sexta-feira, 9 de junho de 2017

E SE DEUS ENTRASSE COM UM "HABEAS CORPUS" DE VOCÊ?






Trazendo a minha memória dos tempos de estudante de Direito gostaria de dividir algo singular com quem lê e acompanha este blog. A personificação de justiça para os homens é representada pela a deusa grega Têmis que tinha em seu significado a certeza da lei divina sendo esta chamada de Justitia. A principio a sua imagem era de uma mulher sem venda que carregava em sua mão direita a balança e em sua mão esquerda uma cornucópia, ou seja, um símbolo da mitologia grega de riqueza, abundância e felicidade. Com o passar do tempo tal imagem foi modificada, mas conservando a deusa Temis como simbologia da Justiça, só que ao invés de estar segurando uma cornucópia passou a segurar uma espada e sobre seus olhos foi colocada uma venda simbolizando a imparcialidade, pois ela não fazia distinção entre das partes do litígio. O juiz no âmbito jurídico da questão é que seria um homem acima de tudo e de todos, mas segundo um grande juiz trabalhista, Dr. Lionil da Silva Mello, que conheci quando caminhava nas veredas do Direito me disse algo muito importante: "a toga e a austeridade sobranceira e solene que procura isolar o juiz do mundo são artifícios para esconder a sua humanidade, pois, em verdade, no juiz há um coração que pulsa há sangue que flui, há nervos que fremem, há uma alma que sente. Embora personificando o Estado, aplicador da lei e distribuidor da justiça, o juiz é, todavia, um homem, intrinsecamente um homem". Lendo tais palavras vemos que mesmo sentado acima de todos dentro de um tribunal, mesmo assim, um juiz é apenas uma pessoa em que seu trabalho é pender a balança para um dos lados da causa.  


Já pensou se Deus fizesse justiça com os olhos vendados e ficasse alheio e atrelado somente a letra da lei? Se Ele não visse os poucos justos que existiam no momento em que Moisés subiu ao monte e que Ele disse que mataria a todos por conta do pecado do bezerro de ouro? E quando Ló foi poupado com sua família da destruição de Sodoma e Gomorra?
Agora usando do meu conhecimento jurídico gostaria de lançar uma colocação: Já pensou se Deus entrasse com um "Habeas Corpus" da humanidade para Ele quisesse se ver livre de todos nós? Pesado isso não?! Onde já se viu Deus querer ficar livre de nós ainda mais nos dias de hoje? Nós nos achamos tão santos, tão dizimistas fiéis, tão envoltos e cheios de atitudes insanas de santidade, entoando louvores, mas procuramos a Deus por motivos de barganha e não de devoção genuína; que não me surpreenderia se isso acontecesse com a Igreja que está cheia de si e vazia de Deus. Como já disse e repito A RELIGIOSIDADE APRISIONA.Tudo se resume a um só sentimento que sempre permeou a história entre o homem e Deus: RELACIONAMENTO. Porque é tão difícil entender acerca de uma coisa tão simples? Simplicidade é diferente de simplório e fazer o que é simples requer esforço de se fazer o correto e simplório é tolo, ingênuo, um crédulo extremista que não se permite pensar com sua mente e transforma esta informação em verdade absoluta.

Queria lançar a mão de uma coisa pela qual estudei 5 anos e fui graduada que foi o Direito e mostrar de como a justiça foi demonstrada diante da Justiça de Deus em vários momentos da história contadas na Bíblia. Jeremias foi um profeta enfático e impopular que não tinha papas na língua e falava direto e reto, no qual expunha muito a monarquia e aos sacerdotes que estavam corrompidos pelo pecado (veremos nesse texto várias palavras que estamos ouvindo hoje diariamente nos jornais e na TV). Nessa passagem ilustra um tribunal onde Deus se coloca como o afrontado, como figura de um Promotor que está ali para cumprir o papel de apresentar a denúncia contra um suspeito de contrariar a lei. Ele entrega as acusações sobre o povo Dele de todas as coisas erradas que estavam acontecendo naquele momento que seria mais ou menos 620 anos antes de Cristo. Seria basicamente também um grande desabafo diante dos fatos corruptíveis que O envergonhava e O deixava demasiadamente triste com o Seu  povo.

