quinta-feira, 10 de agosto de 2017

OS ATRIBUTOS DE DEUS: ONIPOTENTE







Onipotente significa alguém que é capaz de fazer tudo, não tem nenhum tipo de dificuldade e que é Todo-poderoso. Um ser onipotente é aquele que não precisa de ninguém, que ele é poderoso em todos os sentidos, segundo o site significados.com. Este é um outro atributo de Deus, pois Ele pode tudo sem depender de ninguém. 
"Nunca ninguém tão grande se fez tão pequeno para fazer grandes os pequenos". Quem afirma isso e acredita nessas palavras é Augusto Cury, psiquiatra, psicólogo, pesquisador e escritor. O mais bonito nessa frase não é ela em si, mas a verdade que passou a fazer parte da vida deste ex-ateu, cético e cientista que não acreditava e nem concebia a ideia de Deus até ser levado a estudar a natureza da personalidade de Cristo. No livro "O Homem mais Inteligente da História", ele conta como foi estudar a personalidade de Jesus e como esse estudo foi capaz de mudar totalmente a visão deste pesquisador. O modo de olhar do autor mudou para o modo enxergar. O Deus que se fez homem, essa é a afirmativa mais ampla e correta descrita na Bíblia em João 1:14 e Hebreus 2:17-18. É fácil para nós olharmos e ver Jesus, porque sabemos de sua história e de como se deu; Ele foi semeado no ventre de uma jovem virgem, nasceu e cresceu como qualquer um de nós; estudou, pois aprendeu o oficio de se "Pai" José, o carpinteiro e foi criado em meio de amor tanto de mãe quanto de pai. 

Mas, mesmo desde menino ele agia e pensava de um jeito diferente, porque na verdade ele sabia que não era uma pessoa comum. Nossa identificação com Jesus é de como Ele está mais próximo de nós do que Deus Pai. Jesus seria como o nosso irmão mais velho que está sempre ao nosso lado para nos mostrar o caminho correto a seguir. Mas também não seria um atributo de um pai zeloso? Sim, mas a humanidade de Jesus foi palpável e se não fosse o bastante houveram 4 testemunhas de sua existência; são os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. O mais incrível foi o fato de que Ele se despiu de toda a Sua majestade e veio até nós humilde e simples, sem grandes revelações ou apresentações fantásticas. Quem poderia imaginar  que de Nazaré poderia estar o ser humano mais interessante e extraordinário da Terra? Já imaginou você vivendo naquela época e ter tido Jesus ao seu lado como vizinho da casa ao lado? Nazaré era uma pequenina cidade da Galileia e por muitos anos foi repudiada até mesmo pelos próprios judeus pela mistura de raças com os pagãos na época do cativeiro junto aos assírios, Os pagãos foram enfraquecendo a sua descendência, mas a fama fez com que o povo de Israel não visse com bons olhos os nascidos ou criados naquele região. O lado sul da Galileia já era diferente, pois não houve essa mistura racial, até o sotaque de quem morava em Nazaré era diferente dos que eram judeus ortodoxos. Até nisso Jesus pensou, que todos soubessem o Messias vinha da onde ele menos poderiam imaginar. Na cidade em que Ele viveu não conseguiu fazer nenhum milagre, mas mostrou ao mundo inteiro que de onde você menos imagina ali pode estar a saída, a solução e que nunca as aparências podem fazer parte de nosso pensamento. 

Mais uma vez vemos Deus se acomodar ao nosso pequeno intendimento e nos deu o maior de todos os exemplos de como devemos andar e agir neste mundo já corrompido pela idolatria e todo o tipo de pecado. Quando Deus Filho se esvaziou de si mesmo, de tudo e limitou-se a imagem humana, nascido de mulher, no qual, Deus viu graça nela; Ele não perdeu o seu atributo de Onipotente, porque o poder de fazer qualquer coisa ainda estava nele, porém Ele atribuía este poder ao Pai através de sua vida. Como Deus nos usa? Quando estamos dispostos, tendo um relacionamento com Ele e sabendo que nada vem de nós e sim de Deus. Todos os créditos são Dele e para Ele! A Bíblia diz que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda seremos capazes de dizer a monte saia dai e vá para lá e ele sairá. Jesus afirma nessa passagem de Mateus 17:20 que nada será impossível para nós mediante ao fato de termos FÉ. A Fé é uma grande chave para movimentar o mundo espiritual e cheia de poder.

Umas das coisas que Jesus nos deixou de legado também foi o fato de que precisam exercitar a nossa fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Do que valeria se Deus Pai viesse passando uma borracha na humanidade e acabar com o pecado se ele está instalado até as raízes mais profundas da sua existência? De nada valeria...o povo iria voltar a fazer tudo  novamente e a possibilidade de redenção e perdão não existiria, porque ela só existiu pelo o que Jesus fez na cruz. Alguém teria que ter tomado o nosso lugar, mas mais que só tomasse o nosso lugar, mas que fosse além. Sempre vamos ver Jesus como uma figura palpável que nasceu, cresceu, viveu e morreu assim como acontece com todos nós. A nossa identificação com Jesus é imediata, porque se encaixa no nosso entendimento, pois ele evoluiu como nosso em um corpo físico; célula por célula, membro por membro. A vida de Jesus do ponto de vista físico ocorreu da mesma forma do que eu ou você em tudo ele passou por processos assim como nós. Mas a única coisa que era diferente Dele para nós era a sua missão. Qual seria a sua missão que Deus te designou? Você acha que só Jesus teve um propósito em seu nascimento? Não! A todos nós Deus deu uma missão a ser cumprida: que o mundo possa vir a conhecer e receber a Palavra Dele para a humanidade. É maravilhoso saber que cada nascimento tem seu propósito, que não estamos de passagem só para viver e morrer. Estamos aqui, porque somos um projeto e não somente indivíduos errantes sem rumo e sem direção. Quando as pessoas não sabem a que vieram nesse mundo recai sobre elas os problemas existências, porque elas não sabem nem de si mesmas e nem o porque estão aqui. 

Jesus enquanto homem sentiu todas as emoções humana e Ele mais do que ninguém sabe o quanto foi difícil para Ele e pôde compreender o quanto que seria difícil para nós. Ele sentiu raiva, amor, dor, decepção, compaixão, sede, fome, cansaço. Apesar de sua magnitude Ele sentiu exatamente como nós. Ele fazia milagres, mas principalmente Ele ensinava, porque Ele estava fazendo a vontade de Deus. Ele podia erguer as mãos e acabar com a cegueira, com a lepra, com a paralisia ou com o morte e fazer mudar toda a circunstância, mas Ele se submeteu ao Pai para nos ensinar que o poder vem Dele. Jesus sempre se referia a Deus como Pai. Louco isso! Mas Jesus era Deus e Deus era Jesus. Onipotente é ter o poder para até mesmo se despir do poder para servir ao próximo e de exemplo nós. Ele esvaziou-se de si mesmo para nos salvar.

Jesus mesmo morto venceu e nunca ninguém tão GRANDE se fez tão pequeno para tornar GRANDES os pequenos. Poder e majestade pertencem somente a quem tem o Nome que está acima de TODO o nome... Jesus! (Filipenses 2:9)


Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM