quinta-feira, 6 de abril de 2017

Destinatário: PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU SANTIFICADO SEJA SEU NOME







Como tudo que tenho escrito nesse Blog venho registrando nele o que Deus tem dividido comigo através da Bíblia, ou seja, da Palavra Revelada. Tudo tem passado pelo prumo, crivo de Deus e eu CREIO nisso, porque são temas contundentes de Revelação profunda. Não questiono mais se é de Deus ou não, porque hoje eu sei quem é e o que habita dentro de mim e é por isso de minha convicção, porque antes de Deus acreditar em mim eu preciso acreditar em mim mesma primeiro.
Dessa vez é uma coisa que sempre passou desapercebido pelas igrejas e que é a única oração que Jesus verdadeiramente ensinou e deixou pra nós em que no início e no fim fala sobre REINO. Não me recordo de ter ouvido uma pregação que tratasse desse tema de uma maneira não pormenorizada quanto essa. Confesso que fiquei boquiaberta...
Conforme é sabido a oração do Pai Nosso como muitos a conhecem foi especificada em somente dois Evangelhos; Mateus 6 e Lucas 11. Pegarei a oração de Mateus, pois ela é mais estruturada do que a de Lucas e ali percebemos muito o ponto que quero chegar.

Se lermos com a devida atenção veremos que essa oração tem um endereço certo, ou seja, PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA SEU NOME,  e 7 pedidos a fazer. Fiquei me perguntando porque Jesus ensinou uma oração em que havia um endereço certo e mais 7 pedidos? No mínimo curioso, não? O endereçamento único é porque não outro além de Deus para receber as nossas petições e todos os 7 pedidos são de extrema relevância em nossa vida espiritual, pois revela o que nos torna cristãos, que nos torna merecedores da graça, que nos torna filhos e herdeiros de uma herança que está por vir.

Em dois momentos Jesus fala de Reino: VENHA O  TEU REINO,  e PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE AMÉM. Abrindo um pequeno parêntese nessa parte, como eu vim de um lar católico e creio que seja a maioria dos cristãos evangélicos, essa oração terminava em "livrai-nos de todo o mal..." e era a primeira oração que tínhamos que aprender assim Ave Maria e Creio em Deus Pai...fecha parênteses.
O Reino é muito importante que seja estabelecido em nós para que se reflita dentro das nossas igrejas, pois se isso não existir,  nem o mover e nem o poder de Deus se fará presente. É importante dar importância ao que Jesus deu importância, ou seja, o estabelecimento do Reino de Deus aqui na terra como no céu! Não foi a toa que Ele declarou isso no início e no final da oração.
Quando não declaramos a última parte da oração não declaramos que o reino, o poder e glória é pra sempre, ou seja, o Reino é o que devemos fazer agora para que o Poder seja manifesto na nossa vida e na igreja e a Glória é a eternidade, o que há de vir, ou seja, a nossa herança bendita.

Destinatário: PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA TEU NOME.
Logo de cara Jesus já nos mostra a quem devemos fazer as nossas petições e como devemos iniciar esta petição. Em Deuteronômio 5:11 diz que "Não use o nome do Senhor, seu Deus, de forma indevida" e por conta disso a expressão SANTIFICADO SEJA TEU NOME, porque assim estabelecemos que Ele é bem vindo a estar conosco seja na nossa casa, quarto, igreja ou em qualquer lugar que nós estivermos, pois não estaremos usando o Seu nome em vão.

Primeiro pedido: VENHA O TEU REINO.
Depois de entronizar o Senhor nosso Deus no lugar onde estivermos logo em seguida Jesus orienta que peçamos que o Reino seja estabelecido naquele lugar para que o mundo espiritual seja manifesto através desse entendimento. Sem isso fica difícil Deus operar em nossas vidas.

Segundo pedido: SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM  NA TERRA COMO NO CÉU.
Sempre temos que estar alinhados a vontade de Deus em nossas vidas, porque enganoso é nosso coração e a nossa vontade. Ele sabe o que é melhor para nós como filhos; Ele sabe de tudo que precisamos e ainda nos presenteia quando estamos alinhados com Ele. Portanto, a nossa vontade tem que estar de acordo aqui na terra como no céu.

Terceiro pedido: DAI-NOS HOJE O PÃO PARA ESTE DIA.
No próprio Livro de Mateus 6:25-34 fala sobre este pedido e explica que não é necessário que andemos ansiosos por nada, porque somos filhos e jamais o Pai vai permitir que o alimento falte, que o frio chegue e que sobre a nossa cabeça não tenha um teto. Tudo isso depende do nosso posicionamento em Deus e por conta disso não sofrer por antecipação, ou seja, por um dos grande males que afeta a humanidade hoje em dia que é a ansiedade. É da natureza humana nos preocuparmos com estes detalhes, mas Deus nos ensina que não precisamos nos preocupar. O importante é orar pelo que temos e principalmente pelo o que não temos, comer e agradecer o que Deus proveu naquele dia. Não é achar que está faltando algo, mas crer que vai chegar. Paulo em várias ocasiões experimentou o que era comer banquetes e o que era não ter nada para comer e ele nunca questionou a Deus o porque da falta e sempre agradecia por tudo. Jesus disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que vem de Deus e por isso não se desespere!

Quarto pedido: PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS.
Apesar de conter duas sentenças nessa frase eu entendo que existem duas situações diferentes. Uma é entre nós e Deus, ou seja,  é algo pessoal em que cometemos o erro e pedimos perdão pra Deus. Existe uma unilateralidade, porque é somente entre nós e Deus, entre Pai e filho. Já a segunda parte desta sentença já diz respeito a outra situação em que seria no âmbito interpessoal.

Quinto pedido: ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.

Quando recebemos o perdão de Deus por algum motivo ou situação a forma como devemos manifestar essa bênção é fazendo o que Deus fez por nós, portanto,  PERDOAR os nosso devedores. 
Sempre eu entendia que o detentor de dar perdão era de uso exclusivo de Deus, mas aprendi que é muito além disso. Somos nós que pecamos que ferimos, que falamos mal que saímos fora do prumo e por isso, já que Deus teve misericórdia de nós um dia devemos ter para com os outros. Perdoar  a quem tenha errado feio conosco  é divino, mas porque Deus te perdoou primeiro. Perdoar e liberar perdão é humano porque o pecado é humano. Nós temos que aprender a perdoar! Portanto nesse ponto de vista não se trata de uma relação unilateral e sim interpessoal, pois é entre você e seu irmão na igreja, seu marido, seu colega de trabalho.

Sexto pedido: E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO.
O mundo jaz no maligno assim se afirma nas Escrituras em 1 João 5:19 e por isso é onde devemos vigiar e orar para que isso não nos faça cair. Assim como Jesus passou pelo mundo sem cair, devemos nos espelhar Nele, porque o que não faltam são tentações e precisamos andar por ele sem nos deixar  a contaminar. Mais do que pedir para que Deus não nos deixe cair em tentação é nossa obrigação vigiar para que isso não aconteça, porque fato é que tudo te fará pecar. Lembre-se ... o inimigo está ao nosso derredor e por isso vigia!

Sétimo pedido: MAS LIVRA-NOS DO MAL.
Este pedido vai além de não deixar cair em tentação, porque não envolve terceiros mas, situações o mundo em si, ou seja é aquilo que se manifesta fora da vontade de Deus que é o mal, não é o bem.
Em nosso idioma o português existe uma diferença entre MAL com L e MAU com U. Mal é o contrário de BEM e mau é o contrário de BOM. Então entendendo dessa diferença o BEM é o que Deus quer para nós e por nós haja visto que Jesus fez um discurso sobre as Bem-aventuranças no Monte. O MAL é oposto do bem foi isso que o inimigo arquitetou tudo para que o BEM não prevalecesse em nós. É preciso entender a diferenciação entre BEM e BOM e MAL e MAU. Em Mateus 19:16-26 Jesus explica o porque mesmo sendo o rapaz um homem rico e bom não seria possível ele ter a salvação, pois ninguém é de todo bom ou faz todo o bem a não ser Deus, e  principalmente não seriam pelas obras que nós chegaríamos a salvação.

A última frase não é um pedido, mas sim algo que precisa ser internalizado por nós, porque no momento que o cristão internaliza essa última frase entendemos o Plano de Deus pra nós...POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE. O Reino precisa ser manifesto em nós para que o poder Dele se reflita na nossa vida, na igreja; para que o poder seja manifesto e haja cura, e haja perdão, haja mudanças de comportamento das pessoas e mudanças em seu bairro, que atinge sua cidade numa espécie de efeito quando jogamos uma pedra em um lago e forma os círculos concêntricos cada vez maiores.
O Reino de Deus precisa estar estabelecido assim na terra como no céu, o poder será manifestado porque o reino esta estabelecido na terra como no céu e e a glória dura pra sempre, ou seja é o nosso futuro; aquilo que há de vir. É onde vamos morar com Jesus, estar na companhia Dele e de Deus dos anjos e todos os outros para que vivamos num lugar onde não existirá mais dor nem sofrimento. A intimidade com Deus vai ser restaurada desde a queda do homem no Éden e portanto será A grande reunião familiar que tanto Deus quis, porque somos herdeiros dessa promessa.

Vendo tudo que foi dito, a oração do Pai Nosso, escrita em Mateus ela como está estruturada norteiam a vida cristã a cada pedido feito. Infelizmente não se é ensinado nas igrejas a devida importância do entendimento da ÚNICA oração que Jesus ensinou.
Apesar de Deus saber tudo o que precisamos, mas por uma questão de relacionamento e amor Ele espera de nós que peçamos, porque Ele se sente feliz em nos ouvir e mais feliz em nos abençoar!



Cristina Miranda - Espaço Elohim






2 comentários:

  1. Que Deus continue te usando de formá poderosa Cristina, para a glória e honra do nome dele.
    Que a palavra do Senhor continue chegando a lugares que você ainda não pode chegar.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Elizangela,

    Obrigada pelo incentivo, pois Deus é quem faz tudo. As pedras surgem no caminho, mas não devemos nos abalar e eu me abalei por muito tempo e é mais do que a hora de correr a minha carreira. Tem muito mais!!!
    Grande Abraço e que Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM