domingo, 13 de agosto de 2017

OS ATRIBUTOS DE DEUS: ONISCIÊNTE




Onisciente característica ou condição, quem tudo sabe e conhece, quem tem saber absoluto, pleno conhecimento infinito sobre todas as coisas. Esse é o significado de ser oniscientes. A palavra Espírito Santo no Antigo Testamento, em hebraico, quer fizer Ruah que significa vento, sopro ou brisa. Já quando feita a tradução para o grego é pneúma que também significa soprar e respirar. Tudo tem significado já reparou? Interessante que os significados conduz o nosso entendimento e conhecimento. Assim fica fácil de conceber a ideia de que o Espírito Santo seria um "ser" fluido se desloca como o vento faz. É excelente essa ideia do vento, pois ele sopra para onde quer, do jeito que quer; forte ou fraco, para lá e para cá ou para todos os lados ao mesmo tempo. O vento é livre e não há quem possa conter o vento, engarrafá-lo por exemplo. Vento é o ar em movimento, algo que não podemos ver, mas podemos sentir. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade que se move, sopra para todos os lados e carrega em si a sabedoria para a concretizar o que é da vontade de Deus. Como já afirmei em outros posts anteriores, para se ter um relacionamento com alguém é preciso ter intimidade e que também esteja livre emocionalmente. Livre das prisões emocionais, livre do lixo tóxico que nos torna inerte e perdido, porque não sabemos o que fazer e nem para onde ir. Temos que ser livres das palavras ou sentimentos, ou momentos que nos aprisionam e dentro de 4 paredes invisíveis que nos fazem incapazes de amar. Ser privado de nossa liberdade de locomoção deve ser muito ruim, mas pior do que isso é a prisão emocional. Ela nos limita tanto que não somos capazes de dar passos para concretização de sonhos, dar amor, lidar com as frustrações ou caminhar e seguir em frente apesar dos percalços. Mas é libertador saber que Deus sabe de todas as coisas inclusive o que passa em nosso coração!

Mas a liberdade de tudo isso veio em Cristo que nos libertou de tudo, inclusive da formalidade que impõe a religiosidade e nos deixou livres para nos aproximar com confiança ao Trono da Graça de Deus (Hebreus 4:16). Todo relacionamento pede liberdade, confiança e amor. Pelo poder do Espírito Santos muitos milagres são vistos e sentidos. Todos os atributos de Onipresente, Onipotente e Onisciente fazem parte da Trindade assim como os outros atributos, mas estes mais ou menos sintetizaram os outros, pois é assim que vemos a figura de Deus: quem tudo pode, quem tudo sabe e quem pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 

Quando me dei conta de que estava escrevendo sobre estes atributos especificamente, me dei conta de que Onipresença estava ligado ao Deus Pai, o Criador; Aquele que era, Aquele que é e Aquele que há de vir. Já a atributo de Onipotente estava ligada a figura de Deus Filho, pois Jesus usou de sua Onipotência para ter o poder de até mesmo se despir do poder para servir ao próximo e ser exemplo para nós. E agora vemos a terceira pessoa da Trindade que é o Espírito Santo como a parte do ser Onisciente que também é Pai e Filho "No 4º Concílio de Latrão de 1215 da Igreja Católica, definiu a Trindade como "uma realidade suprema, incompreensível e inefável, que é verdadeiramente o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ao mesmo tempo as 3 pessoas são consideradas juntas e cada uma delas isoladamente - informação colhida do Livro Encontre com Deus na Cabana de Randal Rauser, página 50". A Teologia foi capaz de estudar e testificar que os três são um quando que ao mesmo tempo são vistos também de maneira isolada. É incrível e como é difícil de ser absorvida pela nossa mente pequena. Como pode 3 pessoas distintas ser 1 só?
Jesus nos avisa em João 14:16 que Ele iria partir, mas que deixaria O Consolador e em outras edições um outro Advogado a fim de que esteja para sempre conosco. Jesus já sabia de sua partida eminente e certificou que nós não ficássemos "abandonados" e nem nos sentíssemos assim. O Consolador a quem Ele se referiu também como Advogado é o Espírito Santo que já sabia e nos faz saber a cerca das coisas do Reino. Ele habita em nós e quando permitimos Ele nos revela o oculto das Palavras de Deus, manifesta o poder conecta com o Amor do Pai e por isso recebemos Dele toda a informação necessária para nossa vida, tais como, o pastor o que vai pregar, o levita o que vai tocar no louvor, o mestre o que ensinar e o que escrever, as palavras do Evangelista para tocar no coração de quem não conhece a Cristo, o profeta a revelação do desconhecido e o Apóstolo para onde e que ferramentas usar para iniciar a obra em lugares distantes ou cuidar dos pastores. 

O Espírito Santo...

Nos Convence (João 16:7-9). Não é nossa eloquência e palavras bonitas que fazem com quem não conhece a Cristo o aceite como verdade em sua vida, mas sim o Espírito Santo.  
Nos Atrai (João 6:44) Por serem uma Trindade quando Jesus coloca que ninguém pode vir a Ele a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair Ele está declarando que o Espírito Santo o fará. O Espírito Santo nos atrai para junto ao Pai, mas temos que fazer isso passando por crer e se entregar a sua salvação através do sacrifico feito na Cruz por Cristo declarando que só Deus é o Senhor e fazendo a Confissão de Fé.
Nos Ensina (Atos 16:14) Todo aquele que crê e recebe o Espírito Santo Ele nos capacita e nos ensina a cerca das Escrituras assim como foi com Lídia nessa passagem de Atos. Ao abrir seu coração e receber o Senhor; o Espírito Santo a fez compreender tudo o que Paulo ministrava.  
Nos Sela (Efésios 1:13-14) Nessa passagem Paulo declara que somos selados com o Espírito Santo da Promessa que guarda o nosso direito de herdarmos, pois somos propriedade exclusiva de Deus e Seus Filhos para Seu louvou e da Sua glória e co-herdeiros juntamente com Cristo das Promessas vindouras. 
Habita em Nós (1 Coríntios 6:19-20) Somos como santuário do Espírito Santo que habita em nós para que possamos realizar as mesmas obras ou maiores as quais Jesus mencionou aos discípulos em João 14:12-13, pois é necessário crer e pedir em Nome Dele e Ele o faria para que o Nome do Pai fosse honrado. Portanto, cuide bem desse corpo físico que o Espírito Santo habita, pois não é só da aparência externa, mas principalmente a interna que é aquela que só Deus vê.
Nos Consola (João 14:16) O Espírito Santo também é como O Consolador é aquele que ficou na terra para nos ajudar em todas as coisas entre nós e o divino. Eles nos cura, nos ajuda nos momentos complicados da vida, principalmente nas grandes perdas. Perdas são muito difíceis de ser digeridas, porque não sabemos lidar com a morte. Nesse momento pessoas tentam nos consolar, mas palavra alguma é capaz de nos consolar e por isso que contamos com nosso amigo Espírito Santo para cuidar dessas questões tão humanas e tão complexas que só Ele pode nos ajudar. Se Ele é o Consolador Ele sabe de tudo o que precisamos para sermos consolados. 
Nos Guia (João 16:13) O Espírito Santo nos leva ao caminho da verdade e Ele nos guia por essas veredas. Ele nos mostra o caminho a seguir para estarmos alinhados a vontade do Pai que é Boa, Perfeita e Agradável.
Nos dá Poder ( Atos 1:18) Lucas ao escrever Atos dos Apóstolos menciona que devemos  receber o poder do Espírito para que possamos ser testemunhas dele por onde quer que a gente for, seja em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil ou outros países, ou seja é a missão da igreja, pois Ele é o sucesso da missão da igreja. Somos testemunhas de Cristo através do poder a nós dado que é o Espírito Santo de Deus.
Intercede por Nós (Romanos 8:26) Quando não temos como dizer, nem como pedir, nem o que falar o próprio Espirito Santo intercede por nós, porque existem momentos que ficamos paralisados com determinadas situações ou não sabemos mesmo como se dirigir a Deus. Nossas lágrimas e orações em línguas nos conecta com o Pai através do Espírito Santo e nos ajuda a fazer o que é necessário ser feito. 

O Espírito Santo está constantemente conosco e nunca nos abandonará. A Onisciência do Espírito Santos é fazer a vontade do Pai, pois Ele tudo sabe, tudo pode e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo e vejo a verdade do significado da palavra Ruah... Vento...Sopro...Brisa. Se Onisciência é saber sobre tudo, o Espírito Santos é este vento impetuoso que está em todo lugar, sabendo sobre tudo e ao mesmo tempo e nos ajudando a caminhar pelos Caminhos da Fé; Ele que nos convence, nos atrai, nos sela, habita em nós, nos consola, nos guia, nos dá poder e intercede por nós.

Em 1 Coríntios 2 existem vários versículos explicando e revelando o Espírito Santo, mas o que destacaria o versículo 12 que diz: "Nós, entretanto, não recebemos o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito de Deus, a fim de que possamos compreender o que por Deus nos foi outorgado gratuitamente", ou seja, concedido, permitido de graça.


Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM