quarta-feira, 9 de maio de 2018

SEJA FORTE E CORAJOSO!!!








Por estes dias fui convocada a ler o capítulo 1 do Livro de Josué e venho descobrindo tantos ensinamentos num só capítulo que vocês nem imaginam. A cada dia que leio vejo diversas vertentes tendo as mesmas palavras. A Bíblia é muito legal!!! Vou melhorar... ter o Espírito Santo como professor abre o nosso entendimento e nos permite compreender e ler a Palavra de Deus de formas que são necessárias para nosso crescimento ou para nossa cura. Josué foi um personagem muito interessante do contexto bíblico. Ele viveu várias situações que o fizeram aprender a viver em quaisquer adversidade. Deus o ensinou em várias aspectos da vida. Ele enquanto viveu foi escravo, homem livre, homem sem pátria, general de um exército nômade mal equipado, conquistador lutando contra incríveis adversidades, corretor de imóveis vendedor de terras, estadista e colono; segundo a Bíblia da Mulher da SSB. Ele foi experimentado em várias vertentes para que os propósitos de Deus se cumprissem para o Seu povo. Mesmo vendo tantos sinais e maravilhas de Deus tais como, as pragas do Egito, a divisão do mar Vermelho, e do rio Jordão, a provisão diária de alimento durante 40 anos no deserto, água jorrando de rocha, a queda dos muros da cidade mais bem fortificada na época, e o sol que parou e o exército após exército caindo diante dele; mesmo tento tudo isso em seu "curriculum vitae", Josué era como eu e você, pois quando soube que a cidade de Ai não era tão fortificada quanto Jericó foi na força de seu próprio braço e perdeu esta empreitada e perderam-se muitas vidas naquele dia. Isso me faz lembrar de quantas vezes não fazemos o que devemos, ou deixamos de perguntar a Deus o que fazer ou para onde ir. Isso mostra o quanto podemos "escorregar" em alguns momentos em nossa vida. Josué não foi o primeiro e nós não seremos os últimos. 

Assim decorre o capítulo 1 do Livro de Josué da versão King James Fiel:

"1 Então, após a morte de Moisés, o servo do Senhor, sucedeu que o Senhor falou com Josué, o filho de Num, ministro de Moisés, dizendo:
2 Moisés, o meu servo, está morto; agora, portanto, levanta-te, vai sobre este Jordão, tu e todo esse povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel."

O que meu amigo Espírito Santo me mostra é o povo todo de Israel impactado pela morte de seu "sempre" libertador e mentor; seu para sempre líder. O que eles fariam agora no momento de quase estarem chegando ao final da sua saga da saída do Egito? Lamentavam essa morte, pois cada um daquele povo o conheceu ou conviveu com ele e as histórias que seus pais contavam sobre ele. Ele era a lenda... o cara. O povo sabia que estavam ficando de alguma forma órfãos, pois Moisés estava morto. Esse desfecho levou 40 anos em andanças pelo deserto, amparados sim pelo Senhor, mas por conta de tantas murmurações, descrenças e seguindo ainda com o ranço da terra e costumes anteriores; já estava fazendo parte de um cenário de derrota e de não realização de promessas. Mas quem fez essas promessas? Teria sido o homem Moisés? Ou seu irmão Araão, o primeiro sacerdote? NÃO! Quem fez as promessas é FIEL para as cumprir sempre; desde naquele época como agora. Era isso que Deus disse a Josué nesse momento. Josué está enlutado e aí entrou a primeira ordem para se levantar, dispor-se, preparar-se, ser forte e corajoso para que Deus cumprisse em Josué a Promessa feita a Moisés. O Pai diz: O luto acabou, Moisés está morto e caberá a você Josué, levar o meu povo para a terra que prometi a meu filho Moisés.


3"Todo o lugar que pisar a sola do teu pé, vo- lo tenho dado, conforme declarei a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar em direção ao poente do sol, será o vosso termo."

Deus é tão maravilhoso que Ele afirma para nós que o "céu é o limite", ou seja, não existe limites quando Deus está no negócio. Josué foi criado com base na Lei que provavelmente ele viu ser escrita ao vivo e a cores. Ele conviveu com a pessoa que teve um tete a tete com Jeová, o Todo Poderoso, dá para imaginar isso??? Ele viu inúmeros milagres e foi a pessoa que Deus escolheu para continuar a jornada de Moisés para entregar ao povo a tão sonhada Terra Prometida. Deus não disse que daria outra parte ou uma pequena parte da terra que Ele havia prometido, mas TUDO o que ele tinha acordado com  Moisés se TODOS seguissem as ordens as quais havia determinado. Não era para somente alguns seletos, mas sim a bênção seria para todos. Não seria fácil a conquista, pois se tratava de uma terra cheia de gigantes, guerreiros capazes e mais preparados do que eles, mas uma coisa eles não tinham...O Todo Poderoso a frente das batalhas e dando ao povo hebreu vitórias históricas e inesquecíveis. Eles não faziam ideia do que viria pela frente...
5 "Não haverá homem capaz de permanecer de pé diante de ti, em todos os dias da tua vida; tal como estive com Moisés, assim também estarei contigo; não falharei contigo, tampouco te abandonarei.
6 Sê forte e de boa coragem, pois para este povo dividirás a terra por herança, a qual jurei aos seus pais que lhes daria."

Ouvindo isso Josué enxugou as lágrimas da tristeza da morte de seu amigo, mentor, líder e tudo o mais. Deus foi muito cuidadoso; que afirmou para ele que teria unção e que seguiria a levar o povo ao que tinha sido prometido. Josué creio que balançou nas bases nem que fosse por segundos, porque primeiro ele nunca tinha ouvido a voz de Deus, e segundo ele soube que teria uma tarefa árdua, difícil, hercúlea, de ser o novo líder do povo hebreu e diga-se de passagem que eles ainda estavam resistentes (outro diga-se de passagem até hoje estão). Josué seria o esteio, o juiz, o cuidador, o responsável por cada que estava sob a sua direção. Pelo que sei quando isso tudo ocorreu Josué estava com 80 anos e estava ele no auge de suas forças físicas, mentais, emocionais e Deus dizia "não haverá homem capaz de permanecer de pé diante de ti, em todos os dias da tua vida". Nesse momento O Senhor estava encorajando Josué dizendo que apesar de sua idade avançada se ele agisse sendo forte e corajoso, ele apesar dos pesares, iria prevalecer sobre quaisquer obstáculos, fossem humanos, fosse fazer prodígios e maravilhas assim como seu antecessor. Ele era ser humano e precisava saber de Deus que era isso mesmo e que ele foi escolhido para realizar essa tarefa. As vezes Deus nos fala a primeira vez e titubeamos, porque achamos que não somos tão bons assim para realizar tal feito. Ficamos reticentes em fazer, porque nos achamos incapazes de realizar tal feito, mas nos esquecemos fácil de quem nos deu a ordem de cumpri-la... o Aba. Tem vezes e pessoas que Ele quase precisa vir a Terra para dizer: Meu filho!!! Vai fazer o que te mandei...Te escolhi para minha obra!!! mão no arado!!! Temos a opção de recusar o chamado e em quase todos os casos Ele espera um pouco, mas se você realmente se recusar Papai levanta outro para fazer o que era para você fazer. Temos opção de aceitar ou não, mas o que você dirá quando chegar na hora que Deus te perguntar assim: O que você fez com os talentos que te dei? Josué poderia ter negado a tarefa? Poderia, mas ele escolheu OBEDECER!
7"Somente sê tu forte e muito corajoso, que tu possas observar e agir de acordo com toda a lei que meu servo Moisés ordenou-te; dela não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda, para que possas prosperar por onde quer que fores.
8 Este livro da lei não se apartará de tua boca; mas nele meditarás dia e noite, a fim de que possas observar e fazer de acordo com tudo o que nele está escrito, porque então farás próspero o teu caminho, e serás bem-sucedido."

Nesse momento da conversa Deus explica como sendo forte e corajoso seria somente um dos aspectos para que a vitória chegue é preciso ter isso e mais um pouco. Ele precisava se preparar, sempre estar antenado com a Lei e nunca se desviar dela, pois afinal é o nosso posicionamento que faz com que cheguemos a nossa vitória. Josué aprendeu desde muito cedo a caminhar sempre dentro da Lei e buscando fazer o que era certo. O segredo da vitória está em ler a Palavra, meditar, ou seja, refletir e entender o que nosso amigo Espírito Santo quer nos dizer naquele momento e seguir em frente sem pecar. É fácil essa opção de vida? Não, realmente não é por que dentro do nosso corpo carnal tem uma alma que clama por pecado e nos faz ter que constantemente doma-la como a um leão feroz e o nosso espírito que precisa estar conectado ao Espírito de Deus para formar o chicote que tenta dominar o pecado em nós e razão, entendendo a Palavra racionalmente e alinhando com o Espírito Santo podemos pelo menos tentar dominar essa nossa natureza humana. É fácil? Reafirmo que não, mas é possível ...sim.
9"Não tenho eu te ordenado? Sê forte e de boa coragem; não temas, tampouco fiques desanimado, pois o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que fores."

Veja como é difícil para um octogenário entender a dimensão de sua nova atribuição. Dá a impressão que a ficha dele não caiu assim que Deus se revela a ele. Creio que fiquei assim também quando ouvi a voz de Deus quando Ele falou comigo a primeira vez na minha vida e eu estava passando roupa (foi a muito tempo isso). Eu tolinha não entendia que a voz que eu ouvia só eu ouvia e o interessante foi Ele falando três vezes a mesma coisa no mesmo tom de voz sem mudar uma vírgula ou entonação se quer. As vezes achamos que quando Deus fala conosco seria em meio a nuvens, raios, barulhos estranhos, e tudo o mais, mas não é assim não. Deus já falou comigo quando eu estava lavando louça e tomando banho. Se foi difícil entender e assimilar o que Deus queria de mim ainda não sendo uma octogenária imagina o Sr. Josué? Afirmo... não nos achamos capazes quando isso acontece. Sempre nos questionamos se é Ele mesmo, se não foi coisa de nossa cabeça, se somos realmente capazes de fazer...são tantos "se" que acabamos nos perdendo em nossa mente. A letra de um música diz "...Ninguém explica Deus...", pois Ele é dono de toda a sabedoria, ciência e poder e Ele faz como Ele acha que deve fazer, onde, quando e com quem.

 10"Então, Josué ordenou aos oficiais do povo, dizendo:
11 Passai pelo meio do acampamento, e ordenai ao povo, dizendo: Preparai as vossas provisões; pois em três dias atravessareis sobre esse Jordão, para entrardes na posse da terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para possuí-la.
12"E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13 Lembrai da palavra que vos ordenou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos dá descanso, e vos dá esta terra.
14 As vossas esposas, os vossos pequenos e o vosso gado, permanecerão na terra que Moisés vos deu desse lado do Jordão; mas vós passareis armados diante dos vossos irmãos, todos os homens fortes e valentes, ajudá-lo-eis; 15 até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, tal como ele tem dado a vós, e eles também possuam a terra que o Senhor, vosso Deus, lhes-dá; então retornareis à terra da vossa possessão, a qual vos deu Moisés, servo do Senhor, desse lado do Jordão em direção ao sol nascente, e dela usufruireis".

Nessa fase Josué entendeu e assumiu a tarefa e não pensou duas vezes em fazer o que Deus havia ordenado. Ele entendeu que tudo o que Moisés fez ele também poderia fazer e quem é que iria segurar Josué agora que estava com a faca e o queijo nas mãos? Ninguém! E com a voz de autoridade que foi chancelado primeiramente por Deus, ele falou e foi ouvido pelos outros. Sabe como isso é difícil quando Deus nos coloca em posição de liderança? Sempre tem um abençoado que diz que não estamos prontos, que não é a nossa hora, que não podemos fazer; sabe da história dos expias que foram expiar e só viram os obstáculos e não as coisas boas que havia na Terra Prometida? É ... em nosso caminho encontramos com muitos expias tomando conta da nossa vida se achando no direito de desdizer o que Deus disse. Isso muitas vezes paralisa, fere e pode até matar uma pessoa ministerialmente falando. Se não formos firmes e certos de quem somos em Deus ou se deixarmos nos levar pelas línguas afiadas de dentro das igrejas acabamos acreditando na mentira achando que é verdade. Triste, mas super real! E sabe quem são essas línguas afiadas que estão dentro das igrejas? Os que querem disseminar a contenda, a discórdia e isso abre uma tremenda brecha chamada de Rebelião. Terrível é esse espírito de porco quando está no meio da igreja parecendo trigo e sendo joio, mas Deus é o único que arranca o joio plantado pelo inimigo.

 16"E eles responderam a Josué, dizendo: Tudo o que nos ordenaste, faremos, e para onde quer que nos envies, iremos.
17 Conforme atentamos a Moisés em todas as coisas, assim também atentaremos a ti; basta que o Senhor teu Deus seja contigo, como era com Moisés. 
18 Qualquer um que se rebelar contra o teu mandamento, e não atentar às tuas palavras em tudo o que ordenares, será morto; somente sê forte e de boa coragem".

Obediência e fidelidade são as palavras chaves para o desfecho do capítulo 1 do Livro de Josué. Não tem nada melhor saber que podemos contar com pessoas que confiam em nós e principalmente que acreditam que foi Deus quem nos levantou. Quando contamos com essas pessoas podemos caminhar em meio a todo o joio da igreja. Vemos um por um saindo e tendo notícias condizentes com as suas atitudes e que nos entristece, porque não desejamos o mal a ninguém. Sabemos que o final da história seria triste, mas quando não existe conserto para essa alma atormentada desejamos que eles sejam tocados por Deus para que Ele faça a obra em suas vidas. Quando estamos caminhando com escudeiros, guerreiros, lutadores, que compartilham da mesma visão e entendimento a liderança não se torna peso, ou seja um fardo pesado de se carregar. Josué teve apoio quando mais precisou e continuou assim até mesmo nos momentos em que ele errou. Quando erramos e vemos que erramos precisamos mais do que nunca que esses nossos fiéis escudeiros que não nos julgue, mas nos apoie. O nosso erro só Deus pode avaliar e condenar e foi o que eu ouvi ontem, "o negócio é entre ele e Deus e mais ninguém". Quando respondemos assim matamos quem se rebela aos mandamentos e as palavras de ordem dentro da igreja. Na época de Josué o matar era literal, para nós hoje em dia podemos entender em matar os fofoqueiros, dissimuladores de contenda e afins.


Josué foi realmente forte e corajoso e melhor, teve o bom ânimo e fez tudo o que Deus ordenou com boa vontade. Ele viveu o bom combate intensamente e muitas situações e essas experiências fizeram dele um grande homem que Deus amou e que o povo respeitou e admirou. Tanto acorreu isso que hoje existe um Livro com o nome dele no livro mais lido no mundo!
Grande pessoas precisam ser referenciais positivos em nossa sociedade, podemos não abrir um mar ou parar o sol, mas podemos fazer a diferença na vida de alguém e ela nos ter como referencial positivo em sua vida. Eu sigo em frente tentando espalhar as sementes que Deus me dá esperando e orando sempre para que impacte positivamente o dia de alguém por ai pelo mundo.




Cristina Miranda - Espaço Elohim

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1,2
E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1,2

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1,2
E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1
E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM