunca falha, nunca nos decepciona, não nos abandona, não nos deixa só.

Quando ela entendeu que Jesus era profeta, quis ser uma verdadeira adoradora e saber aonde deveria adorar. Jesus então lhe disse: “Nem neste monte e nem em Jerusalém, adorareis ao Pai...Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Sabe o que isso significa? Que um verdadeiro adorador independente de lugar, momento especial ou circunstância, ele adora em espírito e em verdade. Em espírito porque indica o nível que ocorre a adoração verdadeira, com total sinceridade, com toda disposição de ânimo e atingindo em cheio o coração do Pai. E verdade, porque esta é uma característica de Deus, um atributo Seu. Sendo assim esta é a classe que Deus procura a dedo: a dos verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade. O impacto de Jesus na vida dessa mulher foi tão grande que ela se tornou a primeira Evangelista da história cristã, levando para onde quer que ela fosse a mesma mensagem que Jesus a ensinou...QUE EXISTE UMA ÁGUA QUE MATA TODO O TIPO DE SEDE DA NOSSA VIDA, UMA ÁGUA QUE VEM DIRETO DO TRONO DE DEUS E QUEM DELA BEBER NUNCA MAIS SENTIRÁ SEDE!


Cris Miranda -  Espaço Elohim




A MANIFESTAÇÃO DA VONTADE DEUS EM NOSSA VIDA



Não nos damos conta de quantas vezes a gente se pergunta: Porque? Sempre precisamos de uma justificativa para tudo em nossa vida, pois o homem vive em uma lógica de questionamentos e respostas. No entendimento do povo judeu daquela época ser acometido por alguma enfermidade era certo que a pessoa deveria ter cometido algum pecado, estava imunda, errado aos olhos de Deus. Naquela época era comum ter ou nascer cego, pois havia infecções, lepra, anomalias congênitas, catarata ou idade avançada. No caso em questão ele nasceu cego e por isso Cristo foi questionado do porquê ele foi acometido pela cegueira: ELE PECOU OU FORAM OS PAIS QUE PECARAM?

Na verdade eles queriam escutar que foi uma ou outra resposta, pois era o que convinha mais ao entendimento deles por serem judeu, mas Jesus mostrou que não era nem uma coisa e nem outra. Os discípulos devem ter se entreolharam e ficaram esperando a explicação plausível para o assunto. Jesus explicou com isso que nem tudo que ocorre conosco seria “castigo de Deus” para nós. Ele afirmou que era para que se manifestassem nele as obras de Deus, não só as que ele próprio faria através de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, como também das pessoas verem um milagre ambulante que ele se tornaria, mostrando assim o Deus poderoso que estava no meio deles na época.

Isso acontece hoje conosco também, pois existem situações que a gente se pergunta o porque e quando na verdade devemos crer que TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS. Seja para Ele próprio ser glorificado através da nossa vida, seja para que ele nos use como instrumento em Suas mãos, TUDO, absolutamente TUDO, coopera para aqueles que amam a Deus.

Esta passagem descrita em Romanos 8:28 é difícil de entender quando passamos por dificuldades, limitações físicas (como no caso do cego de nascença) que tolem as nossas emoções, o nosso agir e pensar. Quando algo de muito ruim sobrevém em nós, nos desesperamos e por muitas das vezes perdemos o foco, tamanha a desolação em que nos encontramos. Mas nos esquecemos que se amamos a Deus, então TUDO coopera para o nosso bem e com certeza aquilo que nos aflige vai servir como crescimento, amadurecimento, tanto físico emocional ou espiritual.

Porque TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS -  Romanos 8:28


Cris Miranda - Espaço Elohim



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

HUMILDADE: O EXEMPLO DE CRISTO PARA NÓS (Filipenses 2:6)




Humildade segundo definição da língua portuguesa é virtude que consiste no sentimento da própria inferioridade ou fraqueza; modéstia, submissão, condição baixa, inferioridade social, pobreza e obscuridade. Achar-se humilde é considerar-se inferior a algo e isso não é humildade. Quando reconhecemos que somos inferiores a algo ou alguém (entendendo a autoridade/submissão) somos capazes de entender o que Jesus Cristo fez por nós e em quais condições foram estas.

Em nossa sociedade, humildade tem um sentido pejorativo, inferior e ruim, mas foi justamente por causa desta atitude de Jesus de se colocar em humildade perante Deus e aos homens (que por mais que ele fosse Filho de Deus ele veio até nós como um simples homem, no qual ele pode entender as mazelas humanas), que Ele foi exaltado e recebeu um nome acima de todo nome. Jesus, embora tenha sido e seja a divindade eterna, Ele se apropriou da humanidade com todos os atributos pessoais com exceção do pecado para nos mostrar qual é o real significado de servir e ser exaltado.

No AT o entendimento que se tem de humildade inclui um sentido inferioridade ou aflição, porém no NT é tido como qualidade pessoal de dependência de Deus e respeito por uma outra pessoa. Humildade não é condição natural do ser humano; é uma virtude dada por Deus através de um viver em santidade.

A essência da mente de Cristo era humildade e amor sacrificial pelo próximo, enquanto que a essência humana é o egoísmo e o orgulho. Enquanto o mundo naquela época repugnava a humildade, Cristo veio como Salvador humilde. Ele humilhou-se a si mesmo para tornar-se obediente a vontade de Deus, a qual o conduziu a morte de Cruz. Ele incentivou seus seguidores a serem humildes perante Deus e aos homens e também a praticarem a humildade como sendo uma virtude, uma qualidade.

A Palavra de Deus diz que aqueles que forem genuinamente humildes estes serão exaltados (Lucas 1:52). “Kenósis” é a palavra em grego que traduz o sentido do que Deus fez por nós; ou seja, Ele se esvaziou de sua glória, dos seus privilégios e se tornou semelhante ao homem.

A morte na cruz foi a sua humilhação final, pois nenhum cidadão romano morria por morte de cruz, no entanto, esta forma de morte trazia uma maldição do AT (Deuteronômio 21:23).

Ieseus em latim significa "Javé salva" e quando declaramos que “Jesus Cristo é o Senhor”, entende-se que existe 3 nomes nesta frase: Jesus seu nome terreno (Atos 2:22); Cristo seu título messiânico, (o messias Aquele que salva o povo dos pecados) ou seu nome intercessório (Atos 2:21) é Senhor, o seu eterno e glorioso título (Atos 2:36 e Apocalipse  17:14 – Rei dos reis e Senhor do senhores).

O Senhor deseja esta condição de humildes em nós para que possamos viver o melhor de Deus pra nossas vidas e receber de Dele toda autoridade. Cabe a nós ter o entendimento e receber esta atitude como exemplo.




Cris Miranda - Espaço Elohim



SOMOS FILHOS E AMIGOS DE DEUS: O QUE MAIS PODEMOS QUERER?



“Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união a Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e vontade. Portando, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio de do seu querido Filho. Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. Este plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio por meio da nossa união com Cristo. Portanto, digo que nós, que fomos os primeiros a por a nossa esperança em Cristo, louvemos a glória de Deus. A mesma coisa aconteceu também com vocês, quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que recebemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto louvemos a sua glória.” (Efésios 1:4-14)


Quando estudamos a Palavra, podemos verificar que em muitos momentos somos classificados como sendo filhos de Deus. Recebemos este título em função do profundo amor que Deus nutri pela sua própria criação. Amor esse que permitiu que Jesus viesse em nosso meio nos ensinar a cerca deste amor e nos colocar no verdadeiro lugar que é o nosso: SOMOS FILHOS DE DEUS! (João 8:41; Romanos 8:17 e 1João 3:1-2). Compartilhamos da herança conforme trata Romanos 8:17 e somos filhos perdoados por meio do sangue de Cristo e amados do Pai.

O que mais seria importante para nós se tivéssemos a certeza dessa condição? O que seria mais importante do que saber que somos FILHOS de Deus e que compartilhamos com Jesus a herança bendita Dele?
Só isso já seria uma enorme benção e o suficiente para que andássemos pelas veredas as quais Deus cita em Jeremias 6:16Mas Deus queria mais, ou melhor, Ele quer mais para nós. Além de desfrutarmos desta condição privilegiada de filhos, fomos abençoados em ter como outro atributo o de sermos AMIGOS DE JESUS.

Em João 15:11-17 Jesus Cristo nos revela que além de sermos filhos do mesmo Pai, somos também seus AMIGOS pois estamos unidos a Ele através do sacrifício da Cruz. Recebemos a palavra e entendemos que somente ela pode nos livrar de todo o mal. Somos amigos de Jesus Cristo se fizermos o que Ele manda e o Seu mandamento maior é: AMEM UNS AOS OUTROS. Deus tem nos chamado de Filho/a Amado/a e muitas das vezes não ouvimos... Jesus tem nos chamado de Meu/Minha Amigo/a e muitas das vezes não ouvimos...

No dia de hoje, o que dizer a este Pai zeloso...a DEUS? O que dizer a este Amigo Fiel... a JESUS? 






Cris Miranda - Espaço Elohim



SOMOS SEMENTES: SOMOS VIDA!



Sementes, pela pesquisa ao dicionário quer dizer grão ou qualquer substância que se lança a terra para germinar; grão ou parte do fruto próprio para reprodução; germe, princípio; origem. Sabe-se também que ao lançar uma semente ao solo, para que ela germine, ou seja, cresça uma nova planta é necessário que haja a “morte” desta semente, pois ela deixa de ser o que é para se transformar em algo que estava dentro dela e que somente fazia parte dela. A semente é o princípio, o início de uma existência tal seja ela uma planta, animal ou ser humano.

Deus criou o mundo através de uma semente lançada, uma ordem dada que deu origem a toda a organização do universo e, por conseguinte a harmonia de tudo o que conhecemos hoje. Pensar em semente é pensar em começo. Deus deu início a nossa própria existência quando deu a seguinte ordem: “Que haja luz!” (Gn 1:3). Ele já tinha criado as coisas, mas elas estavam desorganizadas e por isso ao declarar a Palavra de ordem, aí sim, se deu origem as coisas como nós as conhecemos. A semente lançada neste caso foi a Palavra e este lançar não só organizou o caos, mas também deu início ao verdadeiro ciclo da vida. Podemos entender também que hoje somos sementes prontas para eclodir, ou seja, desabrochar, com a ajuda incessante de Deus. Como sementes levamos a vida de Cristo dentro de nós e no momento que nos lançamos em terra fértil, vemos surgir coisas novas, bênçãos, frutos. Estes frutos são aqueles que se fala com clareza em Gálatas 5:22, pois eles são a essência do Pai. Somos levados a eclodir no ministério em que fazemos parte, na nossa vida diária, na nossa intimidade com Deus, ou seja, em tudo em nossa vida.

Uma das coisas que a semente necessita para viver é de luz que veio através da vida de Cristo, pois é a verdade e a vida conforme se fala em João 1:4-9; 3:19; 8:12 e 1 João 1:5-7 dentre outros. Além de luz a semente necessita de água e ela é trazida pela Palavra de Deus que traduz o sentido bíblico que seria a fonte de água viva, porque se Jesus é esta fonte, a mesma é a Palavra vinda de Deus. A semente para germinar forte precisa estar plantada em uma terra fértil, e, portanto, precisamos nos lançar em um lugar em que se prega a Palavra de Deus genuína, pois saberemos que ali daremos bons frutos. A semente precisa de proteção para as adversidades do tempo (chuva, frio, calor), ou seja, as aflições vividas pelo cristão no dia-a-dia. Jesus nos exorta “Tende bom ânimo, pois eu venci a morte!”. Esta proteção, este ânimo entendo como sendo o próprio Espírito Santo deixado por Jesus conforme Ele havia prometido em João 14:16, para nos consolar e nos ajudar. Tendo luz, água e proteção a semente cresce saudável e forte, podendo vir qualquer situação em que ela não suplantará ao mau tempo.

Assim somos nós quando nos colocamos como sementes nas mãos de Deus, sulcados bem fundo e em terra fértil criamos raízes fortes e com isso ficamos firmes sem vagarmos pela incerteza; sendo molhados com as água vinda do trono, temos a certeza de que existe vida e vida em abundância em nós; e estando debaixo da proteção do Espírito Santo podemos agir com ousadia porque sabemos que quem está conosco é maior do que no mundo está. Ser semente é ser vivo e ser vivo é ter Jesus Cristo vivendo dentro de nós, nos capacitando, ajudando, exortando, ensinando através do Espírito Santo de Deus! Portanto, FRUTIFICA!

Cris Miranda - Espaço Elohim