segunda-feira, 5 de junho de 2017

FAMÍLIA MOSAICO DO SÉCULO XXI





Sempre partindo do princípio dos significados das palavras lancei mão desse artifício para trazer esse conceito de tipo de família que existe dentro de qualquer igreja nos dias de hoje. Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentescos entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai, mãe, unidos pelo matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. No seio familiar são transmitidos valores morais e sociais que servirão de base para a ajuda ao desenvolvimento do caráter e princípios de um indivíduo. No âmbito família é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto, bem-estar proporcionam a unidade familiar.

Poderia colocar aqui embaixo uma foto de comercial de margarina que ilustraria muito bem este conceito, porque vemos nela a imagem de um núcleo familiar perfeito fazendo parte até algum animal de estimação. Mas a realidade vivida nos dias de hoje não é bem assim. Em uma década o percentual de disformidade dessa antiga realidade foi de 160% a mais, ou seja, essa estrutura descrita na definição acima foi transformada em divórcio. Esse percentual foi declarado pelo IBGE no último censo e eu fiz engrossar esses números. Me divorciei 2 vezes e deles tive 5 filhos e um doido, meu atual marido, (no bom sentido, graças a Deus) resolveu pagar para ver e casou-se comigo e já fazem 13 anos. Eu me divorciei 2 vezes e ele 1 vez e também teve 1 filho. Juntando os meus e o dele e hoje são 6 filhos ao todo. Mas não venho aqui para discutir sobre o divórcio dentro da igreja de Cristo, se pode, se não pode, o meu foco é o tipo de família que surgiu com o advento do divórcio que está muito inserido dentro da nossa sociedade atual e que tipo de família se gerou dai pra frente e que muitos congregam nas igrejas cristãs.

A vontade de Deus é que o casamento seja para sempre ou até que um dos dois venha a falecer, porque a morte separou aquele casal. Existem vários exemplos assim que podem estar ao seu lado, até mesmo dentro de sua própria família. Antigamente na época dos nossos avós, o casamento era visto como uma instituição sagrada e que de modo algum a cisão disso poderia ser considerada. Uma vez foi perguntado ao um casal que comemoravam mais de 50 anos juntos qual seria o segredo para ficar casado a tanto tempo e eles responderam que "é não desistir, perseverar, porque duas pessoas diferentes tem tudo pra dar errado e por isso de nunca ter passado por nossa cabeça desistir de fazer o outro feliz." Nossos velhinhos tinham paciência, as senhorinhas então, se submetiam até mesmo de uma forma ruim, pois se submeter em amor não é nenhum sacrifício; e com muita compreensão pelas agruras vividas ao longo de tantos anos juntos; porque vamos combinar que nem tudo são flores o tempo todo...Mas ficavam ali juntos até que um dia Deus chamasse um dos dois para junto Dele. Esse era o ideal de casamento perfeito e consagrado digamos que no início do século passado.
Não podemos deixar de enxergar esses núcleos familiares que estão se formando a cada dia, mas queria ressaltar um único detalhe que até mesmo Jesus vislumbrou naquela época questionado sobre o divórcio. Na passagem de Mateus 19:1-12 Ele é sabatinado a cerca de um assunto que até hoje é polêmico dentro das igrejas: o divórcio e a sua resposta justifica com clareza o porque o divorcio foi concedido por Moisés na Lei...foi por causa do O CORAÇÃO DURO do ser humano. Um coração duro não é capaz de perdoar nem um pisão dado sem querer no pé quem dirá uma traição. Um pensamento diferente, uma pessoa diferente, crenças diferentes sempre vão causar divergências. Um coração duro não é capaz de perdoar a si próprio e isso gera monstros gigantes na formação pessoal de cada ser humano. A psicologia e psicanálise não me deixam mentir, porque posso afirmar que 95% dos grandes problemas mentais que afetam o ser humano hoje em dia começou no fato de ter sido moldado em um exemplo de coração duro. O coração duro não perdoa, não aceita perdão, diverge da verdade, não assume que errou, e o pior de tudo; ele sempre é visto como vítima da situação ou de si mesmo. O coração tem um timer dentro dele de auto destruição e ai fica inviável quaisquer tipo de reconciliação, reconstrução ou novos recomeços. É triste ser assim ou viver com uma pessoa assim, porque não sabemos em que tipo de terreno estamos pisando e como é complicado "pisar em ovos" e não os quebrar vivemos uma vida tensa e cheia de sobressaltos. Voltando ao que Jesus disse nessa passagem o coração duro do ser humano não foi capaz de permitir que os Planos originais de Deus fossem levados a diante e como líder de um povo que precisava de mandamentos Moisés se viu impelido a abrir este prerrogativa na vontade do Pai. 

Vamos pensar nos dias de hoje e farei uma pergunta: Será que todas as vezes que brigamos com alguém não seria porque temos a tendência a vitimização? Você já parou pra pensar quantas vezes você não ficou fechado para o perdão e sendo assim portador de um coração duro? É difícil de imaginar que nós em algum momento de  nossas vidas fomos assim, tal e qual o exemplo que Jesus deu em Mateus 19...Mas quando isso não tem mais jeito e a separação é inegociável? Temos a nossa frente a Família Mosaico, ou seja, uma família composta por pai e mãe que vieram de um outro casamento carregando consigo filhos e em alguns aspectos gerando os seus próprios em comum. Parece estranho o termo, mas é o que melhor explica essa diversidade de situações que encontramos dentro dessas famílias que fazem parte da igreja de hoje.  
Mosaico é um técnica usada a séculos para fazer imagens ou ornamentos; decoração que se faz pela reunião de pequenas peças coloridas de vidro, de pedra ou de outro material. As peças são assentadas com cimento para formar um desenho sobre alguma superfície, em geral um piso, parede ou teto. As peças coloridas são denominam de tesselas. Mosaico também é sinônimo de união, mistura, reunião, peça, pedra, placa, xadrez, quadriculado, judeu, semita, hebreu e relativo a Moisés. 

Para se obter um mosaico as peças precisam muita das vezes ser quebradas em pedaços menores ou maiores de modo que quando colocado para se fazer uma imagem específica sejamos capazes de identifica-la sem problemas de interpretação. Quando vemos ele pronto vemos sentido diante a imagem. Mas mesmo essas peças disformes, desalinhadas, fora de um contexto por conta de uma situação; elas possuem sentido para Deus, porque Ele ama a todos e não deseja a tristeza a ninguém. Essas peças são cacos da vida dessas pessoas que quando o furacão do divórcio, da separação, da morte chegam restam somente eles para recomeçar. Todos são quebrados em diversos tamanhos, uns mais outros menos, e só Deus para juntar esses cacos e transformar o que não tinha forma, o que estava disforme em uma imagem gloriosa em que reflita Ele no centro de tudo novamente, ou seja, uma nova família. As vezes demora o artesão encontrar os pedaços certos para formar uma determinada imagem desejada, mas quando Ele precisa quebrar mais ainda para essa peça pequenina ser capaz de dar a forma a um todo, Ele quebra e ela se torna capaz de dar a forma a uma imagem gloriosa rica em detalhes. Esses cacos são homens, mulheres, filhos e enteados que chegam nas igrejas e precisam ser remodelados e remontados. Mas para que a imagem fique fixa e que nenhuma pedrinha do mosaico se solte é preciso que seja presa com uma forte argamassa, ou seja, um cimento muito bom que quando seca é praticamente impossível de desfazer o desenho. Essa argamassa é o amor de Jesus que entra nos corações dessa nova família e cura, perdoa, e refaz a história dela. Ninguém entra numa nova relação sem as marcas deixadas pelo relacionamento anterior. É com muito amor e paciência que esses problemas são solucionados com o tempo. Não faço apologia ao divórcio, mas tenho o entendimento que é uma realidade latente no nosso meio e queria deixar claro que a Família Mosaico pode sim dar frutos, ser próspera, e viver debaixo das promessas de Deus. Ela não pode e nem deve ficar apartada nem da sociedade e principalmente dentro das igrejas que devem sim recebê-las e ensina-las a viver a partir desse momento voltado para a vontade de Deus e não a sua própria vontade. A vontade humana ela muda conforme o vento e não é isso que Deus quer de nosso posicionamento quando aceitamos a viver dentro da Palavra. 

Minha família é uma Família Mosaico e ela é assim a 13 anos nesse formato. Depois que comecei a viver a vida voltada para Cristo e respeitando a Palavra hoje posso dar um testemunho de uma situação extrema que é o adultério dentro do meu casamento. Com 6 anos de casada e tudo certo; ali o tal preto no branco, ou seja, civil e religioso realizados passei por isso pela parte de meu marido. Na hora fiquei sem chão, desesperada, porque vi fotos do ocorrido, acho que se não tivesse grades na minha janela eu tinha me atirado do 13º andar do prédio que morava; porque o sentimento que eu tinha foi uma ferida de morte mesmo. Pensei lá se vai meu 3º casamento e me vi vivendo outro lado da mesma moeda que usei nos meus casamentos anteriores, a traição. Se eu fosse "velha criatura" minha tendencia era de pagar na mesma moeda, mas como a minha vida não mais pertencia a mim eu perdoei ele e liberei perdão para ela. Mas não pense que foi fácil e rápido...foi um processo que durou 5 anos para parar de doer e parar de ver as imagens na minha frente como foto reveladas em papel. Era uma ferida latente, pungente, viva que tinha vontade própria, porque ela estava gravada na minha mente e no meu coração. Sendo projeto de Deus a família o inimigo se levanta para destruir esse plano e pacientemente esperou pelo momento emocional certo para realizar seu feito. Lá se ia embora a minha Família Mosaico! Deus precisou jogar outra de mão de argamassa no nosso desenho para que ele não se desfizesse novamente. Dessa vez vi uma luz no fim do túnel, porque meu coração não era mais um coração duro e intolerante, nele habitava o perdão mesmo com a ferida aberta e latejante. Nem eu e principalmente ele não queríamos ter tido que passar por isso,porque nunca foi da índole dele agir dessa forma quando era mais jovem. Tentamos alinhar de diversas formas o nosso casamento sendo ministrados por pastores, cursos para casais e etc, a eficiência veio mesmo de Jesus. Não morava mais em São Paulo, mas estava lá quando me dei conta que eu havia perdoado de verdade o meu marido. Ele comprando um suco pra mim no shopping e eu sentada esperando ele, eu o olhava e vi a imagem da traição na minha mente e disse para mim em voz baixa: "Não dói mais!!!! Não dói mais!!!" repetia isso parecia que por uma eternidade a mesma coisa e um misto de alegria, alívio, tomou meu coração que dos meus olhos vieram as lágrimas e no rosto um sorriso. NÃO DOÍA MAIS...NÃO ME AFETAVA MAIS!!!! A ferida tinha se fechado. e o mundo saiu dos meus ombros e hoje posso contar esse testemunho que Deus cuidou, curou e nos fez capazes de amar um ao outro mais ainda porque já passamos por muita coisas juntos. Tantos falaram para eu me separar e largar meu marido, mas dizia pra mim mesma que não ia agir como antes. As pessoas tem defeitos e passam por momentos difíceis na vida, mas não é por isso que temos que voltar as costas para quem amamos. O amor tudo suporta...Desde o primeiro momento da descoberta passado o período de desespero, resolvi pedir a Deus para reajustar as pedras do nosso mosaico e se preciso fosse; quebrar aqui e ali, nos dar mais entendimento, mais paciência e colocar mais cimento, nos dar compreensão e colocar mais cimento, mais entendimento da Palavra, mais amor e arrependimento nos nossos corações e mais cimento.

Meu mosaico está aqui até hoje e ainda com as peças unidas e conservadas e sempre persistindo em ficar assim; sempre correndo para ao artesão que é a Jesus e a argamassa que é o amor Dele por nós. Conquistar o amor e o respeito dos filhos de seu companheiro ou companheira de início pode ser complicado, mas onde existe amor não existe complicação e sim UNIÃO. Minhas últimas palavras neste post do Blog será para que nos lembremos de que todos estamos sujeitos a errar, mas também a perdoar. O coração endurecido não permite que vivamos o verdadeiro amor e fica claro na leitura abaixo que sem ele nada tem valor. Busque sempre ao amor de Cristo para resolver os seus problemas; só Ele está habilitado a nos ajudar a enfrentar as complicações que criamos nós mesmos dentro de nós. O ser humano é uma caixinha de surpresas!

"Se ainda eu falasse a língua dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria com o um sino que ressoa ou um címbalo que renite. Se eu tivesse o dom de profecias, se entendesse todos os mistérios de Deus e tivesse todo o conhecimento, e se tivesse um fé que me permitisse mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. Se desse tudo que tenho aos pobres e até entregasse meu corpo para ser queimado e não tivesse amor, de nada adiantaria. 
O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, e nem presunçoso. Não é orgulhoso e nem grosseiro, não exige que as coisas sejam da sua maneira. Não é irritável, nem rancoroso. Não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade. O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre se mantêm firme. (...) 

Três coisas, na verdade permanecerão: a fé, a esperança e o amor, e a maior delas é o AMOR." (1 Coríntios 13)



Cristina Miranda - Espaço Elohim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM