terça-feira, 4 de abril de 2017

TEM JONAS EM NOSSO MEIO...DENTRO DAS IGREJAS?





Assim como terminou o Livro de Jonas que foi com uma pergunta feita por Deus, eu inicio esta postagem da mesma maneira TEM JONAS EM NOSSO MEIO...DENTRO DAS IGREJAS?
Primeiro precisamos saber quem era Jonas e porque é muito possível que ele esteja  bem perto de nós.
Segundo a Bíblia de Estudos da Mulher, Jonas era originário de Gate-Hefer que ficava perto de Nazaré e ele foi chamado por Deus para proclamar a sua Palavra a nação pagã da Assíria, atual norte do Iraque, enquanto Amós, Oséias, Isaías e Miquéias foram levar a Palavra para o povo de Israel nessa mesma época em outros lugares.
Como Jonas era de Nazaré e quando Deus o mandou para terra  distante e idólatra ele se recusou a fazer o que foi mandado. Era difícil para Jonas entender o objetivo dos planos de Deus para Nínive tendo em vista que o povo era totalmente idólatra com suas dezenas de deuses paganistas. Provavelmente Jonas se perguntou, pra que eu tenho que ir para uma terra pagã se ninguém vai me dar ouvidos? O povo é totalmente idólatra desdes o inicio do seu tempo?
Vejo Deus mandando essa com amor pra Jonas...faz o que estou te mandando e leve a minha Palavra a eles e diga se eles não se voltarem para mim eu os destruirei. Só que Jonas era teimoso, resistente e rebelde (conhece alguém assim,,,se não for os três pelo menos um dos adjetivo tem) e como é sabido ele foi exatamente para o lado oposto ao que deveria seguir. Deus poderia ter feito ele dar meia volta e colocado ele no caminho certo em direção a Nínive que era o Seu querer? Sim poderia, mas Ele não o fez nesse momento, primeiro porque Ele teve misericórdia de Jonas, segundo já que Jonas tinha tomado suas próprias decisões ele teria que arcar com elas, ou seja, pagar o preço da desobediência. Deus não nos obriga a nada! Mas ele conta com cada um para executar tarefas que só nós somos capazes de fazer. Não era Isaías, nem José, nem Habacuque, nem Cristina que tinha que ir a Nínive e proclamar a vontade de Deus para eles e sim JONAS. Existem coisas que só nós mesmos podemos fazer, Deus pode até levantar outro para fazer o que você não quer fazer, mas o preço que se paga é bem alto...#ficaadica.
E dito e feito... Jonas foi para um lugar muito distante e oposto a Nínive e ele realmente tentou ficar fora dessa missão. Fez de tudo! Até chegar ao Mar Mediterrâneo e seguir para Társis. Só que nesse caminho Deus realmente não deixou que a vontade Dele não se cumprisse por causa de um teimoso e posso afirmar que incrédulo, porque ele não creu que o povo poderia lhe ouvir. O barco em que ele viajava pegou um tormenta tremenda e ele quietinho no porão do navio, encolhido como um bichinho assustado não via a hora daquilo tudo passar, Mas será que iria passar? Quantas vezes Deus nos manda fazer algo, não fazemos e com isso vem as consequências da falta de obediência e acabamos sentindo na pele, nas finanças, na vida diária que tudo o que está dando errado é porque não obedecemos? Alguém consegue diagnosticar dessa forma? Afirmo que não...sempre vamos colocar a culpa no diabo, porque é tanto revés que não paramos para pensar em que erramos, ou seja, o que deixamos de fazer? 
Enquanto os marujos do navio ficaram assustadíssimos com algo que nunca tinham visto na vida em alto mar perceberam que Jonas não se abalava só estava paralisado para que ninguém o notasse. Mas a tripulação perguntou quem ele era e quando se deram conta de que ele era um hebreu já identificaram que tudo aquilo que estava acontecendo era porque ele estava no barco e por algum motivo o Deus de Israel estava trazendo a tormenta e a culpa era de Jonas. Jonas por outro lado teve um lampejo de consciência e se entregou a tripulação dizendo que sabia o porque da tormenta e que eles poderiam lança-lo ao mar. Ele sabia que iriam todos morrer por conta da sua falta de obediência. Quando desobedecemos a Deus muitos a nossa volta pode ser machucado, ferido; precisamos obedecer mesmo que não achamos que é correto, porque quem nos enviou foi Deus e Deus nunca irá nos colocar numa situação de humilhação e sim para que o Nome Dele seja exaltado.
Jonas foi lançado ao mar e a tormenta cessou imediatamente, mas Deus enviou um grande peixe para engolir Jonas e dentro dele ele ficou por três dias e três noites. Detalhe: os marujos creram em Deus, ofereceram holocaustos e afirmaram que dali por diante seguiriam ao Deus de Israel por terem presenciado tamanho poder. Independente de nossa vontade Deus abençoa ao que tem coração voltado para Ele. 
Nesse meio tempo Jonas tendo visto a grande besteira que fez com Deus começou a clamar por sua vida pedindo perdão pelo o que ele não havia feito (ir para Nínive) conforme ordenado de imediato. e Deus ouve o seu pedido e o aceita com todo amor do mundo e ordena ao peixe que vomitasse Jonas na praia. 
Você sabe quando Deus fala com você? Quando ele repete letra por letra daquilo que ele falou anteriormente, no mesmo tom; no caso de Jonas 1: 2 e 3:2 "Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e transmita a mensagem que eu lhe dei. Anuncie meu julgamento contra ela, pois vi como seu povo é perverso".
Foi preciso tudo isso acontecer para que Jonas voltasse ao caminho no qual Deus tinha lhe ordenado anteriormente. Muitas vezes damos voltas desnecessárias porque não queremos fazer as coisas do jeito que Deus quer e por isso,  apanhamos, sofremos e é aí que nos arrependemos e voltamos a trás. Mas lembre-se a misericórdia de Deus é sem fim até agora, mas depois que Jesus resgatar a sua Noiva não haverá mais este privilégio ao nosso dispor, pois o Espírito Santo se retirará e aí seremos só nós mesmos. É preciso aprender a ter misericórdia das pessoas assim como Deus tem de nós!
Lá foi Jonas no caminho de Nínive e quando chegou proclamou que em 40 dias Nínive seria destruída caso eles não se arrependessem e os habitantes creram em Jonas enviado de Deus e desde o mais importante ao mais humilde, declararam jejum e se vestiram de roupas de saco, até o rei quando ouviu o decreto de Deus descer de sua majestade e fez como o restante do povo (...). (Jn 4:10). O Rei pagão creu em Deus! E por conta disso Deus poupou Nínive. 
Mas o que mais me chamou a minha atenção para este livro foram duas coisas, primeiro como Jonas não se conformava que SEU Deus perdoou a cidade pagã e ficou irado com Deus. Jonas se colocou numa espécie de camarote para ver a destruição de Nínive, mas enquanto esperava Deus fez crescer uma folha enorme que cobria todo corpo de Jonas para que ele ficasse protegido do sol e da chuva e no dia seguinte Ele enviou uma larva e comeu o talo da folha que a fez secar e cair e com isso Jonas despertou e irado se voltou contra Deus mais uma vez inconformado com o fato de Dele ter poupado aquele povo pagão, pois não houve destruição. Interessante abrir um parênteses aqui porque nesse texto demostra que a salvação não seria somente para o povo de Israel como eles mesmos pressupunha e sim para TODOS os que cressem em Deus, depois em Cristo Jesus e seguisse a sua vida conforme os seus mandamentos; fecha parenteses.
O segundo fato e que mais me chamou a atenção foi de que depois que a planta morreu e Jonas ficou exposto ele desejou morrer do que viver sem a planta que lhe cobria a cabeça e lhe dava sombra. Só que Deus lhe faz uma pergunta em Jonas 4:10 que muito me chamou a atenção "Você tem compaixão por uma planta, embora não tenha feito coisa alguma para que ela crescesse. Ela depressa apareceu e depressa murchou. Nínive porém tem mais de 120 mil pessoas que não sabem discernir o que é certo e o que é errado, sem falar dos animais. Acaso não devo ter compaixão dessa grande nação?

Traduzindo: o que Deus tem te dado de graça, sem pedir nada em troca, a não ser a sua obediência e ainda encontra resistência, teimosia, rebeldia dentro da igreja? Recebemos de graça sem esforço e ainda somos capazes de continuar a falar mal do irmão, do líder, continuamos a mentir, ocultar, pecar e não somos capazes de, como imagem e semelhança do Pai, ter compaixão pelo os que pecam, e se redimem, pois o desejo de ver o outro ser punido é tão grande que esquecemos que temos que amar uns aos outros princialmente aquele a quem não gostamos, ou seja, aquele que julgamos ser o nosso inimigo? 

Triste isso...lamentável e deplorável, pois o que mais tem dentro das igrejas em geral são JONAS que se revoltam e reclamam em ver a vitória do próximo, porque julgam que não merecem remissão e principalmente pelo fato de que assim quis o Senhor! Pare de fugir de Deus e deseje a Restauração não só da Igreja como um todo mas a sua própria. Aprendi que dependemos de Deus em cada detalhe de nossa vida e parar de fugir e não julgar são uma das questões principais para termos uma vida sadia e plena em Deus. Quanto mais fugimos mais erramos e quanto mais julgamos na mesma medida seremos julgados.





Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM