segunda-feira, 21 de março de 2011

O LIVRO DE GÁLATAS




O livro de gálatas


                        A Igreja de Gálatas colocou em "xeque" a Palavra do Senhor, principalmente no que dizia respeito a legitimidade de Paulo de ser Apóstolo Gentio e “deformar” a palavra "mais amena" para os gentios; visto que os judeus ainda praticavam ordenanças do Antigo Testamento tais  como a circuncisão. Existia a idéia da perversão da Palavra e da não aceitação do que Deus estava fazendo no Novo Testamento.
O Livro de Gálatas nos remete a verdade essencial do Novo Testamento, segundo o qual o homem é justificado pela fé em Jesus Cristo e santificada não por suas obras, mas pela obediência que provém da fé. Esta obra que provém da fé é a obra que é feita por Deus ao nosso favor, dentro de nós e por meio Dele, mediante a Graça e o Poder de Cristo e o do Espírito Santo.
                        A Palavra Rhema é aquela que vem direto do Trono do Senhor e cai em nosso espírito de uma forma que a praticamos involuntariamente e para se ouvir e segui-la, muita das vezes é difícil, pois sempre vai de encontro com os nossos desejos da carne. Na Palavra Rhema dita em Gálatas 1:9, diz que aquele que pregar algo que não condiz com o que está escrito Nela, será amaldiçoado e o que mais encontramos no nosso meio, são igrejas fazendo isso, e, portanto entristecendo o coração de Deus. Ao falar a Palavra Rhema para a Igreja estamos sujeitos a não fazermos ou termos muitos amigos, mas é melhor agradar a Deus do que ao homem.
                        Paulo, homem que vivia em espírito, ainda com paciência (porque nesta altura do "campeonato", já era para esta palavra ser de domínio de todos os que congregavam na Igreja de Gálatas), anunciou que o que ele recebe do Evangelho não era o que vinha de homens, mas sim de Deus (Gl 1:11). A Palavra Rhema é trazida pelo Profeta (Pastor), mas ela age no íntimo de cada um (é um tratar individual de cada um com Deus!). Deus quando "chama" alguém para a tarefa de Pescador de Almas, é Ele mesmo que revela essa palavra para o Profeta, não é o homem dentro do Profeta.
                        Paulo para os cristãos tradicionais era apenas "aquele que um dia os perseguiu, e que agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir" e não davam graças por sua mudança, mas sim porque era menos um a persegui-los naquele momento; tendo em vista o modo como rebatia as palavras proferidas por Paulo. Para eles, Paulo antes de tudo era um GENTIO, nunca seria como um deles. Paulo em Gl 2 se justifica porque ele se tornou apóstolo, mostrando que ele veio para pregar a Palavra de liberdade no Espírito, na vida com Deus, liberdade para louvar e adorar de maneira plena e eficaz não só para os judeus, mas para os gentios. Graças a persistência e obediência de Paulo a revelação que Deus lhe deu que hoje em dia nós somos salvos.
                        Mas a religiosidade sempre povoa mentes fracas e usadas muita das vezes pelo Inimigo que tenta de todo modo se infiltrar no meio da Igreja e confrontar o que e Palavra da Lei dizia e o que Cristo fez na Cruz. As igrejas de hoje se prendem a religiosidade de atos praticados no Antigo Testamento que foram por ele praticados para determinada situação, povo, lugar e tempo.
Sem contar que e Velha Aliança foi superada pela Nova Lei, melhor e mais abrangente do que a primeira, porque houve o sacrifício perfeito de Cristo na Cruz.
                        A igreja está repleta de hipócritas assim como Pedro foi e que Paulo o repreendeu em Gl 2:12. É como se determinadas denominações ou pessoas se acham melhores por alguma situação e se esquecessem que são justificadas pela fé e a Palavra e não pelas obras. A igreja de hoje é o Novo Testamento. O Novo Testamento foi escrito para nós, para todos aqueles que estavam no pecado, recebessem o Jesus como Salvador na sua vida e andassem com Ele em fidelidade.
                        Misturar religiosidade com Graça, distorce todo o sacrifício feito por Jesus na Cruz e seria como se Ele tivesse morrido inutilmente. Pela fé somos curados, sarados, provados e justificados e por Jesus fomos libertos da lei, porque a lei não é a fé em Deus. Em Gl 3:12 Paulo deixa para aqueles que ainda viviam na época da Lei e não na da Graça. A Lei não foi cumprida com perfeição e foi preciso um sacrifício perfeito para que a Palavra fosse cumprida através de Jesus. Jesus teve a pior morte, a morte de cruz. Na época do Antigo Testamento era uma maldição morrer num madeiro. Mas Jesus se sujeitou a isso para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida ("Todas as nações serão benditas em ti") e que todos os gentios ou não receberiam a promessa do Espírito mediante a mesma fé que Abraão teve para com o Senhor, pois a Palavra do Senhor nunca volta atrás.
                        Para se notar o quão importante é este livro para nós hoje em dia, o Livro de Gálatas foi a base da Reforma Protestante feita por Martinho Lutero que teve seu início do século XVI no qual ele escreveu suas 95 teses contra a Igreja Católica, sendo citado, este livro várias vezes em sua tese. 


Cris Miranda - Espaço Elohim



DÍZIMOS E OFERTAS




Dízimos e Ofertas


“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis; nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, sodomitas, nem LADRÕES, nem AVARENTOS, nem bêbados, nem maldizentes, nem ROUBADORES herdarão o reino de DEUS.”  -  1Co 6:9-10


ROUBAR: Despojar de dinheiro ou de valores; tomar furtivamente (praticado em oculto, secreto, dissimulado) ou por violência o alheio, ou seja, pegar ou reter para si algo que não te pertence.

LADRÃO: Quem furta ou rouba gatuno, salteador, indivíduo sem consciência.

AVARENTOS: Que tem avareza (apego, sórdido ao dinheiro, desejo ardente de acumular riqueza, mesquinhez, sovinice), parco em palavras ou louvores.


Seria estranho falar sobre dízimos e ofertas tomando como texto base 1Co 6:9-10? Soaria estranho enfatizar as palavras LADRÕES, AVARENTOS, E ROUBADORES?
Respondo que não, tomando também como estudo disso Malaquias 3:9 - “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim roubais, vós, a nação toda”.

Aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus, inclusive, aqueles que não dizimam e ofertam na casa do Senhor, porque podemos entender que eles estão “sonegando” o que é de DEUS!

Para compreender melhor este momento da Palavra sobre Dízimos e Ofertas, precisamos entender algo muito importante que foi declarado por Paulo na Carta aos Gálatas 3:17 – “E digo isto: uma aliança, já anteriormente confirmada por Deus , a lei, que veio 430 anos depois, não a pode ab-rogar (invalidar) de forma que venha a desfazer a promessa”, ou seja, aquilo que foi estabelecido na Época da Promessa com Abraão, não deixou de existir pelo fato da lei mosaica ter sido deposta pelo o que Cristo fez por nós na Cruz.

Dízimo significa a décima parte e em hebraico se fala “ma’aser”. Dizimar é um princípio assim como obediência e submissão, e, no entanto, ser obediente e submisso continuam sendo posturas que devem ser praticadas e incorporadas ao dia-a-dia da vida cristã, pois são chaves que determinam a nossa vitória. Porque é tão difícil entender e aceitar que dízimos e ofertas também fazem parte deste rol de posturas corretas que temos que ter diante de DEUS?

Nossa natureza é egoísta, orgulhosa e padecemos de medo o que muita das vezes nos impede de abrir nosso coração para que esta verdade rhema faça parte de nossa vida. O que também dificulta o nosso entendimento é não compreender que não temos nada (dinheiro, carro, casa, etc).

No Antigo Testamento o dízimo era usado primeiramente para cobrir as despesas do Templo e o sustento dos sacerdotes. No profundo do entendimento sobre dízimo, DEUS é dono de tudo (Ex 19:5; Sl 24:1; Ag 2:8). Nós fomos criados por Ele e a Ele devemos o fôlego de vida (Gn 1:26-27). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente DEUS (Jó 1:21; Jo 3:27).

O Novo Testamento nos ensina que devemos nos lembrar que somos meros mordomos dos bens que o Senhor nos “dá”; que devemos decidir de todo coração, servir a DEUS e não ao dinheiro, pois cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3:5), dizimar é a nossa contribuição para promoção do reino de DEUS, especialmente para a obra da igreja local e a disseminação do evangelho pelo mundo (Fp 4::15-17), para ajudar os necessitados (Gl 2:10), para acumular os tesouros no céu (Mt 6:20) e para aprender a reverenciar o Senhor (Dt 14:232-23).

Porque tenho que ser um dizimista?

1 – Porque dízimo é SANTO (Lv 27:30)
2 – Porque quero ser participante das grandes bênçãos de DEUS (Ml 3:11)
3 – Porque amo a obra de DEUS na face da Terra (Ml 3:10)
4 – Porque não quero ser amaldiçoado e não entrar no reino de DEUS (Ml 3:9)
5 – Porque DEUS é dono de tudo (Sl 24)
6 – Porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de DEUS (Dt 14:23)
7 – Porque mais bem-aventurado é dar do que receber (At 20:35)
8 – Porque DEUS ama ao quem dá com alegria (2Co 9:7)
9 – Porque tudo vem das mãos de DEUS (1Cr 29:14)
10 – Porque não sou avarento ((1Tm 6:10)
11 – Porque meu rico tesouro está no céu (Mt 6:19-21)
12 – Porque tudo que peço, recebo! (Mt 7:7-9)
13 – Porque obedeço a DEUS (At 5:29)
14 – Porque a benção de DEUS é que enriquece (Pv. 10:22)
15 – Porque para cada lei, DEUS promete recompensa (Sl 19:7)
16 – Porque receberei de DEUS com a mesma medida (Lc 6:33)
17 – Porque os pensamentos de DEUS são mais altos que os meus (Is 55:9)
18 - Porque DEUS me escolheu e me nomeou (Jo 15:16)
19 – Porque DEUS diz: “Fazei prova de Mim” (Ml 3:10)
20 – Porque minha descendência não vai mendigar o pão (Sl 37:25)
21 – Porque meu salário não será posto em saco furado (Ag 1:6)
22 – Porque é de minha responsabilidade o sustento da Igreja (Ml 3:10)
23 – Porque quero ter a consciência tranqüila (1Tm 1:19)
24 – Porque tudo o que o homem plantar isso ceifará (Gl 6:7)
25 – Porque DEUS suprirá todas as minhas necessidades (Fl 4:19)

A oferta também parte deste princípio de obediência e submissão, pois a oferta é a contribuição que flui dos corações dos servos movidos pelo desejo de ir além, de sua contribuição dizimal, quer por mera gratidão ou por uma causa específica (forro da igreja e a compra do equipamento para os cultos on line, p.ex.). A oferta é comparada como um aroma suave, um perfume não agressivo, mas suave. Aquele cheiro que permanece e que nos traz a memória e lembranças que nos faz desejar estar sentindo ele de novo. Neste entendimento, é um privilégio poder contribuir, e poder fazer algo que é desejável por DEUS. 

Se você ainda tem o seu coração fechado para compreender o que é o dízimo e oferta; que eles ajudam à obra de DEUS, reconhecendo em seus líderes pessoas que estão vivendo pela causa de Jesus; e que a sua contribuição ao templo proporciona mantimento e fundos as despesas desta obra; e o que este princípio de obediência faz na sua vida; e ainda tem medo de entender tais explicações, porque as contas são maiores do que sua renda, aí volte ao texto base e entenderás o porquê falar de 1Co 6:9-10, pois ...

Sinto muito, mas infelizmente com este coração e entendimento você não herdará o Reino de DEUS!




Cris Miranda - Espaço Elohim




quinta-feira, 10 de março de 2011

QUEM SOU EU?



 QUEM SOU EU?
 Essa é uma das pergunta mais importantes que já me fiz ao longo dos tempos, cuja única resposta tinha que vir do Senhor. Antes eu cria que a nossa identidade fora roubada pelo Inimigo a tempos e que no momento que eu aceitei a Jesus e comecei a trilhar o meu caminho com Ele, eu já tinha passado pelo órgão responsável pela entrega do novo RG e estava realmente com uma nova identidade, uma nova realidade.
Ledo engano!
Quando chegamos num determinado momento de nossa vida e percebemos que toda ela esteve regida ainda pelas mãos do Inimigo, isso é assustador, pois vemos o quando servimos tanto a Mamom quanto a Deus, como fomos usados como mulas e não como vasos e o quanto fomos irresponsáveis diante de Deus.
Dar conta disso como aconteceu neste dias, mais especificamente na ministração sobre o orgulho; a princípio me deixou literalmente sem chão, pois pude me ver de uma forma em que jamais me enxerguei: me vi como eu era por dentro de mim de verdade! Tudo pelo qual vivi, tudo pelo qual acreditei e senti não faz o menor sentido para mim e eu confesso... é apavorante!
Enquanto eu cria que quem estava errado era mundo e na verdade era eu e passando por estas experiências, Deus me colocou no meu devido lugar. Este lugar era o fundo do poço, porque Deus nos ensina quando estamos fracos é que somos verdadeiramente fortes e é em nossa fraqueza que somos aperfeiçoados. Isso acontece, porque, somente assim Deus pode trabalhar em nossas vidas, movendo, ensinando, tratando, nos pegando pela mão e verdadeiramente nos levando para Seu caminho.
Nossa! Caiu a ficha!
Caiu a ficha de tudo que sou e tudo o que fiz; e saber disso me deu um mal estar muito grande, estou nauseada comigo mesma! 
Caiu a ficha dos meus achismos e sofismas, caiu a ficha de que eu na verdade não era nada do que eu pensava que eu era.
Me dar conta disso foi terrível... Me dar conta de que vestia uma capa de santidade, de aparências, de orgulho, altivez, prepotência, auto suficiência, insubmissão, de vitimização; enfim, um adorno ao qual Deus olhava para mim e muitas vezes, inconsolável, porque Ele via o quanto eu estava equivocada e fazendo o que não era da vontade Dele, isso sim foi terrível.
Tenho certeza de que fiz Deus sofrer com minhas atitudes e posturas, porque Ele via que eu apesar de não estar possessa pelo diabo, apesar disso não acontecer mais, eu ainda estava sendo regida pela vontade do Inimigo.
Enquanto eu estivesse envolta nas teias do orgulho estaria servindo a vontade do diabo e não a de Deus. Enquanto não me dei conta de que não sou quem pensei que era, eu seria levada pelo Inimigo pelas suas mãos até a perda total da minha salvação.
Hoje me dando conta disso tudo e vendo o quão errada e manipulada eu estava sendo pelas astutas armações do Inimigo, me vejo diante de Deus envergonhada e suja com necessidade de um “banho espiritual”, porque vi que em meu corpo existia muita craca e que este tipo de sujeira tem que ser tirada a força por ser muito resistente. Por isso dói, por isso nos expõe, por isso que cheira mal.
De todas as experiências que já tive com Deus de coisas sobrenaturais acontecendo comigo tais como cair na Unção, sentir o peso da Palavra de Deus sobre as minhas mãos, ouvir a Voz de Deus aos meus ouvidos, ver com os olhos espirituais as coisas do Reino, enfim, de todas esses momentos vividos, creio que o que mais fez diferença para mim foi descobrir o quanto eu era orgulhosa.
Ainda sou orgulhosa e sabendo disso verdadeiramente terei que podar esta erva de minha vida dia e noite. Agora entendi o significado de vigiar e orar, pois somos levados sempre a não ficarmos espertos e com isso esta raiz cresce e se firma novamente e volta a controlar a nossa vida.
Isso eu não quero mais, porque sempre quis fazer o que O agradava, mas muita das vezes eu fazia o que me agradava achando que eu estava agradando ao Pai. Em muitos aspectos o orgulho reinava em mim e não me dava conta dessa situação, mas por reconhecer isso eu não quero mais nada que não seja a vontade Dele sobre mim.
Sinto-me indigna de estar diante de Deus, mas também sei que é assim que o Senhor sonhou me ver ao longo dos meus 43 anos. Sofri sim, errei sim, faltei com a palavra e muita das vezes falei mal de pessoas, ouvi pessoas falarem mal de pessoas imparcialmente e isso tudo parece ser tão pequeno diante do que descobri de mim mesma. 
Creio que agora sim vou ser feita, ou seja, moldada novamente pelas mãos de Deus, assim como aconteceu no momento em que Ele me desejou e me fez vir ao mundo. Agora sim diante de um Eu que é a imagem e semelhança Dele, posso me dar conta de tudo e somente então poderei me tornar um vaso digno de ser olhado por Ele e receber a unção e poder.
Creio que quando eu orava pedindo por unção, poder, conhecimento da Palavra, dons, revelações etc, o Senhor olhava pra mim entristecido e dizia: “Filha que pena! Não posso te dar nada disso porque você não entendeu quem você é verdadeiramente diante de mim. No dia em que você se der conta de quem realmente estava sendo e permitir que Eu te mostre como você deve verdadeiramente ser para mim, poderei te tocar ,e só então, usarei você como Eu tenho desejado a muito tempo!”.
Todos estes anos de ignorância me fazem crer que só me converti no dia 06/03/2011 e só aceitei verdadeiramente a Cristo neste dia! Foram 9 anos me sentido convertida ao Evangelho de Cristo e salva, mas que realmente eu estava era com o passaporte carimbado para o inferno. É nessa hora que percebemos como somos usados pelo Inimigo, como fomos manipulados e como fomos meninos em Cristo Jesus.
Eu pedia feijoada para comer vinda de Deus, mas meu estômago espiritual era de um bebê. Como digerir algo que não tinha mecanismos digestivos para isso? Como achar que eu seria capaz de digerir algo tão grande tendo o estômago do tamanho de uma noz? Como achar que eu seria capaz de receber poder de Deus para profetizar, curar, ministrar, ensinar, se eu ainda me vestia de orgulho? A resposta é que eu nunca iria atingir o patamar que eu desejava no meu coração.
Não sou uma criança na fé, mas eu não estava preparada para receber de Deus o que Ele tem para me dar. Ele me deu somente aperitivos para que eu sentisse o gosto bom e desejável de crescer realmente Nele e fazer sim cumprir as Promessas Dele para minha vida.
Agora que estou ciente de tudo, que estou ciente da veste que me cobria, de quem eu era e como eu estava agindo diante de Deus, posso dizer que inocente não sou mais e por isso não posso mais alegar ignorância sobre este aspecto. O que terei que fazer daqui para frente é pedir que Deus mostre sempre como devo agir e o que fazer, para que com este tipo de atitude eu nunca mais venha usar a mesma vestimenta que levou Lúcifer a perder sua comunhão com Deus e cair: A VESTIMENTA DO ORGULHO. 
Meu testemunho  da experiência vivida no Acampa 2011 - Nas Mãos do Oleiro -   Comunidade Cristã Comunhão e Adoração