quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PROMESSA



 Promessa - Renascer Praise 6

Parece mesmo que este dia nunca vai chegar
Parece mesmo que Suas promessas, eu não vou viver
Possuir a terra, onde há honra, leite e mel
Com meus filhos ao redor
Ver Suas bênçãos sobre os meus

Aquele que começou a boa obra em minha vida
É fiel, Ele é fiel!
Não descansará, não desistirá
Enquanto não houver terminado
Não vivo do que vejo, mas vivo do que creio
Sim, Ele é fiel, sim, Jesus é fiel
Eu não morrerei, antes viverei
Todo bem do Senhor, aqui na terra e no céu

Olhando para Ele, eu entro em Seu altar
Sentindo Seu Espírito, queimando o coração
Pai das luzes que não muda
Continua a me dizer
Que esta terra é minha e que nela eu vou viver

Vocês podem estar se perguntando, mas porque ela começou o post do Blog usando uma música das antigas de quem nem sei quem é hoje em dia. Hoje comecei um propósito com Deus e orando por tudo o que envolvia e depois de ler o capitulo 1 do Livro de Josué percebi, no final da minha oração e exposição dos meus propósitos, que desde no início, no meio e no final desse Livro Deus repete as mesmas palavras...SEJA FORTE E CORAJOSO! Para refrescar a memória de alguns Josué foi o sucessor de Moisés e quem efetivamente viu e tomou posse da Terra Prometida por Deus ao seu povo que foi liberto do cativeiro no Egito. Da geração que atravessou o Mar Vermelho de pés secos só restou Josué e Caleb, pois todos os outros que viveram em meio a desobediência, inclusive Moisés, não entraram na Terra que tinha sida dada a eles por Deus. Passaram 40 anos vagando pelo deserto, porque não foram obedientes e gratos por TUDO que o Senhor lhes dava todos os dias. Não sabiam dar valor a fidelidade Dele e murmuravam com muita frequência. No capítulo 1 do Livro de Josué tem como título A ORDEM DE DEUS A JOSUÉ e discorre falando que agora a autoridade que estava sobre Moisés estava sobre ele e Deus ordenava que ele levasse o povo para o outro lado do Rio Jordão, porque era lá onde estava a sua terra. Apesar de ser um rio o Rio Jordão naquela localidade era muito caudaloso e apesar de ser um rio e não um mar seria praticamente impossível passar. Mas mediante a ordem dada a Josué ele fez o que lhe tinha sido pedido e mais uma vez Deus abriu o rio e toda Israel passou a pés enxutos para o outro lado do rio. Algumas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, Deus sempre nos encoraja antes de nos colocar diante de grandes desafios em nossa vida. Creio que já mencionei esta curiosidade, mas vale a pena lembrar de novo...a frase "NÃO TEMAS" "EU SOU CONTIGO", ou seja frases ditas por Deus aparecem 365 vezes ao longo da Bíblia inteira. Ele deixa claro que o medo existe, mas é para que não venhamos a senti-lo ao ponto de nos paralisar, porque Ele estará sempre ao nosso lado para atravessar ou passar por qualquer situação em nossa vida. Principalmente para Josué que viu as pragas caírem sobre o Egito do Faraó, os milagres da libertação dos cativos e o sustento diário dado tanto em alimento físico, como as batalhas sempre vencidas para honrar o nome do Deus de Israel; Deus não deixou de reafirmar o compromisso Dele com o seu povo dizendo mais uma vez NÃO TEMAS EU ESTOU CONTIGO, SEJA FORTE E CORAJOSO. Segundo sempre existirá rios ou mares ou tempestades que teremos que passar ao longo do nosso viver, mas sabendo que existe um Deus que abre um mar, abre um rio, para o sol, acalma e dá ordem a tempestade, só para que nós, seus filhos amados, tenhamos condições de vencer, com luta sim, mas com espírito de covardia jamais! Josué foi um grande estrategista, mas um homem muito temente a Deus e as suas Leis. E mesmo sabendo que aquela terra do outro lado do rio era deles ele precisou ouvir de Deus sobre a Sua fidelidade para com ele assim como ele foi com Moisés como antigamente. Mesmo caminhando muitos anos em Cristo, de vez em quando precisamos ouvir de Deus que precisamos ser fortes e corajosos; termos bom ânimo e não ter medo, porque Ele está conosco. Essa fé de crer que Deus está sempre ao nosso lado e que as vezes esquecemos diante da dor é a que nos faz atravessar os Jordões da vida. Viver uma vida com Cristo é fácil? Pensa que é bolinho? Não é não meu caro! Ao contrário do que muitos pensam viver verdadeiramente em Cristo requer renúncias que muita das vezes não estamos preparados para fazer, porque a carne grita e não nos deixa caminhar em direção a Cruz. Josué olhou para Cruz sem ainda existir uma Cruz, pois ele elevou os olhos para ao alto e ouviu do Pai as instruções para sua empreitada. É assim que você faz quando sabe que do outro lado do Jordão está a sua bênção ou você se acovarda achando que não vai conseguir porque não olhou pra a Cruz?

Agora me volto ao porque do texto ser PROMESSA. Segundo o site significado.com.br promessa é o compromisso de se fazer alguma coisa. Aquele que promete algo quer dizer que está comprometido com aquilo. A promessa é entendida enquanto um voto ou uma declaração feita a uma outra parte, registrando a intenção futura de cumprir com o que foi prometido. Como uma garantia de pagamento, em que uma das partes se vê obrigada a fazer o que prometeu à outra. Do contrário, não deveria ter assumido o compromisso. Como na frase a seguir, encontrada da Bíblia: “É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não as cumprir” (Eclesiastes 5:5). Ou seja promessa é algo muito sério e muito profundo, porque envolve alianças, compromissos e comprometimento com o que se está prometendo. Orando por meus propósitos e depois de ler o capítulo 1 de Josué, Deus me trouxe a lembrança do louvor que me fez levantar as mãos no momento do apelo numa igreja evangélica de Niterói onde morei a uns 24 anos atrás. Tinha me separado do meu segundo marido, com 5 filhos, fazendo faculdade de Direito e os 2 mais novos só tinham 2 anos quando tudo isso aconteceu. Podem imaginar como a minha vida estava destruída e sem direção nenhuma. O louvor ao que me refiro é exatamente este que transcrevi acima PROMESSA. Naquela época nem sabia que existiam promessas em minha vida, mas algo nesse louvor me fez levantar a mão e entregar a minha vida a Cristo naquele dia 30 de junho de 2002. Enquanto o mundo conhecia seu novo campeão mundial de futebol, Brasil, eu me vi dentro de uma igreja Cristã entregando a minha vida a Jesus. 

Ouvir este louvor me levou a Cristo e até hoje ele mexe comigo, não só pelo fato marcante de minha conversão, mas pelo o que a letra diz. O povo de Israel tinha uma Promessa de Deus e de repente muitos não creram que iria se cumprir. Na minha vida muitas se cumpriram, mas ainda tem muitas outras a serem cumpridas sigo firme na Promessa que Deus me deu e me fez. Os remanescentes de Israel perseveraram nas Promessas de Deus feitas no Antigo Testamento e até hoje eles acreditam que TODAS elas irão se cumprir. Israel sobreviveu a TUDO e a TODOS, porque sempre creu no Senhor, apesar de não ter entendido a vida de Jesus, mas a Promessa feita por Deus a eles ainda está de pé hoje em 2017 depois de Cristo. Fomos testemunhas nesses dias passados uma das Promessas feitas ao povo judeu proferida por Miquéias profeta de Israel que atuou em Judá de Jotão, Acaz e Ezequiel. Simplesmente o Presidente do país mais poderoso do planeta reconheceu em um documento que Jerusalém é a capital de Israel. Está no Livro de Miquéias capítulo 4:8, no qual afirma que "(...) e a ti, ó migdâl, torre de Davi, montanha e fortaleza da cidade, filha, de Sião. A ti lhe será restaurada o antigo domínio e a majestade, o reino da cidade de JERUSALÉM". Nessa época o povo de Israel estava cativo novamente, mas Deus já tinha liberado uma promessa de que um dia toda a autoridade e centralidade que um dia foi de Jerusalém voltaria e seria reconhecida pelas nações. Os judeus nos dias de hoje estão espalhados no mundo inteiro, mas cada um deles creem nessas promessas que eles receberam de Deus. O que quero deixar aqui registrado é da importância de uma promessa que é feita por Deus na nossa vida ou para uma nação inteira. Essa nação acredita nelas até hoje e porque eu não acreditaria nas minhas? 

Deus deu a todos nós um propósito na vida e junto com ele promessas que estão atreladas a estes propósitos para que ele venha a ter sentido na vida de cada um, porque cada um tem o seu individual. Uma frase que escutei outro dia achei muito interessante...Deus não une pessoas, Deus une propósitos. Profundo isso! Crer nas promessas que Deus nos deu é um passo muito importante para o cumprimento delas em nós. Sermos fortes e corajosos também faz parte do pacote e é imprescindível para crer numa promessa uma vida inteira. Mas de uma coisa eu tenho certeza em minha vida hoje: EU VOU VIVER TODAS AS PROMESSAS QUE DEUS FEZ AO MEU RESPEITO ANTES DEU MORRER, PORQUE ELE COMEÇOU A BOA OBRA EM MINHA VIDA E É FIEL PARA TERMINAR! 

Hoje mesmo de passado tantos anos do inicio dessa caminhada com Cristo, creio nas Promessas e que atravessarei o meu Jordão o meu Mar Vermelho, a minha tempestade, crendo que Jesus está ao meu lado independente do cenário apresentado no momento. Ver um cenário desfavorável é terrível para minar a nossa fé, mas sempre teremos a voz doce e terna do Pai usando seus profetas ou vasos Dele para te mostrar que mesmo tendo um cenário desfavorável o Todo Poderoso está ao nosso lado passando por todo esse desafio ao nosso lado. Ter esta certeza é o que alegra a nossa alma, nos traz esperança, nos trás renovo e nos faz continuar a caminhar dando Glória a Deus todos os dias mesmo que em passagem pelo deserto. Como não amar esse Deus Maravilhoso que nunca esquece de você? Me sinto tão pequena diante de um Deus tão grande, mas mesmo Ele sabendo de todos os meus limites e defeitos Ele mesmo assim escolheu a me amar e nunca me abandonar.

É difícil crer no que não se vê, mas esse é o grande segredo e o desafio de de se ter e viver pela fé! 



Cristina Miranda - Espaço Elohim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM