segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VITIMIZAÇÃO

UMA DISTORÇÃO DA REALIDADE

Tornar alguém ou algo vítima. Mostrar-se como vítima. Essa foi a melhor definição que encontrei a cerca da palavra VITIMIZAÇÂO.
Sei que em algum lugar deste mundo, neste momento, existem pessoas passando por este processo...VITIMIZAÇÃO. Ninguém se vê como um vitimizado, mas se enxerga como vítima de uma situação ou pessoa. Quando usamos este termo o sentimento que vem como retorno é o de pena, dó, pesar. Mas, nem sabe você, que quem sofre deste mal está pecando e feio contra Deus, ou seja, se fazer de vítima diante das dificuldades é pecado e precisa ser confessado e desmascarado em sua vida hoje!
Quando algo de ruim acontece e relatamos este fato a alguém existe ali, em sendo amigas as partes; uma empatia e um sentimento de compadecimento é gerado. O sentimento é gerado as vezes de maneira desapercebida pela pessoa, ou pode também acontecer de forma consciente, onde ela manipula a situação para tirar proveito próprio. O manipulador passivo age assim; ele se auto deprecia para que os outros fiquem com “pena” dele e ele com isso recebe atenção e em fim a “aceitação”. Vale lembrar que existem casos nos quais nós mesmos nos colocamos como vítimas mas sem nos darmos conta disso.
A aceitação é algo muito cobiçado pela raça humana desde que o mundo é mundo. Sempre estamos em busca da aceitação de alguém ou de um grupo de pessoas para nos sentirmos parte integrante de um meio social. O status é quem manda neste tipo de situação. Quando não atingimos o que desejamos, nos invade o sentimento muito conhecido por nós que é a rejeição. A definição para esta palavra é ato ou efeito de rejeitar, diferente de ACEITAÇÃO; repulsa (na admissão).
E te pergunto agora: Porque é pecado se fazer de vítima diante das situações? Podemos associar a esta expressão acima sublinhada a uma palavra: o coitado/a. Agora respondo a pergunta anterior...Buscando mais uma vez do recurso do entendimento da palavra em si pego como o dicionário. Coitado é adjetivo de desgraçado, ou seja, infeliz, desditosos, miserável, mal sucedido, funesto, uma pessoa desprezível. Percebe onde está o nosso erro em acreditarmos em nos vitimizar? A palavra de Deus diz que somos co-herdeiros da promessa e conseqüentemente temos direito legal sobre as bem-aventuranças aos quais Jesus enumerou no Sermão da Montanha em Mateus. Ali Ele mostra as nossas relíquias espirituais que receberemos enquanto cumpridores da Palavra de Deus, enquanto obedientes. Como podemos reivindicar esta herança se estamos feridos de alma e nos fazendo de vítimas diante das tempestades da vida? É preciso compreender que estamos enfermos para que Deus trate de nós. Eu li recentemente que quando estamos dispostos a ser curado, Deus opera com a mesma destreza e precisão de um médico cirurgião. Não existe cura sem que o médico abra com o bisturi para se chegar até onde precise de sua intervenção. Deus sabe ferir (passar o bisturi) no ponto certo para que haja a cura efetivamente. Ele opera e fica uma cicatriz. Existe uma diferença bem grande entre uma ferida e a uma cicatriz. A cicatriz nada mais é do que uma ferida já curada. A marca e a lembrança existem, porém, a dor, a vergonha, a vulnerabilidade foram totalmente superados. A ferida sangra pode inflamar e piorar a nossa situação emocional afetando o seu corpo físico no final.
Junto com este posicionamento de vítima de uma situação, vivemos algo também de grande importância que nos imputa mais uma atitude incorreta diante de Deus... A aceitação da falsa verdade, ou seja, a distorção da realidade a nosso próprio respeito. Quando interiorizamos o que uma pessoa que nos rejeitou declara sobre nós, absorvemos esta verdade como sendo ela absoluta, ou seja, aceitamo-a como verdade sobre nós. Esta atitude vinda   de alguém em quem confiamos ou amamos traz uma carga de certezas e verdades. Este pecado também devemos declarar...Não aceite como verdade aquilo que vem de pessoas. A verdade de Deus sobre você é a que tem que ser observada nestes momentos. Não se deixe enganar pelas astutas ciladas do Inimigo, pois o ele quer é nos fazer sentir culpados, medrosos, infelizes, tristes, amargurados, depressivos e rejeitados. Este é o combustível dele para os nossos fracassos em Deus. É disso que ele se alimenta em nós, da nossa falta de posicionamento diante as tempestades e na perda total de nossa identidade em Cristo Jesus. Agora faço eu uma pergunta a você: 

O que você colheu de vida e verdade de sua última tempestade? Você entendeu a mensagem trazida pela tempestade no sentido de causar uma mudança na sua vida ou será necessária uma nova tempestade para isso? Você se quebrantou abandonando o orgulho e a hipocrisia ou endureceu mais ainda o seu coração?





Cristina Miranda - Espaço Elohim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM