quarta-feira, 4 de outubro de 2017

MATURIDADE... EIS A QUESTÃO


 
O significado da palavra crescimento é multiplicação ou aumento de dimensão, volume, qualidade ou intensidade; desenvolvimento, progresso, evolução e acréscimo em importância. Num antigo post feito no blog afirmei que Crescer Dói, e continuo afirmando isso com base até na fisiologia humana, no qual quando se está em fase de crescimento muitas crianças sofrem com as famosas dores do crescimento. Segundo o site da Revista Crescer é  uma sensação dolorosa recorrente, sem causa específica, que recebeu esse nome por se manifestar em uma fase crucial do desenvolvimento físico – especialmente entre 3 e 8 anos. Os médicos acreditam que de 5% a 15% da população infantil enfrente o problema pelo menos uma vez na vida. O índice, já considerado alto, pode ser ainda maior. Pesquisas realizadas em universidades estrangeiras chegam a apontar prevalências de 40%. Há várias teorias, entre elas, a de que os ossos cresceriam mais rápido do que os músculos e tendões, sobrecarregando-os. Mas não há confirmação científica. Meu filho mais velho teve isso e ficou afastado das aulas de Educação Física por um tempo. Era muito doloroso. Mas olhando por outro aspecto a dor é necessária para que haja o pleno desenvolvimento das coisas da vida. Sem esse sentimento e sem o experimentar em algum momento na vida não saberemos crescer saudáveis, física, emocional, profissional e espiritualmente. A dor faz parte do pacote de ser humano. É legal sentir dor? Não, não é; nem mesmo para parir seu filho, mesmo que em minutos tudo passe e você só tenha amor em forma de gente em seu colo. Em alguns aspectos a dor não é necessária, mas como todos nós erramos, normalmente o erro nos leva a dor. Por isso que Crescer Dói. Desde de pequenos temos que aprender a viver num ambiente familiar acolhedor e que de repente somos lançados para uma vida social (creche/escola) e isso nos leva a tentativas e erros. As crianças nessa fase podem não se adaptar bem a essa nova realidade e é preciso que os pais as acompanhem nesse processo por uns dias. Quando crescemos e nos tornamos adultos também passamos por fases e todas elas servem para ajustar o nosso entendimento do que é o certo e o errado. 

Mas, o meu foco hoje é falar sobre maturidade e essa palavra tem um significado bem diferente contudo, complementa ao significado de crescimento, pois para que haja maturidade é necessário o crescimento primeiro. Vejamos; o significado de maturidade é estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida; termo último de desenvolvimento. E o amadurecimento tem haver com o processo que o crescimento e a maturidade acontece, porque existe um período, ou seja ele é sazonal. Falar de maturidade é falar de um crescimento que ocorreu de forma ordenada ou não, mas que houve um processo para que se chegasse ao ápice de seu desenvolvimento. Como diz na imagem acima, maturidade não significa o quanto você viveu, mas sim o quanto você aprendeu. Somo assim desde do início da vida no ventre até o dia que morremos falando pelo aspecto fisiológico. Mas já vimos ao longo da vida que existem pessoas que tem uma idade fisiológica, mas suas atitudes não condizem com este fato, ou por algum tipo de problema físico, ou por problemas emocionais. Assim como Deus é Trino, nós também fomos formados por três parte: corpo, alma e espírito e a isso chamamos de tricotomia. No blog da CPAD fala muito explicado o que seriam essas três partes e como funcionam, mas existem outras vertentes sobre esse assunto, mas sempre entendi que somos um ser humano formado de três partes e se eu estiver errada me perdoe a ignorância. Segundo o site é dividido da seguinte forma:

"O corpo: É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo com todos esses elementos da terra, sem os elementos divinos, são de ínfimo valor. No hebraico, a palavra corpo é basar. No grego do Novo Testamento, a palavra corpo é somma. Portanto, o corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). O corpo é a parte que se separa na morte física.

A alma: É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por psiquê. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra “alma”. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos  como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida” (Sl 107.5,9; Gn 35.18; 1Rs 17.21; Dt 12.23; Lv 17.14; Pv 14.10; Jó 16.13; Ap 2.23; Ecl 11.5; Sl 139.13-16).
 
O espírito: No hebraico é ruach e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”."
Agora imagine o quanto é complicado ser humano e ainda ser divido dessa forma e saber que cada parte de você tem tempos de maturação diferentes e se desenvolvem também em momentos diferentes. Não existe uma hegemonia no crescimento dessas três partes e quando nos damos conta disso já passamos por poucas e boas nessa vida.  Em se tratando de alma e espírito também é mais complicado ainda devido a dificuldade de nossa alma, segundo relatado acima é na verdade a nossa psiquê, ou seja, o emocional, o psicológico em nós. Nessa seara o bicho pega, porque a nossa maturidade psicológica para lidar com as situações adversas da vida as vezes não condiz com o nosso desenvolvimento físico. O emocional impera em determinados momentos e em determinadas pessoas que dependendo de como reagem a situações da vida que podem variar entre seguir em frente ou entrar em depressão, aprender ou se suicidar. Extremadas as minhas afirmações, mas tudo isso nasce na psiquê e é nela que o inimigo começa a manipular a nossa vida quando não estamos em conformidade com o espírito (pneuma). Percebe que é preciso harmonia entre essa tricotomia para que nossa vida flua de maneira a estarmos com "Mens sana in corpore sano", ou seja uma mente sã num corpo são como bem disse um poeta romano das antigas? Posso ir mais longe quando no mesmo italiano afirmo que "mente sana, corpo sano e spirito sano", pois a equivalência dessa mente, corpo e espírito saudáveis é um grande desafio para a humanidade. Num mundo como o de hoje não é difícil se deparar com determinadas coisas e dizer PARA MUNDO, QUE EU QUERO DESCER!!!! Tamanho é o nosso desconforto com atitudes humanas que não possuem mais princípios de vida, de ética, de sociedade e nem de respeito.  Não sou psicóloga, mas entendo que para que andemos "ajustados" precisamos tentar andar em harmonia com essas três pessoas em nós. 

A maturidade vem com o tempo mesmo e depende de desenvolvermos vários aspectos de nossa vida e chega uma hora, mais dia ou menos dia, que você se dá conta que não agiu da mesma forma que agia antes, principalmente em nossos rompantes. Quanto mais velhos ficamos a tendência é de sermos mais cauteloso, prudentes e por consequência dessa atitude é acabar com impulsividade que muitas vezes nos prejudica em muito. A maturidade desse ser tricotômio depende de diversos fatores e eles estão todos interligados as partes desse homem. Existem vários níveis de maturidade seja ela física, emocional e espiritual e em cada uma delas existe essa importância do tempo de maturação para que o ser se forme corretamente, com bases sólidas de princípios. É muito comum vermos em uma família terem filhos em que os dois foram criados da mesma maneira, com o mesmo amor, mas que acaba que um desses filhos parece que nem foi criado pela mesma família. Indivíduos amadurecem de maneira e em períodos diferentes. A família pode ter a melhor estrutura que existe, mas se com o indivíduo que está inserido nessa família, ocorrer qualquer problema em alguma dessas três parte desse mesmo ser humano, pode sim leva-lo a ser e ter atitudes completamente oposta ao outro irmão. Isso é só um exemplo de como é difícil ser humano. 

Por conta dessa complexidade Deus enviou Seu Filho, ou entendemos também que Ele mesmo se fez carne para sentir cada emoção, cada fase do processo de crescimento e amadurecimento humano e chegar a fase de maturidade de forma que Ele passou por todo esse processo como ser humano que sentia frio, fome, medo, dor, cansaço, tristeza, alegria, amor, ira, compaixão. Jesus cumpriu todas essas etapas para chegar aos 33 anos e mostrar a mundo que nele iria ter aflições, mas era para que tivéssemos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo e crendo Nele também conseguiríamos vencê-lo. E o que isso quer dizer? Jesus nunca disse que iria ser molezinha, que não teria sofrimento, nem tristezas, desilusões, traições, porque tudo isso faz parte da alma, ou seja, faz parte da nossa psiquê. Ele sabia que teríamos que lidar com todos esses sentimentos que machucam e ferem, as vezes de morte, as pessoas, de maneira tão profunda que fica difícil de lidar com elas, pois elas se tornam amargas, rancorosas, infelizes. Ele sabia que precisaríamos cuidar muito bem do nosso pneuma, ou seja do nosso espírito, pois ele foi criado para que tivéssemos e desenvolvêssemos um relacionamento com o Criador. O mundo no qual Ele fala em João 16:33 é tanto o mundo físico, quanto o emocional e o espiritual. Ele estava nos dando a dica que se estivéssemos assimilando as dificuldades que o mundo nos coloca e tirarmos das dificuldades e tempestades o aprendizado, isso nos fortaleceria não só o corpo a alma e o espírito.

Para os que já conhecem a Cristo e tentam ter um relacionamento com Ele precisa praticar muito o amor, o servir, o se resignar, a compaixão, a paciência, a dominar seus pensamentos e falas e em ter atitudes cristãs ao olhos dos outros. Vejo que em muitos casos existem pessoas de anos de convivência com Cristo, mas ainda neófitos em suas atitudes; parece que não aprenderam, cresceram e nem tão pouco se desenvolveram e parecem atrofiados quando olhamos com os olhos espirituais. Paulo fala acerca dessas atitudes em 1 Coríntios 13:11 quando ele fala que "Quando eu era criança, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei a idade adulta deixei para trás as atitudes próprias das crianças." E era verdade! mas com o amadurecimento correto em todas as áreas de sua vida ele naquele momento ele via somente o reflexo do que ele era, mas que um dia ele O veria face a face. Ele afirma que naquele momento ele O conhecia em parte, mas que mais a frente ele O conheceria perfeitamente, da mesma maneira como plenamente ele já é conhecido por Deus. Paulo reconheceu suas limitações, suas imperfeições, mas ele cria que tudo era um processo de evolução e aprimoramento para que o dia do encontro Grande chegasse e com esse relacionamento houvesse amadurecimento. 

Como estaremos quando este dia chegar para nós? Estaremos maduros, prontos para sermos colhidos no tempo certo, ou seja, já teremos alcançado a maturidade suficiente para compreender as Escrituras e não agir mais como um menino na fé? Ou estaremos ainda agindo feito meninos que pensa como um menino, sente e fala como tal. Já se deu conta como um menino faz essas três coisa: pensa, sente e fala? Ou estaremos preparados para integrar o corpo, a Igreja, a Noiva de forma que não tenhamos atitudes disformes que não condizem com o nosso nível de amadurecimento espiritual? Quando equilibramos essas peças que parecem fazer parte de coisas separadas, mas que são exatamente ao contrário, conseguimos guardar o nosso corpo, guardar a nossa mente e proporcionar um crescimento espiritual condizente com as nossas atitudes e a vontade Soberana do Pai. Papai quer isso; nos ver crescer, desenvolver e amadurecer, pois assim daremos frutos capazes de serem colhidos e seremos com Ele disse através do Profeta Jeremias (17:7-8) que disse assim (KJA):
Mas bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada em Yahweh, cuja a fé está no Senhor. Ele será como árvore plantada junto a boas águas e que estende suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano de seca nem deixará de dar seus frutos!  
Essa atitude relatada em Jeremias corresponde ao amadurecimento em Cristo Jesus.





Cristina Miranda - Espaço Elohim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM