quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ARRIVALS AND DEPARTURES = CHEGADAS E PARTIDAS







Nos aeroportos do mundo inteiro em qualquer idioma local sempre tem escrito as palavras Arrivals e Departures que em português significa Chegadas e Partidas. Demorei para engrenar neste post, porque não sabia o porquê essas duas palavras começaram a povoar a minha mente toda vez que eu queria escrever. Já deve ter se passado quase um mês desde que senti no coração de escrever sobre isso, mas me perguntava o que? Aeroporto existem dois sentimentos antagônicos que o permeia; primeiro a alegria de viajar ou de chegar de uma viagem e outra o sentimento de tristeza da partida de alguém muito querido que se vai e não sabemos se e quando vai voltar. Falemos da primeira parte que é quando vamos viajar que programamos tudo e é em sua maioria uma alegria, pois é a recompensa por termos trabalhado o ano todo e que agora podemos descansar e em um lugar onde não conhecemos e quem fica sabe que você tem dia e hora para voltar vai ficar acompanhando tudo pelas redes sociais, porque somos assim mesmo exibidos. Vamos vislumbrar esta chegada pelo âmbito da vida... Quando estamos esperando a chegada de um novo membro da família seja natural ou adotado, fazemos exatamente o que fazemos quando fazemos os preparativos para ir viajar e ter as nossas merecidas férias. Desejamos muito, fazemos planos, compramos os acessórios necessários, ficamos com a expectativa de ver o nosso sonho sendo realizado. Nessa mesma vibe imagina a felicidade de Deus quando Ele idealizou você? Ele te conhece mesmo antes de você ser gerado e por isso sabe o que início, meio e fim de sua vida. A alegria segundo a Bíblia de Estudos da Mulher é um dos Frutos do Espírito e que é claramente diferenciada dos prazeres temporais deste mundo que estão sempre associados a circunstâncias. Uma mulher cheia do Espírito Santo continua a alegrar-se ,mesmo enfrentando problemas. Quando você se alegra, essa alegria pode ser dividida com os outros. Permanecer na fé é a chave para se ter essa alegria. Em Gênesis Deus mostra a sua tremenda alegria em criar tudo o que conhecemos hoje, o dia, a noite, as estrelas, a natureza com suas plantas, os animais e a sua maior e predileta criação, o ser humano. A alegria que Deus teve quando criou todas essas coisas pode ser comparado ao nosso intelecto de como uma mãe que espera por seu filho querido. Deus deu a mulher o privilégio de gerar vida assim como Ele na criação. Ele gerou vida, deu nome, colocou todas as coisas em seu devido lugar. Separou tudo conforme teria que ser para que houvesse o equilíbrio e a perfeição nesse mundo. Deu um nome para nosso planeta, Terra, e por isso tudo tinha sua identidade e propósitos. A alegria da chegada ou do termino de um projeto é indescritível dependendo do ponto de vista de quem o fez. Cada vez que coloco um ponto final em meus posts me sinto realizada, pois tenho a convicção de quem fiz o que me foi dado a fazer e quando fazemos o que nos pedido a fazer sentimos que fazemos parte de algo maior, sentimos que realizamos algo; mesmo que para outros isso não seja nada ou até seja insignificante. Mas para mim que fiz, que coloquei cada detalhe e palavra e pesquisa antes de escrever, quando contemplo a minha "obra" terminada me sinto realizada assim como me senti quando fui mãe. Em algumas publicações de Bíblias vemos a seguinte frase de Neemias 8:10 que diz que a alegria do Senhor é a vossa força e em outras diz que que era para que o povo  não se entristecesse, porque aquele dia era consagrado ao Yahweh o Senhor. 

Dependendo da partida gera uma certa tristeza, porque partida quer dizer alguém que vai para algum lugar e também pode ter o sentido de não voltar. Tenho um filho que mora longe de mim a bastante tempo; uma hora era aqui mesmo dentro do país, mas em um Estado bem distante e agora ele e sua família estão morando fora do Brasil. O sentimento de quando ele chegava era de imensa alegria e o de partida era uma tristeza só. Não tem como não ficar com o coração na mão quando vemos os nossos amigos ou parentes passando pelo portão de embarque. Dá um nó na garganta e uma tristeza profunda nos acomete, porque não sabemos quando será a próxima vez que iremos nos ver novamente. Ainda bem que existe a nossa "querida" internet, porque assim pudemos encurtar as distâncias, mas coração de mãe sabe como é né?! Nunca será o suficiente a não ser quando estamos perto o suficiente para abraçá-los. Todas as vezes que me sinto triste pela falta de alguém querido o certo é não se entristecer e sim se alegrar, mas se alegrar, porque Deus está andando comigo neste momento difícil de saudade. Essa palavrinha que não existe significado em outros idiomas machuca demais o coração da gente. Temos saudades de pessoas, momentos, gostos, sensações que um dia nos deram muita alegria e hoje não existe mais. Outro dia vendo um vídeo do meu pai falecido meus olhos se encheu de lágrimas e de saudades. Meu pai não poderei mais conviver, porque ele já se foi mas a saudade ainda que dolorosa nesse momento, sei que um dia ela vai deixar de doer e passar a ser uma feliz lembrança de um momento descontraído que apresentava no vídeo; ele dançando aos 80 e poucos anos como uma criança contente mas já com a demência senil  já instalada. E quando essa partida é pra sempre? De que maneira ela doe? Ainda não somos evoluídos e entender que nada nesse mundo é eterno, poque ele foi criado para ter um começo meio e fim em todas as coisas, inclusive em nós. Ninguém vai ficar para a semente como dizias os antigos. A chegada de uma vida trás tanta alegria e felicidade que posso dizer que é na mesma medida da tristeza da partida ou morte de alguém que amamos. É no momento exato de nosso nascimento que começamos a morrer. Chegadas e Partidas são movimentos que é princípio da natureza e não existe como se livrar disso. O ciclo da vida é assim é imutável; mas existem pessoas que não se conformam com a lei natural e ficam querendo mudar as situações e mudar o que é natural. Nascer e morrer são ciclos, são momentos que temos que passar sem chances de não viver. Passar por eles com Deus diria que seria com alegria, pois muitos deles podem ser os momentos em que vamos rir e outros chorar. As tristezas pelo luto se tornam marcas indelével que ficam com o uma cicatriz que está ali por conta de ter sido recente ou pode ser apenas uma marca vai te fazer lembrar de momentos.
  
Aprendi com o passar dos anos e tive a certeza quando alguém descreveu isso para as telas do cinema de que Deus nos ama tanto que faz algo que ninguém mais faz que é recolher as nossas lágrimas sejam elas de tristeza ou alegria. Lágrimas são sementes que quando lançadas palavras de nossos lábios Ele joga as lágrimas recolhidas para germinar o que nasceu em nosso coração e saiu de nossa boca. A Palavra do Senhor é uma espada de dois gumes, ou seja, ela tem fio para separar as coisas tanto as boas ou como as coisas ruins. Cada palavra que lançamos está encharcada de emoções e seja ela qual for Deus vai depositar as lágrimas nessas palavras e ali nascerá o que você proclamou. Deus é tão maravilhoso que não só vê nossas lágrimas como também as recolhe/guarda em seu odre e as enxuga. Quem mais faria isso por nós? Quem mais se inclinaria e olharia para nós com tanta compaixão e enxugaria as nossas lágrimas; e ainda existem momentos em nossas vidas que nos achamos sozinhos... Ao mesmo tempo que é lindo ter essa certeza é assustador, porque tudo que plantamos colhemos e por isso devemos vigiar sempre o que falamos e o que desejamos em nosso coração. Lembra da Alegria Fruto do Espírito? Então este fruto que devemos desenvolver dentro de nós o tempo todo, pois mesmo com o coração enlutado, triste ou feliz é com esta mesma alegria que devemos andar, porque sabemos que Deus está ao nosso lado mesmo nos momentos mais difíceis e que ter essa alegria não é desrespeito e sim a convicção de que vivemos pela fé e pela fé veremos a vitória prevalecer em nossas vidas. 

As lágrimas recolhidas por nosso Pai é reservado para regar todos os sentimentos existentes em nosso coração sejam eles bons ou ruins. Tudo ceifaremos assim está afirmado na Palavra e por isso temos que tomar muito cuidado com o que desejamos e falamos. Chegadas e Partidas geram sentimentos opostos e ao mesmo tempo iguais, pois podemos sentir tristeza na chegada ou alegria na partida; como é complexo o ser humano...e principalmente antagônico. Mas foi assim mesmo que Deus nos fez, nascemos assim porque são nas diferenças que existe a beleza da criação, pois se tudo fosse igual que graça teria? Chegadas e Partidas, alegrias e lágrimas estão misturadas, pois tudo isso pode acontecer no Embarque e Desembarque que é viver nesse mundo. Creio que muitos já leram este poema e eu achava que era de um autor desconhecido, mas estava enganadaseu título é Pegadas na Areia. Ele foi escrito em 1938 por uma mulher chamada Mary Stevenson. Como ela não tinha a hábito de assinar seus escritos muitos foram que se apropriaram deste poema e em 1987 foi comprovada a sua autoria. Mas o que mais importa são as palavras que fizeram desse poema um dos mais bonitos e verdadeiros que já li. Deus sempre estará ao nosso lado tanto nas CHEGADAS OU PARTIDAS...



"Um dia eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
E no céu passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava percebi que eram deixadas dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes  da minha vida. 
Isso aborreceu-me deveras e perguntei ao Senhor:
- Senhor, tu me disseste que, tendo eu resolvido te seguir, tu andarias sempre comigo em todo o caminho? Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegada na areia. Não compreendo que na hora que mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu: 
- Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas de prova e sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegas eram as minhas. Foi exatamente aí que te carreguei nos braços".


Cristina Miranda - Espaço Elohim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM