quarta-feira, 22 de março de 2017

DEUS: O TEMPO VERBAL







Pela nossa gramática da língua portuguesa verbo quer dizer classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado. Não coincidentemente verbo em latim "verbum" significa palavra.
Do início ao fim da Bíblia sempre temos as palavras verbo, Palavra de Deus e na verdade verbo e palavra significa a mesma coisa...mas porque? Se  verbo é ação,  situação e mudança de estado, Deus foi, é e sempre será, porque Ele é o princípio e o fim. Em Gênesis você lê as ações de Deus ao criar tudo que existe hoje na terra, sobre ela e debaixo dela.  Ele o tempo todo agia e fazia a obra que brotava de seu coração e surgia de sua declaração, o falar. Fez tudo o que era bom e descaçou no sétimo dia, porque do ponto de vista Dele estava tudo perfeito, mas antes de seu descaço, no sexto dia, Ele criou o homem a Sua imagem e semelhança. Não ache que Deus não sabia que o homem iria cair; Ele sabia sim, mas nunca deixou de agir em favor da humanidade, Agir ...Ação...Verbo. Em Apocalipse em várias passagens deste livro escrito pelo Apostolo João na Ilha de Patmos. Jesus através de um anjo revelou a ele as coisas que iriam vir. Em Ap 1:8 Ele afirma "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus. Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo Poderoso."
Está bem explicito que Deus é verbo é ação é situação e é mudança...
Ele FOI escolheu o povo hebreu/Israel, porque Ele assim instituiu este povo como sendo o seu e herdeiros de tudo de bom que Ele fez e o que viria depois quando esse povo se tornasse Santos, ou seja, vivesse em pecados, voltados única e exclusivamente para Ele louvando e o adorando, 
Mas o homem se corrompeu, o seu povo escolhido se voltou contra Aquele o qual lhe dera tudo. Eles se voltaram para o pecado e viu na vida de idolatria o caminho mais fácil pra se viver e não ser incomodados. Desde sempre foi difícil de ser temente a Deus. Temos muitos exemplos que hoje vemos na TV como as histórias mesmo que fictícias em alguns momentos, no qual mostra como o povo foi perseguido, livrado pela mão poderosa e depois novamente o povo cai no pecado. Em todas as novelas existe este ciclo vicioso humano que o povo padece, Deus livra e o povo se esquece do que Deus fez e volta pro vomito (2Pe 2:22). Quer coisa pior para um Pai, ver que o seu povo escolhido estava voltando sempre próprio vômito e chafurdava na lama? Deus se irava, se voltava contra Israel mas havendo o arrependimento e por Ele ter infinita misericórdia, Ele os perdoava e o amor voltava entre eles.
Deus continuou agindo e para tentar colocar seu povo na linha enviou Jesus para o meio deles para que eles cressem Nele e assim através de Seus ensinamentos que vinha direto do Pai, o povo hebreu pudessem se voltar para Deus novamente. Ele era o Messias, aquele que trouxe uma mensagem Nova, Nova Aliança de reconciliação com a aliança perdida, um reconhecimento do distanciamento do povo para com Deus e a oportunidade de voltar a Deus e fazer o que era certo, porque havia uma aliança, uma promessa de Deus para com seu povo. 
Mas com a dureza do coração do homem ele não reconheceu Jesus, o vindo de Nazaré, e muito menos que seria o Enviado por Deus pelo qual eles já tinham ouvido falar. Mesmo João Batista declarando quem Ele era, mesmo vendo seus milagres prodígios e maravilhas que Ele fazia em Nome de Deus Pai, o seu povo O condenou a uma das mais horríveis mortes na época que era a morte de Cruz.
Aqueles que eram versados da palavra de Deus não O reconhecerem, mas muitos outros viram em Jesus quem ele era e de pecadores se tornaram seguidores de Cristo. O ladrão que morreu ao seu lado direito reconheceu que Ele era filho de Deus e Jesus afirmou que naquele mesmo dia ele estaria ao lado do Pai. Ele deixou discípulos para levar a Palavra de Salvação a todos os povos, porque o seu povo o havia rejeitado. João 1:10-14 mostra a transição verbo FOI/ERA para o verbo no tempo presente É... "Veio ao mundo que ele criou, mas o mundo não o reconheceu. Veio a seu próprio povo, e eles o rejeitaram. Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram segundo a ordem natural, como resultado da paixão ou da vontade humana, mas nasceram de Deus. Assim, o Verbo/Palavra se tornou carne e osso e habitou entre nós".
Hoje por termos entregado a nossa vida a Cristo, crendo que Ele é único e suficiente salvador de nossas vidas e que entendemos que pecamos e pedimos para que ele nos receba como Filhos Dele, isso significa que o verbo É o hoje, o agora, o presente e que apesar de sermos da mesma árvore que é Deus não somos do mesmo ramo dos hebreus, mas somos os filho que creram em Cristo através da Palavra que é viva e eficaz e nos fez aceitá-lo e viver por Ele. Esse é o verbo no tempo presente a ação do hoje agora, já!
Agora nos restou o tempo futuro HÁ DE VIR... Jesus virá e não demora, para que tudo o que está escrito no Livro das Revelações se cumpra, pois o futuro está lá...Jerusalém Celestial para todos aqueles que tenham o seu nome gravado no Livro da Vida e reconheceu que Cristo é o Senhor, realizar o Seu propósito em nossas vidas,.. Nome sobre todo Nome! Lá não existirá lágrimas, dores, sofrimento, e o melhor de tudo Deus habitará em seu meio, ou seja, não haverá um céu para que Ele esteja, porque Ele viverá no meio de seu povo, todos aqueles que foram salvos pela Palavra e persistiram nela. 
Aí podemos ver que somente neste momento Deus estará refazendo o que deu inicio em Gênesis e que naquele momento não deu muito certo, mas depois o fim SERÁ PERFEITO!
Parece até fim de novela das sete, mas a verdade é que tudo que está escrito de capa a capa na Bíblia foi para que esse futuro junto seu povo venha e Ele possa finalmente compartilhar do seu AMOR direto com seu filhos...sem sacrifícios, sem medo, sem lágrimas, sem trono, somente Ele nem meio ao seu povo numa eterna celebração de alegria, conforme o desejo de Seu coração desde do início de tudo. 


Cristina Miranda - Espaço Elohim









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM