terça-feira, 11 de abril de 2017

ARREPENDIMENTO X REMORSO









Desde criança sempre ouvi a seguinte expressão: Quem jura mente! E interessantemente encontrei na Palavra de Deus um fundamento para este dito popular no Livro de Sofonias 1:5-6.
Sofonias foi levantado como profeta após um silêncio de 50 anos da parte do Senhor e isso provocou mais e mais a queda do povo de Israel. Para Deus 50 anos não era nada, porque o tempo de Deus (Kairós) é diferente do nosso tempo (Kronos), mas creio que para um povo idólatra em sua maioria não deveria ser fácil para aqueles que criam em Deus. Sinto que não se vivia naquela época do Antigo Testamento e sim se sobrevivia. Em Sofonias 1:5-6 fala assim: "Juram pelo nome do Senhor, mas também adoram Moloque. Destruirei os que antes seguiam o Senhor, mas agora já não o fazem mais. Não pedem a direção do Senhor, nem o buscam mais."
Como não seria decepcionante você ver que alguém te dizer "Tamo Junto", mas na verdade não é verdade, ou seja, você não vai poder contar com essa pessoa conforme declara os seus lábios?
Infelizmente existem muitas pessoas assim no nosso meio, ou seja, estão com Jesus nos lábios, mas o coração pertence ao deus da cobiça, ira, imoralidade sexual de toda a espécie, adultério, roubo, ou mentira. Formamos totens desses deuses em lugares que achamos ser secretos, ou seja, que ninguém pode ver, mas Deus é capaz de ver o profundo e o oculto de todos e Ele sabe o que tem no seu quartinho da bagunça. Toda a obra da carne latejava dentro deles e ficava evidente que algo de errado acontecia com o povo.
Foi assim que Deus se sentiu quando declarou isso para que Sofonias dissesse, porque por fora (fariseus) adoravam ao Senhor, mas por dentro cultuavam seus próprios deuses em segredo. 
Como tenho falado muito nos últimos tempos o mundo já era, ou seja, não está em nossas mãos e sim nas mãos do inimigo de nossas almas e muitos irmãos em Cristo se esfriaram por não terem sito tratados corretamente, com o apoio adequado para cada caso ou com a Palavra adequada. Vamos combinar, que não me espanta que nos últimos dias os cristãos se evadiram das igrejas cansados de conversas de púlpitos de lideres e pastores muito menos daqueles que já seguiram o Senhor, mas agora não o fazem e nem pedem mais a direção de Deus e O buscam. O mundo está nas mãos de quem mesmo??!?!?!
Então eu me pergunto: não é só porque cremos em Jesus que já estamos salvos e pronto? Lamento, mas a resposta é NÃO, porque a salvação é o primeiro passo que damos rumo a nossa conquista celestial. Tem que crer, entregar nossas vidas nas mãos de Cristo, pedir para escrever nosso nome no Livro da Vida, mas nós temos muito o que fazer para preservar toda essa nossa conquista que só foi possível, porque Jesus morreu por todos nós na Cruz. Temos que seguir adiante fazendo o que Ele nos orientou a fazer no Novo Testamento, mas Deus também nos deu o livre arbítrio, ou seja, isso faz com que façamos as nossas próprias escolhas mesmo Ele sabendo que escolheremos errado. Ele quer ser nosso Pai, não o nosso Dono! Por isso Ele permite que façamos as nossas próprias escolhas. Falamos como os hebreus da época do Antigo Testamento eram, obstinados, teimosos, pecadores muito falhos e não creram no Messias, ou seja, em Cristo Jesus. E nós, o que fazemos hoje em dia? Cremos em Jesus, entregamos a nossa vida a Ele, ganhamos o direito de herança de sermos chamados de Filhos de Deus assim como o povo hebreu e não nos alinhamos a vontade de Dele e com isso acaba com o coração voltado pro pecado, ou seja, servindo a Moloque. Hoje pode até não ser este nome de deus, mas o significado é literalmente o mesmo, outros deuses ocuparam o lugar que era de Deus. Todas as vezes que saímos do centro da vontade de Deus estamos indo inevitavelmente para os braços do pecado. Afirmo que não existe pecadinho e nem pecadão e sim PECADO e ele é sim capaz de nos tirar tudo o que Jesus conquistou na Cruz por nós. Já afirmei aqui que o povo hebreu caía no pecado, ou seja, saía do centro da vontade de Deus, pedia perdão e Deus ouvia e Ele levantava seu povo pela Sua Palavra empenhada de que Israel era seu povo e por isso Ele o levantava e lhes davam grandes vitórias.
Li vários livros desde Gênesis a Malaquias e sempre foi a mesma histórica básica central; povo caído, povo em pecado se via em grandes enrascadas, rasgavam sus vestes e se cobriam de cinzas em sinal de arrependimento. Agora uma pergunta que não quer calar...Se arrependiam mesmo ou usavam da misericórdia de Deus para fazerem o que era errado e voltavam a pecar, sabendo que se voltassem a trás Deus os perdoaria?
Pelo que entendo sobre arrependimento é quando reconhecemos que fizemos algo de errado e que pela transformação no nosso caráter que esse sentimento trás; não praticamos mais o que um dia fizemos de errado. O arrependimento é profundo e mexe  com nossa estrutura e o nosso caráter é transformado. O remorso, por sua vez, seria o reconhecimento do nosso erro, mas quando confrontados e tendo a oportunidade voltamos a praticar o mesmo erro da mesma forma. O que antes havia se "arrependido", já não tem mais sentido e comete o pecado assim mesmo, pois o remorso não muda o caráter, não é profundo e transformador, ele é somente temporário e reincidente. 
Eu, tolamente, não via que o mesmo ciclo vicioso vivido no Antigo Testamento, de pessoas sendo levantadas para advertir o povo, ele se arrepender e depois de um determinado tempo voltava a praticar os mesmo erros como uma espécie de vício age nos dias de hoje da mesma maneira. Primeiro, errar é da natureza humana, mas podemos permitir que Jesus transforme o nosso caráter. Segundo não existe um tempo com Deus fora da igreja, orando, estudando ou lendo a Bíblia, porque não temos tempo para isso nos dias de semana, pois o Domingo foi o dia pré-estabelecido para se falar com Deus, receber de Deus e aprender de Deus. Gostaria de deixar claro que não é privilégio de poucos ter a Palavra Revelada, pois o mesmo Espírito Santo que atoava em Atos ou aquele que esteve presente quando Deus ordenou que houvesse luz na terra é o mesmo que está no nosso meio e que pode fazer morada dentre de nós e nos relevar as coisas do Céu e da terra; conforme fazemos quando temos um grande amigo de confiança em que podemos falar de qualquer coisa a qualquer momento. Basta que você permita que ele seja seu melhor amigo, basta você fazer com que ele esteja com você no seu dia a dia, no trabalho, na volta pra casa, lavando roupa, louça, fazendo comida ou tomando banho (Deus já falo comigo debaixo do chuveiro). Não importa o que você faça somente O convide pra fazer parte de sua vida e permita que Ele divida com você a sabedoria e discernimento contido na Palavra de Deus. Só assim iremos dar ouvidos ao que o Profeta Sofonias disse e não permitiremos que os totens de falsos deuses sejam levantados em nossos corações em oculto e em segredo.


GRAÇAS A DEUS, SENHOR QUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE E PODEMOS SEMPRE RECORRER A ELA QUANDO ASSIM DESEJARMOS PARA ESTAR EM HARMONIA CONTIGO NOVAMENTE...AMÉM!


Cristina Miranda - Espaço Elohim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM