quinta-feira, 1 de junho de 2017

PÉROLAS...




Segundo o site Brasil Escola a formação de uma pérola, também denominada de margarita, ocorre em razão da penetração de substâncias, partículas (areia) ou microrganismos (o) entre a concha e o manto de algumas espécies de ostras. Em resposta ao corpo estranho, o manto secreta uma série de camadas de nácar ou madrepérola. A pérola é a ÚNICA gema no mundo de origem animal, ou seja ela é a ÚNICA gema (pedra preciosa) que para que se tenha é preciso que um ser vivo MORRA. O valor dessa pérola tem um alto preço, porque são raras e demoram um tempo para serem recolhidas; cada vez que a abrimos a matamos e sendo vida, seja qual for, tem um preço a ser pago. A pedras preciosas de origem mineral se formam dentro de montanhas e se extraídas isso não  significa que a matriz morre, mas a pérola sim, a matriz morre quando abrimos a ostra para retirar a pérola. Dentro de cada ostra podem existir várias pérolas ou somente uma, mas o preço é o mesmo para se obtê-las; é a MORTE. Lembre-se desse detalhe muito interessante, sem dor, sem ferida e sem  sua morte a ostra não produz pérolas.

Como já disse em outras publicações anteriores do Blog, muitos de nosso chamados ditos populares vieram da Bíblia e como não poderia deixar de ser encontrei mais um desse para entrar no rol. Procurando na Bíblia se havia alguma co-relação sobre a menção de palavra pérolas encontrei várias passagens inclusive a que remeti ao nosso dito popular "Não jogue pérolas aos porcos; e falar com fulano é como se dar pérolas aos porcos, ou seja não vale a pena o esforço." (Mateus 7:6)
Jogar pérolas aos porcos seria fazer algo que não valia a pena, não teria valor algum para aquela pessoa e que de nada adiantaria o esforço. Tanto no Antigo Testamento como no Novo a palavra pérola aparece assim como usou Jesus ao se referir sobre o valor do Reino de Deus fazendo uma comparação com o negociante de pérolas e ao indagar ao rapaz rico o que ele achava necessário para merecer ir para o Reino dos Céus.
Ficamos tão envolvidos com as coisas do dia a dia; tão envolvidos com nosso trabalho; nossos estudos; as contas pra pagar; o aluguel vencendo em poucos dias; prestações atrasadas; filhos, casa, mercado e tudo o mais que nos envolve e nos soterra de "pré-ocupações" que não damos o verdadeiro valor a determinadas coisas. Coisa é um substantivo feminino que significa tudo que existe ou possa existir  de natureza corpórea ou incorpórea. Uma vez aprendi não me lembro com quem que a palavra coisa sempre pode ser substituída por uma palavra específica. É engraçado que aqui em casa vira e mexe alguém fala pra mim "Mãe pega aquela coisa pra mim?" e eu não pergunto que coisa e sim respondo "defina coisa!", porque coisa pode ser qualquer coisa.

Por isso tentarei definir as coisas que falei acima...
Estava falando sobre valor, ou melhor sobre o pouco valor que damos a determinados sentimentos, pessoas, atitudes, palavras ditas, palavras não ditas, sendo espirituais ou não entre outras. Existe uma total falta de interferência nossa em não parar para pensar, simplesmente pensar não só em si, mas no outro. O valor dessas coisas está naquilo em que acreditamos e vivemos, pois é um valor abstrato que para um pode valer mais do que para outros.
Jesus usava em seu repertório para falar com um povo que nada entendia sobre as leis de Deus as historietas ou parábolas que tratavam das coisas mais profundas com relação a Ele e ao Reino. Uns entendiam de primeira, outras precisavam que explicasse (o famoso "quer que eu desenhe?") e existiam outros tantos que não queriam entender por conta de seus dogmas e verdades já estabelecidas. No capítulo 13 de Mateus estão repletas dessas parábolas as quais Jesus lançou mão para ensinar sobre as Escrituras, sobre o Reino, sobre o tamanho de nossa fé. O que mais ele usou parábolas foi para explicar sobre o Reino, porque tudo era muito difícil de entender ainda mais algo que não era possível de se ver. O conceito de Reino para eles era algo superficial e normal como seria para qualquer um até nos dias de hoje, que seria um lugar nessa Terra onde haveriam um Rei e seus súditos. A parábola que inclui o negociante de pérolas como comparação ao Reino é a que me interessou. Um negociante de pérolas possuía muitas pérolas de valor, mas quando ele encontrou A pérola de grande valor ele não pensou duas vezes e vendeu todas as outras para comprar A de mais valor. Jesus mostrava que o que se tem aqui na terra pode até seu valor monetário ou sentimental, mas nada terá O grande valor que se "vendermos" tudo isso para se ter A pérola de grande valor seria o nosso lugar no Reino de Deus.

Ao longo de nossa vida pela graça e misericórdia divina; nascemos e vivemos; todos os dias nos achando "ricos" em saúde, prosperidade, família estruturada, mas chega um determinado momento em que disso nada parece ter mais valor, porque sentimos um vazio dentro de nós. Essa falta de compreensão do que realmente falta em nós é nossa intimidade com Deus que começa quando em primeiro lugar entregamos a nossa vida a Cristo para que através do que Ele fez na Cruz, possamos receber a salvação e então inicia-se um relacionamento com a Trindade. Podemos guardar e comprar muitas pérolas, mas a de mais valor é a entrega de nossa vida a Jesus e o que faremos depois disso, porque é assim que conseguimos o nosso passaporte para nossa vida eterna.
Se entregamos a nossa vida a Cristo e não  mudamos verdadeiramente o nosso caminho; ou não formos orientados por nosso líderes de maneira correta; ou não aceitamos o ensinamento podemos nos recordar de Mateus 7:6 e na verdade nós seremos os cães e os porcos dessa passagem,  pois não seríamos capazes de dar o verdadeiro valor das coisas espirituais. Cristo ensina que não devemos forçar a ninguém ao Evangelho sobre as pessoas que agem assim.  Só que Deus não desiste de nós. Ele consegue nos pegar bem lá frente, na esquina...na curva!
Você sabe o valor do preço que Jesus pagou por nosso pecados e por nossas vidas? Será que sereia humanamente possível mensurar este valor?

Como disse antes a pérola é a ÚNICA gema que vem de um ser vivo que precisa ser FERIDO E MORTO, para produzir algo de grande valor. Somos vistos como pérolas aos olhos de Deus, no qual Jesus foi a nossa "ostra", porque Ele deu Sua Vida, foi ferido e morto  para nos tirarmos da condição de "parasitas ou grão de areia" para gemas de GRANDE VALOR. Assim como é O Reino para o qual estamos destinados a ir no momento certo, nem antes e nem depois. Só temos direito ao Reino se for através Jesus, pois ninguém vai ao Pai se não for através Dele. Ninguém que teve a vida entregue a Cristo consegue ficar totalmente indiferente, porque Ele nos envolve com seu "manto de madrepérolas" e começou aí a nossa grande transformação. 


QUE AMOR FOI ESSE QUE NOS TORNOU PÉROLAS...PEDRAS PRECIOSOS AO OLHOS DO PAI?
PODEMOS ENTENDER QUE NO FINAL DAS CONTAS AS PÉROLAS VIVERÃO PARA SEMPRE!

Cristina Miranda - Espaço Elohim





5 comentários:

  1. Adoro seu blog, mto bom, ler e se edificar antes de dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aimes,

      Obrigada por acessar meu blog e agradeço mais ainda pelas suas palavras. Gostando do tema coloque o que achou.

      Em breve estarei publicando um livro!

      Deus é Maravilhoso e tudo é para honra e glórias a Ele.

      Forte Abraço!

      Excluir
  2. Edificante!!! Que vc continue sendo um canal abençoador!

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! muito edificante continue não pare!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tamiris ...

    Fico muito feliz que tenha gostado, porque tudo é para honra e glória do Senhor.
    Aproveite cada post que será edificante para a sua vida.
    Forte Abraço e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM