quinta-feira, 15 de junho de 2017

PALAVRAS...





O que são palavras?
O que elas representam?
Quais as palavras que fazem a diferença?

Palavras são feitas da junção de várias letras e dessa união de letras e fonemas que elas dão origem a uma palavra. Nossa, seriam tantas coisas a dizer sobre palavras que palavras me faltariam para dizer. Deus não as poupou, pois Ele disse todas na Bíblia e como Ele é um Deus vivo continua a nos dizer e liberando palavras para nossas vidas. As palavras possuem um significado, um termo, um vocábulo, uma expressão, é manifestação verbal ou escrita formada por um grupo com uma significação. As palavras são um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras que quando agrupadas formam frases. Uma resposta grande complexa do que são palavras  tem sentido  para mim de o que significa sementes. 
As sementes são pequeninos grãos de um fruto de uma árvore que pode ser grande ou pequena. Dentro de cada micro grãos ou não existe uma determinada vida, uma existência o que ela carrega dentro de si é um universo inteiro. 
As palavras também são assim podem ser pequenas como a palavra que possui 2 letras ou a maior de todas da nossa língua portuguesa  que é PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANONIOSE essa palavra possuem 44 letras que significa uma doença pulmonar causada por inalação de cinzas de erupção vulcânica. 

Mais ou menos 328 vezes a palavra Palavra é sitada na Bíblia e não seria diferente, porque o que está contido nela são palavras de direcionamento, esperança e fé a cerca do relacionamento entre Deus e o ser humano. Existem vários tipos de palavras; as que edificam, as que maltrata, as que nos encoraja, as que matam dentre outras. Em Provérbios 18 fala muito da sabedoria das palavras dos sábios e da tolice dentre os tolos. Há palavras que edificam e as que destroem. Simples assim; toda palavra carrega em si muita força que quando lançada pode trazer a cura, o milagre ou a maldição e morte.

Já experimentei das duas doses e a segunda sempre é a mais difícil de superar, porque ela causa feridas que podem levar a morte física ou espiritual. Para que haja uma franca recuperação é necessário muito amor, tempo e paciência, porque ficamos sempre com o pé atras receosos de sermos feridos novamente. Posso afirmar que de 100% das pessoas que saíram da igreja, se "desviaram"  e deixaram o Evangelho de lado, 95% dessas pessoas foram por conta de palavras que foram lançadas tais como fofoca, falta de tato dos líderes, e até de maldição. Nossa! Palavra de maldição, não pode ser?!?? Caros leitores infelizmente é o que mais tem dentro nos ministérios hoje em dia. Por isso é preciso se vigiar para não lançar nenhuma palavra que não seja para edificar alguém, pois diferente da flecha quando lançada ela pode acertar o alvo ou não, mas em se tratando de palavra lançada ela sempre atinge o alvo e ele é certamente o coração e a mente das pessoas. Uma palavra mal intencionada, uma palavra encoberta pelo véu do "irmão, meu querido..." e ali vem a bomba faz um estrago enorme na vida das pessoas. Vivi muito tempo com um estigma de uma palavra lançada por um líder de louvou de uma igreja conservadora. Mas, quando me converti e entreguei minha vida a Cristo tive a oportunidade de arrancar do mais profundo e obscuro lugar onde se encontravam essas palavras que reverberavam sempre em meu coração. Jesus arrancou com todas as raízes de amargura, medo, insegurança e pude viver livre de todas aquelas palavras. E não pense que foram palavras de ódio... não, não foram, ele só disse que eu iria ser dele para sempre (detalhe ele era casado). Isso ocorreu muito antes deu conhecer a Cristo e caminhar com Ele e por incrível que pareça foi ele que falou do amor de Deus para mim. Posso afirmar que fui testemunha de uma maldição que se transformou em benção.

Convivi com essas palavras ressonantes no meu coração por muitos e muitos anos e quando tinha problemas com meu marido (que hoje já temos 13 anos de casados) também eram essas palavras que eu ouvia primeiro como se me afirmasse "viu ele estava certo, você nunca mais vai conseguir amar outra pessoa!". Não preciso nem dizer como foram momentos difíceis que tive que enfrentar por conta de uma palavra lançada que o mundo espiritual recolheu e o coletor foi o diabo.  Ele usa dessas palavras lançadas nos mais diversos momentos ou de fúria, tristeza, raiva e as recolhe as guardando para que no momento oportuno, porque o diabo tem muitas mais muita paciência em agir aguarda o momento certo e as lança na nossa cara e usa como receptáculo de amarguras e tristezas. Muitas são levadas a atentar contra suas vidas, mas infelizmente, existem outras que conseguem ter êxito na tentativa. Entenderam como é crucial medir suas palavras em determinados momentos, pois é preciso ser prudente no que declarar? Vejam como tem falado com seus filhos, seus maridos, seus pais, seus amigos, seus colegas de trabalho, com seus subordinados; lembrem-se sempre que as palavras lançadas sempre caem em alvo certo, o coração.

Mas, chega de falar das palavras que tiram de nós a nossa paz e vejamos o que acontece quando liberamos palavras de benção, de incentivo, de amor aos outros. Já ouviram falar que quando fazemos o bem sem olhar a quem somos nós que recebemos mais nessa troca? Assim ocorre quando declaramos as palavras no nosso dia a dia. Nos dias de hoje na famosa da era digital olhamos muito para baixo, porque estamos vendo as mensagens do celular, verificamos de 5 em 5 minutos as redes sociais e etc, mas não conseguimos dar mais um bom dia para quem você não conhece, não sabe dizer obrigada, com licença, por gentileza. Elas são palavras simples que quando são ditas podem iluminar o dia de alguém. Eu dou bom dia até para o açougueiro do mercado perto da minha casa, as vezes uns respondem, mas há outros que nem abrem a boca...rsrs. Sabe, existe uma coisa básica no âmbito social que é tratar os outros conforme gostaríamos de ser tratado, ou seja, tratar todos bem, porque gostamos de ser tratados bem. O famoso "Amar ao próximo como a si mesmo". Como essa frase tem tando peso e energia? Mas advirto! Amar a quem gostamos é muito fácil, mas amar a quem nos odeia e nos humilha é complicado, porque nós ainda não evoluímos e pedimos graça ao Pai todos os dias para agir assim. Como é difícil amar o seu inimigo e na frase "Amar ao próximo como a si mesmo" está mais ligado as pessoas que não gostamos ou não gostam de nós do que dos nossos amigos. Ai está o X da questão. Quantas vezes sentimos a carne tremendo de raiva por uma determinada pessoa que conhecemos que semeia o mal, ela é má cria intrigas, mente, causa sofrimento nos que você gosta e ainda assim temos que amar?

Nos vemos num momento em que o nosso manto de santidade vai ficando curto e clamamos para que Ele aumente a orla desse manto ou troque as nossas vestes. Existem pessoas que conseguem nos tirar do sério e são com ela que acabamos a aprender a exercitar o amor ao próximo. A nossa oração não pode ser uma oração de vingança e nem de juízo, pois, lembre-se que orações são palavras lançadas nas quais o mundo espiritual e se apossa. A nossa oração, ou seja, nossas palavras precisam ser (que por mais que a alma diga não) ser de abençoar aquela vida que nos atormenta ou nos fere de alguma maneira. Deus não é justiceiro e vingativo; Ele é justo e juiz, ou seja, Ele sabe quem está agindo errado, mas Ele quer ver como você filho(a) Dele  reage a tais afrontas e tristezas. O juízo Dele sempre chega e não somos negados a saber. Vemos de camarote na área VIP tudo caindo por terra e a pessoa que nos humilhou hoje está derrotada. É o que desejamos? Não, mas toda palavra lançadas é recolhida e se você escolher lançar ventos fatalmente colherá tempestades.

Cuidado! Vigie os seus lábios e sua língua, porque mesmo sendo de tamanho pequeno ela é capaz de semear o bem e vida como também a discórdia e morte. Lance palavras de amor, lance palavras de incentivo, de alegria, de carinho, de afeto, que certamente colherás bons frutos. Ao longo desse tempo escrevendo no Blog do Espaço Elohim pude receber retornos de diversas publicações e de diversos leitores que me acompanham que sempre me deram palavras de incentivo, força e para seguir adiante, porque eu não poderia parar os estudos e que eram palavras de Deus para edificação do Seu povo. Me emociono não pelo carinho, mas por saber que Deus está sendo lido através da minha vida nos quatro cantos do Planeta e é isso que me faz caminhar seguindo em frente enchendo as linhas do meu caderno com tantas palavras.



Edifiquem, clamem, declarem, leve vida através de vocês... através de suas PALAVRAS!


Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM