segunda-feira, 19 de junho de 2017

O MARCO ZERO DO PROTESTANTISMO - PAULO E MARTINHO LUTERO






O monge alemão agostiniano Martinho Lutero (Martin Luther) valentemente entregou o que o atormentava os pensamentos sobre como a igreja católica lidava com o perdão de Deus em forma de indulgências (perdão concedido pelo Papa através de pagamentos de valor monetário). Ele teve a coragem que muitos não tiveram de levantar 95 motivos pelos quais ele afirmava que tal procedimento não era o correto a ser feito diante de Deus. O livro usado para que tal argumentos fossem usados, foi o Livro de Gálatas, o livro mais contundente que existe na Bíblia, porque Paulo joga na cara da sociedade como agimos errado lidando com um Deus que trabalha através de barganhas e sacrifícios que não fazem mais parte de nossas vidas. Este livro foi escrito por Paulo aos gálatas que era um povo que vivia na Região da Galácia atual Turquia. A intensão de Paulo era advertir o povo a cerca de como estava caminhando os ensinamentos deixados por Jesus, principalmente aos judeus convertidos ao cristianismo. Iniciava-se um duelo entre os judeus que aceitaram a Cristo, mas não deixavam os costumes mosaicos de lado e os gentios que nada sabiam e eram descriminados por terem os mesmos direitos dos judeus/cristãos sem terem sido circuncidados. 

Ainda hoje é possível encontrar denominações que estão mais absorvidas pela Lei Mosaica do que pela graça alcançada através de Jesus que é de graça. Paulo percebeu que estava existindo ali um conceito equivocado do que seria o relacionamento com Deus, pois os cristãos de gálatas queriam fazer as coisas do modo deles este relacionamento e não do modo de Deus. Esta carta foi uma das cartas mais duras deixada pelo Apóstolo Paulo justamente por quê ele entendia que esta comunidade estava caminhando na contra mão do que Jesus havia feito. Lembro que este texto se aplica em muitos aspectos  a nossa realidade dos dias atuais principalmente quando se trata de religiosidade dentro das igrejas. O crescimento espiritual não se dá pela nossa própria força assim também como não podemos ter um relacionamento com Deus através de nossas obras. Paulo lembra que a nossa dependência de Deus é o que torna vital a nossa caminhada com Cristo. A autossuficiência que reinava em gálatas afastava do verdadeiro relacionamento desejado por Deus, já que Ele havia nos enviado um sacrifício perfeito, no qual, havia gerado uma Nova Aliança. Agindo com os nossos próprios esforços estaremos semelhantes aos gálatas e junto com isso vem o auto engano.  Existiram 8 Alianças que Deus fez com seu povo eram elas: Edêmica, Adâmica, Noética, Abraâmica, Mosaica, Davídica, Palestiniana e a Nova Alianças. 

A ALIANÇA EDÊMICA (Éden) 

Cristo, o “Segundo homem” é o último Adão (I Co. 15:45-50), pois Ele retoma todas as coisas que o primeiro Adão perdeu – Paz, Poder e Provisão (Hb. 2:7-9). A vontade de Deus para o homem é o Éden, com isso um homem dominante, sem pecado, e espiritual.


A Trindade funciona da seguinte forma:
Deus Pai= pensa
Deus Filho= executa (verbo)
Deus Espírito= dá vida a execução

O primeiro sacrifício feita na Bíblia foi de Deus, pois em Gn  3:21 Ele faz uma vestimenta para acabar com sua nudez, e isso remete ao sacrifício de Cristo na Cruz, pois somente Deus e não o homem, é capaz de acabar com a vergonha  e a culpa. Em Cristo este sacrifício foi o seu derramamento de sangue para terminar com a culpa e haver a remissao dos pecados (Hb 9:22; 2Co 5:21; Rm 5: 6-11).

A ALIANÇA ADÂMICA

Cristo é a semente da mulher. (Gn 3:15, Gl. 4:4)

 A ALIANÇA NOÉTICA


Cristo é o arco-íris de Deus aplacando a ira e trazendo a graça (Gn. 9:16; Cl 2:9-10). Esta aliança reafirma as condições de vida do homem conforme anunciados pela aliança adâmica e instituiu o princípio do Governo Humano para reprimir a expansão do pecado, uma vez que a ameaça do juízo divino na forma de outro dilúvio foi removida. 


Os elementos desta da aliança são:

a) O homem torna-se responsável pela proteção, santidade da vida humana através de um governo ordeiro sobre o homem individual, até pena capital (Gn. 9:5-6);

b) Nenhuma maldição é adicionada ou anunciada sobre a terra, nem homem deve temer outro dilúvio universal (Gn. 9:11-16). Qualquer mal que sobrevier ao homem, não pode ser atribuída a Deus e sim a desobediência do homem para com o homem e do homem para com Deus.
c) A ordem da natureza é estabelecida e confirmada. (Gn. 8:22)



A ALIANÇA ABRAÂMICA: Todo cumprimento só é realizado através da OBEDIÊNCIA

Cristo é a semente prometida a Abraão. Filho obediente até a morte (Gn. 22:18; Gl. 3:16; Fl. 2:8).

A ALIANÇA MOSAICA – (Ex. 19.5)

Cristo personifica a própria Lei. (“Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha...”)
A Aliança Mosaica, dada a Israel em três divisões, cada uma essencial às outras, que juntas formavam a Aliança Mosaica, isto é:

►os mandamentos, expressando a vontade de Deus; 
►os juízos, regulando a vida social de Israel; 
►as ordenanças, governando a vida religiosa de Israel. Esses três elementos formam “A LEI”


A ALIANÇA DAVÍDICA 

Cristo é a semente e o herdeiro e Rei prometido a Davi (I Cr 17: 11-14; Mt. 1:1; Lc 1:31-33

A ALIANÇA PALESTINIANA (Ministério Terreno) 

Cristo viveu em obediência na terra como judeu e está agora através da igreja realizando suas gloriosas promessas (Dt. 28:1 e 30:9).

A NOVA ALIANÇA

Cristo é a Nova Aliança, pelo sacrifício de seu corpo na Cruz do calvário. (Hb 8:8-13)

A Nova Aliança, a última das oito grandes Alianças das escrituras se caracteriza como:

►“melhor” do que a Aliança Mosaica, não moralmente mas em eficácia (Hb 7.19 compare 8.3-4); 
►está estabelecida sobre promessas melhores, isto é, incondicionais. Na Aliança Mosaica Deus diz, Se... (Ex. 19.5); Na Nova Aliança Deus diz, “Eu Farei...(Hb. 8.10-12); 
►sob a Aliança Mosaica, a obediência brotava de temor; sob a Nova Aliança, ela brota de um coração e uma mente dispostos a um relacionamento verdadeiro com Deus através de Cristo; 
►na Nova Aliança garante a revelação pessoal do SENHOR a cada cristão; 
►ela assegura esquecimento completo dos pecados e repousa sobre uma redenção consumada, através de Cristo Jesus;
►o sacrifício de Cristo é o fundamento (Mt. 26:28; I Co. 11-25). Ele é o nosso substituto.

As alianças existiram por uma razão, pois era a forma de Deus continuar  cuidando do povo a medida que se passavam as gerações. Todas as alianças ocorridas antes de Cristo eram necessários sacrifícios e uma figura que fizesse a ponte entre o povo e o divino. Por isso tantos sacerdotes, tantos sacrifícios e profetas foram levantados por Deus para representar uma verdade que viria acontecer muito tempo depois. Ninguém tem como discutir que Jesus foi um divisor de águas para a humanidade em muitos aspectos, porque tudo era feito até então no Templo por homens tais como sacrifício de animais, e as ofertas, mas como não era mais necessário acontecer dessa forma por causa da vinda de Jesus, porque Ele estabeleceu uma Nova e Eterna Aliança. Essa aliança se dá através da graça (de graça), porque tudo já foi pago no momento da morte de Jesus na Cruz. Hoje encontramos denominações tão envolvidas ainda com as alianças anteriores, tais como fazer festas com as temáticas hebraicas entre outras coisas mais que não me espantaria ouvir que alguma denominação que ainda oferece sacrifícios de animais hoje em dia. Ai eu pergunto a vocês? Somos judeus? Nãooo... Somos descendentes de judeus? Nãoooo...Seus pais, irmãos, primos, tios, sogros, maridos filhos, todos do sexo masculinos foram circuncidados quando aceitaram a Jesus e entregaram as suas vidas a Ele? Nãoooo. Então, porque ainda encontramos pessoas que acreditam que precisam das Leis dos judeus para poder servir e seguir uma vida com Cristo? 

Não era projeto de Deus usar o homem para servir de intermediário entre Ele e seu povo; não para que fosse eleito 1 capacitado a entrar na presença de Deus e não morrer. Isso fica bem claro em Êxodo 19:4, pois ele diz ali que TODOS exatamente TODOS seriam seus sacerdotes, ou seja, TODOS poderiam estar em Sua presença e desfrutar do benefício de se viver tendo Deus como o Senhor de suas vidas. Mas sabe como é o homem, ser humano, pra que eu me sujeitar a não ter pecado e obedecer a Deus se tem outro que pode pagar o preço por mim? Ficou claro em Êxodo também que o povo não queria fazer a sua parte para obedecer e ter um relacionamento com Deus. Vejam bem, o povo em Êxodo 20 recebeu os 10 Mandamentos direto de Deus, pois Ele desceu até o Monte Sinai e falou diretamente ao povo, mas para isso eles tiveram que se santificar e se consagrar por 3 dias para poder receber a Deus sem pecados; era fato que se alguém não tivesse feito o que Moisés teria orientado fatalmente iria morrer, porque a presença de Deus estava naquele lugar e o juízo Dele também. Deus ainda adverte "NÃO ULTRAPASSEM O LIMITE PARA SE APROXIMAR DO SENHOR". Era muito para eles ter que agir e ficar em santidade o tempo todo e então veio a seguinte colocação de um povo medroso e hipócrita: "Olha só Moisés nós faremos tudo que Deus mandar fazer, mas fale somente Tu com Ele; fale você conosco e ouviremos, mas não deixe que Deus fale diretamente, pois morreríamos!" Nesse instante o povo perdeu a oportunidade de ter uma comunhão e um relacionamento direto com Deus por conta do pecado que na verdade eles não queriam deixar de lado. "Valeu Deus por ter nos tirado do Egito, aberto o mar e nos fazer andar pelo deserto sem que nada nos faltasse, mas não vai dar ter um relacionamento santo contigo não". Era essa a resposta subliminar que o povo estava deixando escrito. 

Quando li o livro de Gálatas, li as 95 teses de Lutero perguntei para Deus, porque o povo ainda queria voltar a uma aliança que não fazia mais parte das vidas deles? Uma vez estudando a Bíblia marquei o versículo 19:4-6 e escrevi assim: "Não era projeto de Deus usar 1 homem para falar com Ele", foi então que entendi que TUDO já foi feito, TUDO foi consumado e TUDO foi pela Graça. O que ocorreu em Êxodo estava se repetindo em Gálatas, mas com uma outra roupagem, pois nesse momento Jesus já havia cumprido a sua missão e a graça já estava estabelecida em nosso meio. Viver um Evangelho que contempla as Leis, ou seja, as antigas alianças feitas por Deus é não viver o Evangelho da troca e sim de barganhas; o Evangelho da troca de cumplicidade que gera um relacionamento com Deus, o da barganha não. Não amo a Deus pelo o que Ele faz por mim, mas pelo o que Ele é, pelo o que Ele significa  para mim; porque ao contrário das alianças anteriores a Nova e Eterna Aliança ela me proporcionou o meu livre acesso diante de Deus mesmo estando em pecado, pois quando assim me apresento, no qual rasgo meu coração e me arrependo Ele derrama sobre mim o sua bondade e por isso não importa como estamos, mas importa o que queremos com Ele, pois o que não estão envolvidos nesse ato não são coisas materiais e sim um relacionamento real que por consequência desse relacionamento acabamos sendo abençoados pela graça e pelo amor.

A bondade de Deus é a primeira coisa que recai sobre nós quando nos despojamos do nosso eu. O amor de Deus nos toma por inteiro e não conseguimos mais viver sem esse amor. A misericórdia diária do Pai alimenta a nossa vontade que mesmo que errando sempre teremos a graça que nos permite ser alcançados pela Sua infinita misericórdia. Paulo cria que se continuasse a caminhar pelas veredas que os gálatas estavam querendo andar, isso os levaria a ruína e principalmente ele entendia que estariam pregando Jesus na Cruz novamente como já havia sido feito, só porque eles queriam fazer do jeito deles e não do jeito de Deus.

Entendam que a busca da santidade será constante, porque somos humanos e vivemos num mundo real e não no mundo do "era uma vez"; somos almáticos e sempre estaremos passíveis de errar, mas busque o que Deus tem para você; busque o Reino, busque um relacionamento íntimo com Deus, busque a presença do Espírito Santo todos os dias e permita que Deus esteja ao seu lado não porque você quer, mas porque você precisa, não pelas coisas que Ele pode te dar, mas pela necessidade do Amor que você tem por Ele. 

Martinho Lutero escreveu 95 teses pelas quais ele entendia o que de errado acontecia a sua volta e eu...

COLOCO ABAIXO 10 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊS NÃO DEVEM PERMITIR QUE A SUA FÉ SE ABALE LEMBRANDO SEMPRE...:

1- Não  barganhe mais com Deus e nem lhe estabeleça listas de conquistas, pois a lista é sua, os desejos são seus e pode ser que algum deles não sejam o que Deus quer para você;
2- Não aja com meninice e bate o pé quando não receber o que vocês querem;
3- Não se julgue mais ou menos amado por Deus, porque não teve a resposta que queria; 
4- Não dê as costas para Deus mesmo que o homem te faça sofrer. Já fiz isso achando que agia certo, mas no final das contas quem saiu perdendo mais nessa história foi eu mesma. 5- Não deixe de buscar este relacionamento, porque quando menos você esperar Deus estará falando audivelmente com você e viver no extraordinário é tremendamente prazeroso...acreditem;
6 - Não deixe que as tarefas do seu dia a dia te impeçam de conversar com Deus e ler a Sua Palavra, hoje em dia a Bíblia cabe todinha dentro do seu celular. Não importa o lugar o que importa é a disposição!
7 - Não se deixe enganar por você mesmo, porque vale muito a pena buscar este relacionamento. Não é fácil, porque é necessário posicionamento que talvez você não queira tomar agora, mas faça, porque a sua salvação ela tem que ser diária e não somente naquele dia que você levantou a mão quando o pastor fez o Apelo durante um culto para aceita a Jesus;.
8 - Não se esqueça que você foi crucificado com Cristo, porque o castigo era nosso e não Dele e por isso não é mais nós que vivemos em nós e sim Cristo;
9 - Não circuncide a sua fé por coisas que já foram feitas para você na Cruz. Tudo que diz no Antigo Testamento foi para testificar a vinda do Cristo e não para que vivamos nela mais. Cristo pagou alto preço por todos nós;
10 - Não é fácil viver como cristão, pois devemos entregar áreas da nossa vida que talvez não queremos ou não estamos preparados para entregar, mas se permita ser transformado em nova criação e viver o que Deus tem de melhor para nós. Cada um em seu momento e querendo contemplará este relacionamento e a quem Jesus toca com seu relacionamento nunca mais será o mesmo. 



Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM