segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A INTELIGÊNCIA E MENTE DE CRISTO DIANTE A DITADURA DO PRECONCEITO




 

 
Como Jesus lidaria se estivesse aqui nesse momento em que vivemos no mundo? Certamente como agiu na época em que esteve entre nós. Preconceito é um tema extremamente atual e simbólico também. 
Cristo analisava e lidava sobre as relações sociais de uma maneira clara: autocontrole e domínio próprio. Ele lidava com as pessoas socialmente desprezadas e moralmente reprovadas de uma maneira peculiar: as via como seres humanos passíveis de erros, mas acima de tudo, como seres humanos. 
O maior líder não é aquele que é capaz de governar o mundo, mas o que é capaz de governar a si mesmo. Uns executam com grande destreza suas tarefas profissionais, mas não tem habilidade para construir relacionamentos profundos, abertos, flexíveis e desprovidos de suas angústias e ansiedades. 
Um dos grandes vilões que engessam a inteligência e dificultam as relações sociais é a ditadura do preconceito. Toda vez que defrontamos com  algum estímulo fazemos automaticamente a leitura da memória e construímos pensamentos que contêm preconceitos sobre esse estímulo. Nesta questão reside um grande problema, pois a utilização da memória gera um preconceito inevitável, mas se não reciclarmos esse preconceito viveremos sob a sua ditadura e assim engessamos a inteligência e nos fechamos para outras possibilidades de pensar.
Quando vivemos sob a ditadura do preconceito, aprisionamos o pensamento, criamos verdades que não são verdades e nos tornamos radicais. O preconceito engessa a liderança e faz líderes insubmissos, porque eles criam seus próprio modo de pensar e agir. 

"O cristão que aprofundaram a fé possuem a verdadeira sabedoria: Deus salva o mundo por meio de Jesus Cristo. Esta compreensão da fé é obra do Espírito e o homem que só confia em sua própria capacidade não consegue atingir essa compreensão." - Mente de Cristo (1 Co 2 :14-16) 

Quando entendemos e lidamos com esse assunto de maneira verdadeira não somos capazes de julgar e muito menos servir ao preconceito. Quando temos o entendimento que precisamos agir e pensar com a Mente de Cristo entendemos que o preconceito, e digo qualquer que seja ele, afasta as pessoas e o que tínhamos em mente antes não acontecerá tendo em vista que julgamos os paradigmas antes de entender o todo. Na verdade não precisamos entender o porque a pessoa se posicionou dessa forma, o que importa é fazer ela perceber que existem outros caminhos e que se ela quiser estaremos ali para o ajudar a caminhar. Mas tudo tem que acontecer com calma e prudência para que não haja repulsa por parte do outro.      

Mas, não é fácil ter a Mente de Cristo vivendo nos dias de hoje, tendo em vista que já crescemos em uma sociedade preconceituosa; nascemos segregando, olhamos para o outro com alguma superioridade, enfim, muito se pode falar sobre isso. Vejo que para se ter essa mente é necessário um exercício diário de sair da carapaça social e se envolver no Amor que Jesus sempre ensinou. Quando Ele ficou de frente a mulher adultera Ele não a repeliu, porque a lei judaica permitia isso...Quando Ele se viu diante de um cobrador de impostos impuro Ele viu o potencial de evangelizador...Vários foram os exemplos que Ele nos deixou e nós não somos capazes de olhar o outro com o mesmo olhar de Cristo!

Vemos um homossexual e dizemos "tá amarrado!" ou "queima Jeová!", me incluo porque fazemos parte de um só corpo e por isso me coloco também, ou seja somos todos cristãos. Quando vemos o diferente a nossa tendência é repudiar, mas nunca tratamos com o genuíno Amor de Deus. Temos que parar de sermos hipócritas e agir conforme diz as Escrituras. 

Temos que nos despir do nosso preconceito desde o mais imperceptível até ao mais visível
para que possamos genuinamente fazer parte da Obra de Deus. Ame ao próximo como a si mesmo e isso fará toda diferença na sua vida como servo de Deus. Se não somos capazes de seguir aquilo que Jesus deixou de legado para nós, porque estamos dentro das Igrejas? Porque estamos cantando e adorando a Deus dentro das Igrejas se não somos capazes  despir a nossa mente e vestir a Mente de Cristo por inteiro?  


ESSA É A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR E NÃO PODE SE CALAR!



Cristina Miranda - Espaço Elohim

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM