quinta-feira, 23 de junho de 2011

A VISÃO DO VALE







“O QUE SE VÊ ADIANTE DE MIM É UM VALE DE OSSOS SECOS...”  - Ezequiel 37:1-14




“A Palavra Criadora, Profética de Gênesis 1 convoca o Espírito para libertar e restaurar a vida do povo de Deus, que tinha sido dominado, destruído e exilado.”

O que vimos a nossa frente, em determinadas ocasiões, é uma morte espiritual aliado a uma total falta de esperança. Esta morte acontece geralmente quando nos deixamos levar pelas circunstâncias e nos conformamos com uma visão fatalista, imposta, muita das vezes pelo Inimigo. Isso nos torna passivo diante da nossa própria história. Apesar de Deus ser justiça, quando necessário, Ele também é amor e misericórdia, pois nós mesmos por muitas das vezes, nos atiramos neste Vale de Ossos Secos. Em Lm 3:31-33, Deus se ira com a iniqüidade humana, mas mediante uma atitude; um ouvir a Sua Palavra, muda toda a nossa história e dá vida aos sonhos que jaziam secos sem esperanças e aparentemente sem vida.

O vale é uma metáfora, um símbolo de um lugar decadente. De onde é mais fácil se ver o fim e se vê o fim bem perto. Um lugar de onde só se pode sair subindo e de onde não se sabe o que se vai encontrar lá na frente. Os Ossos são símbolos de uma vida que já se passou. De algo que já foi forte e vistoso, mas que encontrou o seu fim. O Osso é símbolo de silêncio, da inércia, do que não pode se mexer. Uma vez que os ossos são secos reforça-nos a idéia de que a vida já se foi. “Eis que farei entrar o Espírito em vós e vivereis” diz Deus no texto. E foi o Espírito que se foi. 

Sopro da Vida (Gn 2:7) é o que ressuscita o morto, o caído, trás a alegria perdida, hoje é a Palavra de Deus pregada aos nossos ouvidos. Somente podemos nos levantar diante das dificuldades quando recebemos de Deus este “Sopro de Vida” que é a Palavra.
Hoje, em Cristo, temos autoridade para sermos portadores da Palavra de Deus através do Espírito Santo que habita dentro de nós, e levarmos este Sopro de Vida uns aos outros. Como diz Mc 11:22 com fé gerada pelo ouvir a Palavra de Deus, podemos declarar aos ossos secos que se juntem e voltem a vida, a montanha que se lance ao mar, tanto na nossa vida como na dos nossos irmãos, pois também diz a Palavra de que temos que carregar o fardo uns dos outros.
Este Vale é provocado, em sua maioria, por nós mesmos, através das nossas atitudes, desobediência e falta de Intimidade com Deus, pois em Is 55:7-9 diz que os nossos pensamentos não são os pensamentos do Senhor.
Pelo profeta Joel 2:25-27, Deus fala que pelo mover do desejo do nosso coração arrependido, Ele muda toda a história e trás a restituição, libertação, cura em tudo que estava morto em nós.
Uma das lições desse texto de Ez 37:1-14 é a Esperança Baseada no Poder de Deus. O Senhor coloca o profeta no meio dos mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos ressequidos. Isso é um quadro que nos mostra o fim dos recursos naturais e humanos; aparentemente é o fim de tudo, mas os recursos divinos não se esgotam, pois quando tudo parece perdido Deus ainda tem solução. Isso nos faz lembrar o caso de Lázaro irmão de Marta e Maria. Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado!

Aquele Vale cheio de ossos desarticulados e misturados também pode nos mostrar a desorganização de uma vida sem DEUS! Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, na moral, nas finanças. Na verdade muitas pessoas hoje em dia em nossas igrejas são verdadeiros mortos-vivos! Estão com seus sonhos e ideais sepultados! 
A morte não é algo que acontece no fim da vida. A morte é algo presente na experiência de vida de cada um de nós. Aquilo que nos leva para baixo, aquela força que nos diz que não há mais o que fazer. Que diz que nada vai mudar que tudo sempre vai ficar do mesmo jeito e que todo esforço é inútil. São as forças da morte que vêm nos dizer para desistir de tudo. Que diz que a vida não passa de um vale que temos que atravessar. Que não há mudanças porque estamos todos mortos. Somos ossos secos, desconjuntados e espalhados por um vale e este é o quadro pintado sempre pelo Inimigo desejando a nossa morte espiritual. Mas não se desepere: DEUS TRABALHA É NO CAOS!
E Deus diz ao profeta: “Filho do homem, profetize a esses ossos secos e diga-lhes: OUÇAM A MENSAGEM DO SENHOR!”. A Palavra de Deus (que um dia se tornou ser humano) é o remédio para o problema do homem. É através da Palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão outra vez.
Hebreus 4.12 nos diz que a PALAVRA DE DEUS é viva e eficaz, portanto, aqueles que recebem de bom grado essa Palavra serão por ela transformados, vivificados, restaurados, renovados, curados, libertos e derramarão sobre si as bênçãos do SENHOR! E Jesus te chama hoje para restaurar, renovar e assim cada osso vai encontrando o seu lugar no corpo. Isso pode ser usado de forma aplicada para dizer que cada pessoa vai encontrando seu lugar no Corpo de Cristo que é a Igreja e com isso vai encontrar sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua alegria novamente. Já posso ouvir o ruído do Teu vento restaurando e por isso: DA MULTIDÃO DE CAÍDOS, FAZ SENHOR, UM POVO FORTE MARCHAR SOBRE A TERRA, QUANDO O VENTO SOPRAR... 


Cris Miranda - Espaço Elohim





DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS







DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS – Lucas 8:1-3




Maria Madalena segundo as Escrituras tinha sete demônios que habitava em seu corpo. Ela andava segundo a carne (prostituição, bebedeira, discórdia, facção, rebeldia, feitiçaria – Gl 5:19). Ela era excluída da sociedade, até que teve um encontro com a VERDADE que liberta, Jesus Cristo e Ele expulsou os demônios dela e com eles as obras da carne. Depois que ela foi liberta pela VERDADE, não a deixou Jesus um só minuto de sua vida, O acompanhando desde então em suas peregrinações, calvário, morte na cruz e na ressurreição. Ela acompanhou tudo de bem perto, pois era uma das mulheres que ajudava ao Ministério de Jesus com seus bens (Lc 8:2-3). Ela caminhava lado a lado com Jesus. 

Muita das vezes somos salvos pela VERDADE e mesmo assim, será que ainda caminhamos com Ele como fez Maria Madalena? Será que fazemos o que Deus manda? Maria Madalena não desgrudou de Jesus um só instante. Ela entendeu que foi chamada para ser serva como Jesus e como nós também! Ela manteve até o fim a sua fidelidade por Jesus. Será que ainda somos fiéis a Jesus como ela? Será que a gente só caminha com Deus quando precisamos (quando o lado aperta!) ou será que ainda estamos junto com Deus? Será que corremos atrás do Deus da benção ou das benções das de Deus? Em alguns momentos do nosso caminhar em Cristo, fazemos coisas com a nossa força do braço e não cremos no que Deus pode fazer por nós. Para mostrar bem claro de que Deus não faz distinção pessoas (At 10:34), pois mesmo ela tendo sido uma possessa por sete demônios, andar na carne por anos a fio, foi para esta ”pecadora imunda” , que Jesus apareceu ressurreto pela primeira vez; e tudo isso aconteceu por causa da fidelidade de Maria Madalena para com Jesus.

Ela viu tudo desde início ao fim. Maria Madalena acompanhou tão de perto o Ministério de Jesus que ela sabia que algo sobrenatural aconteceria com Jesus depois de morto e enterrado. Ela olhou para o alto de onde ela sabia que estava o seu socorro e nunca deixou de crer. Nós temos que agir assim em nossa vida; olhar para o alto de onde vem o nosso socorro (Sl 121). Jesus olha para o nosso coração e não para a nossa aparência. Ele viu além de uma mulher possessa, um coração que não sabia o que estava fazendo porque não conhecia a VERDADE. Jesus a olhou de modo espiritual. Deus sonda a mente e o coração da pessoa (Ap 2:23) e Ele sabe que aquele vai dar bons frutos e sabe também que o ser humano por mais possesso e opresso que esteja, ele está assim, por ainda não conhecer e confessar a VERDADE que liberta de todos esses grilhões. Pela sua misericórdia Ele perdoa e esquece tudo que fizemos no passado e com isso vem a salvação e libertação (1Jo 1:9). Jesus não lembra de mais nada dos nossos pecados (Hb 8:12), é o Diabo que acusa o tempo todo  para nos levar ao desânimo, desespero, depressão etc. Maria Madalena em seu encontro com Jesus passou a andar em Santidade e não dava mais brechas para o Inimigo entrar (Hb 12:14). Temos que andar em Santidade para ficarmos sensíveis a voz do Espírito de Deus. Às vezes tentamos, oramos, mas nada acontece em nossa vida, justamente porque não andamos em Santidade. Sem Santidade não podemos ver a Deus! Maria Madalena foi a primeira a ver Jesus ressurreto porque ela estava em Santidade.

Do que você precisa se libertar hoje? Será que temos nos mantido fiéis como Maria Madalena?Será que temos sido fiéis no pouco ao menos que seja em Jesus Cristo?A maneira de retribuir a Jesus por tudo que Ele é na nossa vida é agir como Maria Madalena agiu, com FIDELIDADE e SANTIDADE.


Cris Miranda - Espaço Elohim





BÁLSAMO DE GILEADE






Bálsamo de Gileade   

  
GILEADE território montanhoso ao oriente do Jordão. O país era acidentado, rico em florestas, com ricas pastagens (Nm 32:1), e produzia especiarias e gomas aromáticas (Gn 37:25). O "bálsamo de Gileade" era a seiva duma árvore que cresce naquela região, que tinha substância de valor para cura de inflamações. Também tinha médico em Gileade (Jr 8:22b).

Refúgio em Gileade.
Gileade era um lugar especial, lá havia respostas para os anseios do povo escolhido, mas, nem sempre ele se dava conta disto, ali acampou (refugiou) Jacó quando foi perseguido pelo sogro Labão. Quando Labão alcançou a Jacó nas montanhas de Gileade, veio, porém, Deus a Labão num sonho de noite e lhe disse: "guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal" (Gn 31:21-24). Foi refúgio dos israelitas, quando se livravam dos filisteus (1 Sm 13:7), refugiando-se ali também os filhos de Saul (2 Sm 2:8,9), e depois o rei Davi quando fugia de seu filho Absalão. 


Muito interessante o ser humano... Quando está em perigo, sempre procura lugar para se refugiar. Gileade foi lugar de refúgio aos olhos de Jacó, dos israelitas, dos filhos de Saul e do rei Davi, viram aquele lugar como respostas para suas segurança. Hoje, o lugar ideal para os nossos refúgios é a Gileade do tempo da graça que é aos pés do Senhor, onde podemos, encontrar socorro e segurança, mesmo que tenha um exército perseguindo você, você vai lembrar do Salmo 27 que nenhum mal vai acontecer com você, pois você encontrou refúgio na Gileade de Deus. 

Riqueza em Gileade
Gileade, mesmo sendo uma terra pedregosa, era sinônimo de riquezas, boas pastagens, florestas, produção de especiarias e gomas aromáticas. As gomas aromática no tempo de Alexandre Magno valiam duas vezes o seu peso em prata. Um exemplo temos dos descendentes de RÚBEN, porque seu gado tinha se multiplicado na terra de Gileade (1 Cr 5:9). Quando estamos vivendo de fato na prática da Palavra de Deus, podemos tomar posse, da prosperidade existente na Gileade de Deus, lugar onde aprendemos que devemos ser totalmente dependentes de Deus. Vivendo no reino de Deus encontramos prosperidade, a Palavra da Verdade pode nos ensinar a prosperar, pois a prosperidade está contida em nos desprendermos das coisas materiais e de não assentarmos nas roda dos escarnecedores (contaminar com as coisas deste mundo). No Salmo 1:3, o salmista nos diz que o Senhor fará de nós como com árvores plantadas junto a ribeiros de águas, as quais dão o seu fruto na estação própria. Tudo o que fizer prosperará. Pelo fato de você morar na Gileade de Deus , ou seja, aos pés do Senhor,  tudo que você tocar será abençoado, em sua casa, em sua família, na escola e no trabalho. Isto é possível quando entramos na prática da Palavra.

Cura em Gileade
A Bíblia nos diz, em Romanos 12:2, para não nos conformarmos com este mundo, este mundo tem levado as pessoas às mais terríveis condições de pecado e de enfermidade física ou emocional (stress, depressão ou coisa semelhante), mas na Gileade de Deus podemos achar resposta para os nossos anseios, curas para as enfermidades. Quando alguém está doente, é natural que se procure um hospital para se consultar com um médico, para ser curado do mal (enfermidade), mas nem sempre a procura do médico (o profissional de medicina) consegue resolver a necessidade de quem procura socorro. Essa é a hora de ir à procura do "médico dos médicos", para encontrar a resposta para seus anseios, pois na Gileade de Deus há médico, há remédio. É impressionante como alguns, mesmo estando na Gileade de Deus, podem continuar doentes, o fato de que não aprendeu a tomar posse do poder da palavra de Deus, em João 8:32 diz: "conhecerei a verdade e a verdade te libertará", é a palavra que nos convence, nos liberta, faz com que tomemos posse do milagre para nós, a palavra nos leva a tomar posse de Isaías 53:4. Além disso é preciso renovar a mente para que as coisas deste mundo não tome o lugar que é para que se encontre as coisas do Reino.
Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si, por isso somos sarados. Temos que confessar esta palavra, daí a palavra será real para nós, quando a palavra disser tal coisa acabou, vai acontecer em nós o que diz a Palavra, porque somos o que a Palavra de Deus diz que somos, e a Palavra de Deus diz muita coisa ao nosso respeito, diz que somos sarados, prósperos e mais do que vencedores. No livro de Jeremias 8:19, o povo de Deus acendeu a ira Dele, estava o povo em Gileade, onde tinha médico, onde tinha remédio, e o povo estava doente, ainda procurava a outros deuses como imagens de esculturas, o povo estava no meio da solução e não se dava conta disso, é a mesma coisa de alguém estar com dor de cabeça e ter analgésico em casa, e não usar, gostar de sofrer, assim estava o povo de Israel, procurava socorro onde não podia achar solução, então o Senhor Deus chamou a atenção do povo, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois não se realizou a cura da filha do meu povo? - Jeremias 8:22. 

Quando assumimos a prática da verdade da Palavra vamos ver que, na Gileade de Deus há médico, há remédio, há solução. Hoje no tempo da graça, a Gileade é a uma questão de postura diante de Deus. O médico é o próprio Jesus Cristo e o bálsamo é o próprio Espírito Santo. O bálsamo, segundo dicionário da língua portuguesa, significa: conforto, consolação; e o próprio Jesus chamou o Espírito Santo de O Consolador -  João 14:16.  


Cris Miranda - Espaço Elohim






domingo, 12 de junho de 2011

A.M.O.R.

A PALAVRA DE ORDEM DEUS: A M O R!




Hoje é um dia bem propício para se fala sobre o amor: Dia 12 de junho, Dia dos Namorados.

Amor é mais do que um bom sentimento, foi uma ordem dada por Deus de forma imperativa – “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo”.
Toda a Bíblia foi resumida desta maneira, pois tudo gira em torno do amor ágape, ou seja, o amor do tipo de Deus.
Nas Escrituras encontramos a garantia do amor de Deus e somos lembrados de que a prova de seu amor ilimitado é que Cristo morreu por nós (Rm 5:8). Mas o amor não pretende simplesmente nos fazer sentir bem, mas especialmente, nos motivar a seguir os passos de bondade de Deus. O amor as vezes, exige atitudes práticas e até mesmo desconfortáveis.

► O amor não é opcional. Somos orientados a servir uns aos outros. (1Jo 3:11; 4:11) 

► O amor é demonstrável. Nosso amor a Deus é demonstrado no mesmo grau em que demonstramos amor aos outros. (1Jo 3:14; 4:7)

► O amor é ativo é uma ação da vontade. Somos orientados a realizar ações de amor. Se fecharmos os olhos as necessidades dos outros, nosso amor a Deus será questionado. (1Jo 3:17)

► O amor é resposta. Somos capazes de amar porque fomos e somos amados por Deus. Esse amor nos motiva a responder amorosamente aos outros. (1Jo 4:21)

O maior amor que temos como exemplo foi o de Deus quando Ele entregou seu filho unigênito por nós e por tal atitude nunca devemos nos esquecer disso.


“Quando você estiver só, quando errar, fracassar e ninguém o compreender, quando as lágrimas que nunca teve coragem de chorar escorrerem silenciosamente pelo seu rosto e você sentir que não tem mais forças para continuar sua jornada, não se desespere! Lembre-se do Mestre da Vida! Ele nos convidou a sermos livre, mesmo diante das turbulências e perdas, mesmo sem haver nenhum motivo aparente para nos alegrarmos. Tenha a mais legítima de todas as ambições: ambicione ser feliz!
Lembre-se que Jesus Cristo, um ser humano igual a você, passou pelos mais dramáticos sofrimentos e os superou com a mais alta dignidade. Seja um apaixonado pela vida como Ele foi. Lembre-se que, por amar apaixonadamente a humanidade, ele teve o mais ambicioso plano da história. Nesse plano você é uma pessoa única, e não mais um número na multidão. Saiba que as flores mais lindas sucedem aos invernos mais rigorosos. Tenha a convicção de que dos momentos mais difíceis de sua vida você pode escrever os mais belos capítulos de sua história. Nunca desista de você! Dê sempre uma chance a si mesmo. Nunca desista dos outros! Ajude-os a corrigir as rotas de suas vidas. Mas, se não conseguir, poupe energia, proteja a sua emoção e aguarde que eles decidam ser ajudados. Enquanto isso, o aceite do jeito que são, ame-os com todos os defeitos que tem. Amar traz saúde para a emoção. Jesus encantava as pessoas com as suas palavras. As multidões, ao ouvi-lo renovavam suas forças e encontravam um novo sentido para suas vidas! Ele reacendeu a esperança de muitos, mesmo quando não tinha energia para falar. Compreendeu o que é ser humano e fez poemas sobre a vida. Pagou um preço caríssimo para cultivar o árido solo de nossas emoções. Brilhou onde não havia nenhum raio de sol. Nunca mais pisou na Terra alguém tão fascinante como o Mestre da Vida e do Amor...J.E.S.U.S!”

Augusto Cury




Cris Miranda - Espaço Elohim