Porque Deus usou esta forma de linguagem para tentar fazer com que o povo O entendesse e voltasse ao arrependimento? Jeremias 2 é ferro em brasa na minha carne, porque hoje em 2017 estamos envoltos e exatamente vivendo isso dentro de nós e dentro do nosso País. Vimos algo inédito coisa que nunca aconteceu no âmbito político nacional que foi o fato de um ex-presidente estar sentado a frente de um Juiz para dar depoimentos e tentar sair de uma acusação sobre dinheiro ilícito, empreiteiras, triplex e sítios que explicitamente pertencem a este ex-presidente, mas em nomes de outras pessoas, ou seja, os famosos "laranjas". Olhe, o cenário nacional não está muito parecido com as coisas já vividas muito antigamente?

Falando na língua do advoguês, o que seria o instituto do "Habeas Corpus" ? É um remédio judicial que significa um termo em latim "que tenhas o seu corpo" e que tem por finalidade evitar ou fazer cessar a violência ou coação a liberdade de locomoção, decorrente de ilegalidade ou abuso de poder. "O habeas corpus nasceu historicamente com uma necessidade de contenção do poder e do arbítrio. Os países civilizados adotam-no como regra, pois a ordem do habeas corpus significa em essência uma limitação as diversas formas de autoritarismo", segundo o site Direito Net. 
Durante o meu período de estudante de Direito aprendi a fazer este remédio constitucional que está descrito como um direito em nossa Constituição de 1988. Mas cogitemos que hoje esse remédio jurídico esteja nas mãos de Deus e Ele como Promotor, para impedir que façamos o que seria mau aos olhos Dele. O instituto do habeas corpus é impetrado pelo advogado de defesa com base nas boas chances de seu cliente ser preso por ter feito algo de errado e que talvez o permita responder em liberdade sobre tais acusações. Mas, como Promotor Deus, diante desse tribunal levantado em Jeremias 2, Ele detinha nas mãos este remédio jurídico nas mãos para entregar ao povo não para que os libertasse, mas para que se apartassem de vez da presença Dele e o povo perecesse por sua desobediência. Seria como um habeas corpus as avessas...Nos dias atuais que muito semelhante a outrora este instituto esteja novamente com Ele nas mãos para nos mostrar o quão distante Dele estamos e como estamos engolidos pelo pecado até a altura dos bigodes. Jeremias 2 é um texto longo e muito duro que muito bem ilustra o que Deus queria dizer naquele momento e que faz todo o sentido para nós nos dias atuais.

No início do Seu parlatório Deus lembrava de como eram felizes os tempos em que todos em harmonia com o Pai caminhavam juntos comparando isso a um RELACIONAMENTO entre um noivo e sua amada. Numa certa ocasião tive a oportunidade de ler um livro de ficção cristã muito interessante chamado "Fogo do Céu" de Bill Myers que contava a história de um casal (marido e mulher) escolhidos por Deus para serem as Suas duas testemunhas descritas no Livro de Apocalipse e passando várias experiências sobrenaturais em que uma delas foi quando Deus relata como era o Seu RELACIONAMENTO com a humanidade de uma forma tocante e poética que dizia “(...) Deixem meu Amor despi-los do pecado. Convertam-se e corram para mim, para que eu possa abraçá-los como fiz um dia. Venham para mim, compartilhemos de novo da intimidade de marido e mulher. Tornemos um outra vez. Pois quando somos um... quando você se perde em meus braços e quando nossos corações se entrelaçam, a criação inteira nos observa admirada. Quando somos um, deleitando-nos no prazer um do outro, não há nada, absolutamente nada que você possa me negar,  nem Eu a você. (...)”. 

Diante desse diálogo emocionante e intenso vejo como se Deus fazendo exatamente isso neste início do trecho de Jeremias 2 até o versículo 3 quando Ele mostrava o que era e como que Ele se sentia com este RELACIONAMENTO. Mas a partir do versículo 4 Ele começa a expor a sua demanda e denuncia o povo diante de todos; como já havia mencionado antes Jeremias não tinha papas na língua e era enfático para entregar o que Deus mandava dizer ao povo. Jeremias foi também conhecido como profeta chorão e hoje entendo do porque dessa sua atitude; o profeta sentem o que Deus está sentindo na hora da revelação, na hora em que ele é usado por Deus para falar com povo e naquele momento era tanta podridão vindo da parte do povo que Deus estava extremamente triste e assim se refletia nos profetas. O julgamento começa com as palavras da promotoria e então Deus pergunta: que defeito seus antepassados encontraram em mim para que  seus pais se  tenham afastado de mim? Isso refletia que já havia passado gerações desde o primeiro amor entre Deus e a humanidade e que hoje o que se mostrava era os filhos se espelhando na religiosidade dos pais e fazendo novamente os mesmo erros. Eles se esqueceram de T.U.D.O. que Deus tinha feito quando tirou seu povo do exílio no Egito e os transportou por uma terra que lá ninguém tinha chances de sobreviver. Assim somos nós hoje que esquecemos de onde Cristo nos tirou, do que Ele fez pelo povo no passado e que até aqui tem nos sustentado. A humanidade sempre volta para seu próprio vômito. Somente lembramos de Deus quando a doença vem, quando a morte vem, quando o desemprego vem, quando os negócios não vão bem, quando um filho se rebela contra seus pais, enfim, uma infinidades de situações que vão ocorrer sim na vida, porque é assim que a vida é para cristão e não cristão. A diferença está em saber como lidaremos com os percalços, porque Deus nunca disse que a vida seria feita de uma linha reta, lisa e sem buracos; haveriam sim altos e baixos, curvas, tropeços, mas como você reagiria a estes eventos da vida era o que seria o seu diferencial. Como você está agindo diante a dificuldade? Está orando uma oração egoísta que só fala de você ou fazendo bico e dizendo que Deus não está fazendo o que você quer, apesar de você ser dizimista e ofertante dentro da igreja e por isso você está caindo fora disso? Está de bico, porque ninguém te chamou para fazer nada e não reconheceram o seu valor (valor esse que só você enxerga). Ou você mesmo passando pelo vale ou deserto, tendo ou não tendo, vendo ou não vendo o milagre acontecer você se posiciona como Habacuque que depois de questionar a Deus ele percebeu no seu livro no capítulo 3:17 que ainda que tudo não dê certo ele continuaria a exultar ao Deus de sua salvação? Viver não é fácil...Viver em Cristo é mais difícil ainda, porque estamos sobre a égide de uma salvação que teve um preço a ser pago e que cabe a nós agora seguir em fé por este caminho e firmando cada vez mais um RELACIONAMENTO  com Deus

O julgamento ainda continua com acusações cada vez mais graves. Houve contaminação em tudo que Deus havia deixado de bom para seu povo e a herança tinha perdido o seu verdadeiro valor. A religiosidade e a corrupção e os falsos ídolos fizeram com que Deus expusesse essa situação em plena audiência. Que vergonha! De que valeu todo o esforço e dedicação da parte de Deus de livrar seu povo se mais adiante eles não souberam dar o valor adequado a cada atitude Dele. Você pode sentir a dor de Deus nesse momento? Eu sinto! Nem aqueles cujo a tarefa era de passar adiante as leis e costumes do povo não o procuraram para saber se estavam fazendo o que era correto aos Seus olhos; os sacerdotes também, estavam corrompidos e nada que era ofertado, nenhuma festa, absolutamente nada agradava ao Senhor mais. E mais uma vez a religiosidade e os dogmas corrompidos fizeram um grande estrago e levou ao povo a ruína mais adiante com a invasão de Nabucodonosor e o segundo exílio vivido na Babilônia.  De todo este texto o que mais me chamou atenção foi descrito em Jeremias 2:10-13. Deus questiona se em alguma parte do mundo, onde haviam uma grande sorte de deuses e seus cultos e imagens, eles já tinham visto que qualquer um desses povos haviam dado as costas para seu deus e tivesse trocado por outro...Eita Pai! Porque não aprendemos que sem o nosso RELACIONAMENTO com Cristo não existe nada a não ser o peso da escuridão e do pecado? Porque damos as costas para o Senhor e procuramos outras formas de seitas que se encaixam com aquilo que queremos ouvir. Porque que quando confrontados saímos correndo de Ti, porque é demasiadamente pesado o seu puxão de orelhas? Infelizmente existem cristão que no coração não existe um altar edificado a Deus e sim a outros deuses (vaidade, mentira, imoralidades, etcs). 

Nossa! Isso é muito forte!!!! Mas é para ser mesmo, porque Deus está clamando mais uma vez pelo Seu desejo incontrolável de um verdadeiro RELACIONAMENTO conosco, porque se assim não fizermos haverá um tempo que chegaremos diante Dele e Ele virará a Sua face de nós e dizer que não nos conhece (Mateus 7:23), apesar de termos feito a Sua "obra", "caminhado com Cristo", indo a "igreja aos domingos", "ajudado os que sofrem"; mesmos fazendo tudo isso de maneira dogmática e engessada não existia Deus envolvido nisso, porque não havia um RELACIONAMENTO com Ele. 

É duro de ouvir, não é? Sim é duro de ouvir, mas pior ainda será continuar a viver sem que você tire 5 minutos de seu precioso dia para orar, para ler a Bíblia, para edificar o Reino e produzir frutos para que a Palavra da Verdade entre no seu coração e invada a sua mente e ocorra a metanoia, ou seja, A mudança essencial de seu pensamento e caráter, gerando uma transformação espiritual e dando início ao que mais Deus deseja hoje que é ser o centro da nossa vida. Lembra que falei do simplório, nele não existe metanoia, porque ele fica preso a regras, e paradigmas religiosos que o convenceram que assim era o que é certo, mas Jesus veio para estabelecer um novo sacerdócio uma nova ordem e uma mentalidade nova e livre que quebrava todos os paradigmas existentes até aquele momento em que Deus viu que não haveria mais jeito. Ou Ele enviava O Cristo ou a humanidade iria sucumbir! E assim seguiu todo o texto duro de Jeremias 2:1-37 expondo todas as feridas podres que já cheiravam mau daquela sociedade.

Diante do exposto fomos declarados culpados sim e lançado o nosso nome no rol dos culpados, mas...(essa pequena palavra de 3 letrinhas) somente teve uma magnitude extraordinária quando Jesus declarou TELTELESTAI, ou seja, já está pago o que se devia a justiça, antes de morrer na Cruz por nós. Ele também foi julgado e condenado. O cenário em que Ele passou suas últimas horas de vida foi também num Tribunal e havia um juiz, quem o acusava. Ao lavar as mãos Pilatos deixou de exercer seu papel de juiz e não quis deliberar sobre aquela questão, porque já havia um veredito exigido pelo Sumo Sacerdote Caifás. Na verdade só houve o personagem do promotor e o defensor era o próprio Jesus que com seu corpo dilacerado cumprir uma sentença que não era a Dele, mas que tinha sido imposta a todos nós. Nosso nomes estão escritos no Livro da Vida hoje graças a este julgamento, temos a certeza de um céu, porque sabemos que Cristo está lá e espero que depois de tudo isso você possam curvar sua cabeça e refletir de como tem sido a sua vida com Deus... Não estou apontando o dedo em riste a ninguém, porque me incluo no mesmo pacote. Desejo de coração que haja impacto na vida de vocês e que não tenha sido em vão tudo o que ocorreu naquele tribunal. 

 A MENSAGEM DA CRUZ É A MENSAGEM QUE VAI TRANSFORMAR A MENTE 
RETRÓGRADA DEFORMADA PELA CONFORMIDADE
NA MENTE DE CRISTO QUE É CAPAZ DE PRODUZIR MUDANÇAS NO PENSAMENTO E DE ATITUDE, NOS FAZENDO CAPAZES DE CRIAR RAÍZES E PRODUZIR SEUS MELHORES FRUTOS!

NÃO POR BARGANHA...MAS POR UM RELACIONAMENTO DE AMOR!



Cristina Miranda - Espaço Elohim






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM