sexta-feira, 21 de abril de 2017

A PERSONALIDADE DE PEDRO - PARTE I







Tudo começou com mais um questionamento meu: Pai, porque Pedro negou a Jesus por três vezes?
Sempre pergunto pra Deus a cerca das coisas que não consigo compreender com o meu próprio entendimento e somente o Espírito Santo pode nos dar as respostas que nos inquietam. Por conta desse questionamento comecei a buscar na Palavra referencias sobre Pedro e Jesus e muito foi encontrado. Por conta disso vou dividir em partes, desde quando ele era um simples pescador que lançava sua rede ao mar até ser chamado para ser Pescador de Homens. Por cerca de quase 50 vezes Pedro é citado na Bíblia entre os Evangelhos (Mateus, Marcos, João e Lucas) até o 15º capítulo de Atos dos Apóstolos.
Pedro, juntamente com seu irmão André, foram um dos apóstolos que caminhou lado a lado com Jesus e segui-lo. Não seria possível falar desse discípulo que não fosse de maneira profunda,  tendo em vista a sua humanidade refletida em suas ações, mas também escolhi pela sua negação diante dos fatos que envolviam  a morte de Cristo.   
Como afirmei antes ele era pescador de profissão e como tal não era muito versado em uma educação formal. Ao contrário ele era cabeça dura, rude e com um temperamento muito complicado.  Alias isso não era peculiaridade de Pedro, mas sim de todos que Jesus recrutou, uns mais outros menos, mas era uma característica comum a todos, mas Jesus sabia que com o tratamento certo eles iriam cumprir a sua missão. 
Ninguém foi escolhido porque era o bonzinho, educado e letrado, mas sim pelo potencial que Jesus via no futuro além das aparências e principalmente depois da sua grande transformação do caráter. Quantos já não olharam para nós e viram somente a aparência sem nunca imaginar o nosso potencial; são poucos os que tem essa perspicácia de ver além hoje em dia. Podemos ter muitas qualidade ruins, mas temos que ver além do que é ruim e sim enxergar com olhos que tipo frutos essa pessoa capacitada da maneira correta pode nos entregar no futuro. É ASSIM QUE DEUS TE VÊ!
Até mesmo andando com Jesus era difícil para Pedro compreender o que Ele ensinava através das parábolas, mas Jesus sabia das fraquezas e limitações humanas e nunca desistiu dele e nem de ninguém.
O primeiro encontro com Jesus está descrito em João 1:41-42, porque João Batista fazia a sua parte preparando a vinda do Messias. E foi numa dessas pregações no deserto que André, irmão de Simão ouviu o que João Batista dizia e creu que Jesus já estava ali. Nesse versículo André leva Simão para conhecer Jesus e assim que Ele o viu revelou: Tu não te chamaras mais de Simão e sim Cefas, ou seja, Pedro. O significado do nome Pedro no grego é petrus, que quer dizer pequena pedra (guarde essa informação). Jesus viu o quão pequeno ele era diante de tantas coisas grandes que Ele ia colocar em suas mãos, mas mesmo assim com todas as limitações do pequeno Pedro Jesus seguiu adiante.
Pedro era pescador de profissão, com temperamento forte, cabeça dura e tinha uma dificuldade enorme de entendimento quando Jesus ministrava a Palavra através de parábolas. Para nós, hoje, é complicado imagina para ele sem nenhum preparo ou estudo. Pedro era sanguíneo, verborrágico, achava que sabia tudo, mas na verdade não sabia nada. E sempre em toda sua caminhada Jesus levava Pedro, João e Tiago para todos os lugares não só para ministrar como também para serem testemunhas de tudo que Ele fazia.
Em Mateus 4:18-19 foi o Chamamento feito por Jesus junto ao Mar da Galileia: "Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens". Com toda a certeza, a principio, eles não entenderam o que isso significaria, mas com a convivência com Jesus depois mesmo de sua morte e ressurreição eles compreenderam e foram a diante e começaram a praticar o seu verdadeiro ofício "Pescadores de Homens". Mas antes disso tudo Jesus precisou prepará-los pelo o haveria de vir, a perseguição, as dificuldades, a renuncia e principalmente a resiliência que eles teriam que ter para enfrentar tudo. Além disso, não sendo o menos importante, o poder e a autoridade foi derramado sobre eles em seu Nome para curar, expulsar todos os tipos de demônios e anunciar o Reino de Deus. (Lucas 9:1-6).
Foi simbólico que os primeiros discípulos tenham sido pescadores de profissão, porque a rede (Evangelho) era lançado (pregado) e consigo eram arrastadas (pescados) várias pessoas que por meio da Palavra que creram em Cristo e na Vida Eterna.
Jesus ainda desafia a Pedro a jogar a rede, mesmo tendo ele ficado a noite toda sem conseguir um peixinho que fosse (Lucas 5:4-11). Pedro rebateu Jesus dizendo que havia ali trabalhado duro durante a noite toda e não havia peixe. Imagino esta cena em minha mente e vejo Jesus olhar para Pedro no fundos dos olhos dele sem falar uma só palavra e Pedro engolindo seco continua...já que é o senhor quem pede vou lançar as redes novamente.
Pedro não creu quando jogou a rede novamente, ele  jogou por jogar; jogou por consideração ao pedido de Jesus, mas não creu que Ele fosse capaz de fazer alguma diferença no resultado final: NÃO SUBESTIME A CRISTO! NÃO SUBESTIME O QUE ELE PODE FAZER COM VOCÊ SE VOCÊ SE DISPOR A ELE!
A rede veio com uma quantidade imensa de peixe, grandes peixes, que sozinhos Pedro e André não conseguiriam por no barco e porque se assim o fizessem o barco certamente afundaria. Tiveram que pedir ajuda aos companheiro do outro barco e por isso, logo os dois barcos estavam abarrotados de peixes. Pedro se deu conta do que havia acontecido e de quem Jesus era e por conta disso poe se aos Seus pés pedindo-lhe perdão por não ter crido que Ele era o Messias. Foram recrutados nessa ocasião André, Pedro, Tiago e João.
Sempre é necessário para o ser humano ver para crer, mas feliz é aquele que crê sem ver e é movido pela fé. A primeira lição e posso afirmar que a mais difícil para eles aprenderem foi TER FÉ...porque a fé não se explica se tem.
Antes de seguir a diante com eles era preciso que eles tivessem algo no qual nunca tinham ouvido falar; ter fé, crer no improvável, no impossível, porque não seria mais pela força de seus braços que a Obra seria feita, mas sim pelo poder que vinha de Jesus e pela Palavra de Vida Eterna. Também está escrito que é impossível agradar a Deus sem fé e foi por isso que esta foi a primeira lição de Ministério que esses discípulos tiveram. Aprenderam que ter fé é antes de tudo crer que Deus podia e pode todas as coisas, de acordo com a vontade Dele aqui na terra como no céu. Jesus mostrou que era preciso acreditar antes de tudo e que as demais coisas iriam acontecer porque O Reino de Deus estava sendo estabelecido na terra.
Pedro a pequena pedra, deu início a sua grande jornada rumo a realizar A Pesca Maravilhosa de Homens assim como todos os outros seguidores de Cristo, ou seja o Evangelismo. Até hoje precisamos ser como Pedro que leva a Palavra de Deus onde ainda não chegou...


LANCEMOS AS NOSSAS REDES E VEJAMOS O QUANTO SOMOS CAPAZES DE FAZER ALCANÇAR PARA DEUS CHEGAR!



Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM